Salomão foi para o céu? Salomão foi salvo?

Salomão foi para o céu?

O Selamento do Espírito




Efésios 1:13 proclama que os crentes são “selados” com o Espírito Santo. Mas o que é um selo? Normalmente, um selo vem na forma de um pedaço de cera ou chumbo ou papel, etc., com um design estampado. Tem três usos principais.

  1. Primeiro, um selo é uma marca de autenticidade e / ou autoridade. Por exemplo, o faraó deu seu anel de sinete (um selo) a José como seu número dois no reino (Gênesis 41:42). Assim, José exerceu a autoridade real do faraó como seu representante oficial.
  2.  Segundo, um selo é usado para testemunhar um documento. Jeremias comprou um campo em Anatote (para mostrar que Judá voltaria do cativeiro na Babilônia), e os títulos do título foram selados pelas testemunhas (Jer. 32: 11-14).
  3. Terceiro, um selo é usado para segurança. Pense em um documento lacrado que só pode ser aberto por uma pessoa autorizada (como o pergaminho com sete selos em Apocalipse 5, que somente o Cordeiro que foi morto poderia abrir). Ainda hoje, os selos ainda são usados ​​em nossa sociedade para fins semelhantes: como uma marca de autoridade ou autenticidade, como testemunha e por segurança.

E o selamento do Espírito em Efésios 1:13? Todas as idéias acima se aplicam. Os selados são os filhos autênticos ou genuínos de Deus, que levam o nome de Deus como profetas, sacerdotes e reis. O Espírito testemunha para nós que somos de Cristo. Somos selados como aqueles eternamente seguros pela graça onipotente de Deus.

Subjacente a tudo isso e ainda mais básico à nossa vedação pelo Espírito está a propriedade e o pertencimento . O Espírito nos selou, pois Deus nos possui e pertencemos a Ele através da redenção de Cristo por nós. Com esse selo estampado em nós, temos a marca dos cristãos autênticos; nós somos representantes de Deus; temos a testemunha do Espírito Santo em nossos corações; e estamos seguros, pois somos possuídos pelo Deus Triúno.

Você, crente, foi carimbado com o selo de Deus! O script deste selo diz, com efeito, “Você pertence a Mim!” Embora a linguagem do “selamento” possa ser nova para você, a ideia não deve ser. É o ensinamento do primeiro dia do senhor do catecismo de Heidelberg : não pertenço a mim mesmo, mas a meu fiel salvador, Jesus Cristo, que me redimiu por Seu precioso sangue. Confessamos que este é o nosso “único conforto na vida e na morte”.

Como esse selo está relacionado ao Espírito Santo? Deus nos sela com o Espírito e o próprio Espírito nos sela porque o Espírito Santo é Ele mesmo o selo de Deus em nós. O Espírito Santo, que está em cada crente pessoalmente, testemunha para nós: “Você pertence ao Deus Triúno! Ele possui seu corpo e alma. Você sempre pertencerá a Ele em Jesus Cristo”. Isso, na terminologia teológica, é garantia, garantia de nossa salvação.

Mas por que o Espírito Santo – e não o Pai ou o Filho – sela e assegura nossa salvação? Porque, dentro da Santíssima Trindade, o Espírito Santo é o vínculo, unindo o Pai e o Filho em um vínculo de amor e companheirismo, um vínculo pessoal e divino. Assim, na obra da salvação, o Espírito é o vínculo que nos une ao Deus Trino em Jesus Cristo, consagrando e dedicando-nos a Ele e nos unindo a Ele. O Espírito que nos une ao Deus vivo é o mesmo que nos testemunha dessa união. Que testemunha Ele é! Um selo vivo, pessoal e divino, testificando em nossa consciência que somos para sempre de Cristo! Isso é garantia, garantia de nossa salvação!

