Jó: A Revelação de Deus no Sofrimento


  • Escritura: Jó 38: 1–42: 6

Jó estava deitado na miséria sem alívio por meses com feridas abertas por todo o corpo. Durante esse tempo, ele suportou a dor de sete filhos mortos e três filhas