Esse selamento do Espírito Santo precisa ser entendido em seu contexto, a longa frase que é Efésios 1: 3-14, uma gloriosa doxologia ou bênção de Deus por todas as bênçãos espirituais (ou seja, as bênçãos do Espírito Santo) que temos em Cristo Jesus, de acordo com a eleição eterna e incondicional de Deus (3-4).

O Espírito testemunha para nós que fomos eleitos e predestinados por Deus e, portanto, pertencemos a Deus antes da fundação do mundo (4-5). O Espírito de adoção testifica a cada crente: “Você é filho (ou filha) de Deus”. Como aqueles redimidos pelo sangue de Cristo, o Espírito nos assegura que somos de propriedade de Deus e que todos os nossos pecados são apagados (7). O Espírito testifica para nós que estamos incluídos no grande plano de Deus de unir todas as coisas no céu e na terra em Jesus Cristo (10-11) e que somos dedicados ao louvor da glória de Sua graça (6, 12, 14) . É isso que o Espírito Santo, como selo de Deus em nós, testemunha e assegura a todos e todos os homens, mulheres e crianças crentes pela Palavra!

Lembre-se de que o tema de Efésios é “A Igreja como Corpo de Cristo”. Toda a congregação e cada crente devem conhecer esse selamento do Espírito para funcionar corretamente como o corpo de Cristo em todo o seu serviço de adoração, testemunho, edificação mútua, oração, comunhão, etc. Pois sem a certeza de que pertencemos a Jesus Cristo, como podemos orar ao “Pai Nosso” no céu? Como você pode louvar a Deus ou fazer boas obras em gratidão por sua salvação, se você não tem certeza de que Cristo levou todos os seus pecados na cruz? Como você pode ter comunhão com outros crentes, se não tem certeza de que está incluído na comunhão dos santos com Jesus Cristo? Veja quão necessário e importante é este ministério abençoado do Espírito, Rev. Stewart





Salomão foi salvo?

salomão-600x400 Salomão foi para o céu? Salomão foi salvo?

Pergunta: “Salomão da Escritura está entre os remidos?”

Salomão foi para o céu? Salomão foi salvo? A pergunta é bastante ansiosa e já foi feita por milhares de pessoas. O problema surge do fato de a Bíblia nos dizer que Salomão se casou com muitas esposas – 700 para ser exato, mais 300 concubinas (1 Reis 11: 3).

 Essas mulheres, muitas delas de terras estrangeiras, fizeram com que o coração de Salomão servisse a Deus na adoração de ídolos. “Quando Salomão já era velho, suas esposas desviavam o coração para outros deuses; e seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como era o coração de Davi, seu pai.

Pois Salomão foi atrás de Astarote, a deusa dos zidonianos, e depois de Milcom a abominação dos amonitas. E Salomão fez o mal aos olhos do Senhor, e não seguiu totalmente o Senhor, como Davi, seu pai. Então Salomão construiu um lugar alto para Quós, o abominação de Moabe, na colina que está diante de Jerusalém, e para Moloque, a abominação dos filhos de Amom.

 E também ele fez por todas as suas esposas estranhas, que queimaram incenso e sacrificaram aos seus deuses. E o Senhor ficou irado com Salomão, porque seu coração se desviou do Senhor Deus de Israel, que lhe aparecera duas vezes “(4-9).

II Crônicas, que descreve os feitos de Salomão e o reino glorioso, não se refere a seus pecados. Mas o ponto marcante de ambas as narrativas, e especialmente a de 1 Reis 11, é que nenhuma menção é feita ao arrependimento de Salomão, nem mesmo quando Deus disse a Salomão que, por causa de seu pecado, uma grande parte do reino seria retirada do linha de Davi (11-13).

As Escrituras são claras que nenhuma pessoa impenitente irá para o céu. O caminho para a glória de nós pecadores é o caminho do arrependimento. Isso é verdade na nova dispensação; isso era igualmente verdade no passado

. Alguém poderia pensar que, se Salomão fosse salvo após pecados tão atrozes, as Escrituras fariam referência ao seu arrependimento. Isso não parece indicar que Salomão não estava entre os remidos.

No entanto, estou convencido de que Salomão foi salvo e que veremos Salomão em glória. Os fundamentos dessa afirmação estão na descrição da Bíblia de sua vida, antes de tudo. As escrituras nos dizem que “Salomão amou o Senhor” (1 Reis 3: 3). Ninguém incrédulo ama o Senhor.

 Que o amor de Salomão era genuíno é evidente pela aparição do Senhor a Salomão em Gibeão (5-14). Na época dessa aparição, Salomão fez a escolha certa quando perguntado o que ele queria receber de Deus; ele pediu sabedoria por causa de sua consciência de que tinha que governar o povo de Deus. Deus aprovou essa escolha, e Salomão, em gratidão a Deus, “veio a Jerusalém e pôs-se diante da arca da aliança do Senhor, e ofereceu holocaustos e ofereceu ofertas pacíficas” (15).

Deus deu a Salomão sabedoria além daquilo que qualquer outra pessoa possuía (1 Reis 4: 29-34). A sabedoria é um dom que Deus concede somente ao Seu povo, pois a sabedoria é a capacidade espiritual de aplicar os princípios da Palavra de Deus ao caminhar na vida.

 A sabedoria de Salomão foi além disso e incluiu um entendimento da criação de Deus e a capacidade de fazer provérbios e compor canções (32-33). Seus provérbios são inspirados nas Escrituras e nos falam de Cristo, a verdadeira sabedoria de Deus (cf. especialmente Pro. 8). Uma de suas canções, a Canção de Salomão, também é a Palavra de Deus e fala do relacionamento entre Cristo e Sua igreja eleita.

Salomão construiu o templo porque queria uma casa para o Senhor, seu Deus (1 Reis 5: 5), e o fez sabendo que era filho de Davi, aquele a quem o Senhor havia prometido a Davi e que construiria o templo. É verdade que essas promessas se referem a Cristo, mas se referem, primeiro, a Salomão, um tipo de Cristo em sua sabedoria e no esplendor de seu reinado (1 Reis 5: 5; II Sam. 7: 12-15; Sl 89: 19-37).

 Penso que é impossível que Salomão possa ser um tipo de Cristo como filho de Davi, como alguém que construiu o templo, como personificação da sabedoria de Deus, e como o filho prometeu a Davi como parte da aliança de Deus com Davi, sem ele estar entre os remidos.

Mas, finalmente, estou convencido de que as Escrituras nos dão o arrependimento de Salomão. Pode ser encontrada no livro de Eclesiastes. É evidente que Salomão escreveu este livro no final de sua vida, depois de ter experimentado ao máximo todas as riquezas e prazeres que a vida poderia proporcionar.

 Ele tinha poder, prestígio, riqueza além da conta, um reino poderoso, mil esposas e concubinas, palácios e jardins – tudo no mundo que alguém poderia querer ou desejar. Mas por cima está escrito: vaidade das vaidades; tudo é vaidade. Ele veio para aprender a verdade e a caracterizou à luz da avaliação de Deus pelas coisas. Em todas as coisas desta terra não se pode encontrar alegria, paz, utilidade genuína, nada que valha a pena pelo tempo ou pela eternidade. E,

Salomão estava entre os remidos; não pode haver dúvida sobre isso. Mas, como um tipo de Cristo, ele provou ser apenas um tipo, uma imagem imperfeita. Afinal, ele não era sábio, mas muito tolo. Se a salvação veio através de Salomão, era inútil, pois ele também precisava de salvação. Seus pecados foram grandes, mas não além do poder redentor daquele que era “maior que Salomão” (Mateus 12:42). Salomão também procurou a vinda de Cristo e ansiava por ela.

E o consolo para nós é que também sabemos que nossos pecados são perdoados no caminho do arrependimento – não importa quantos e quão grandes. Prof. Hanko

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.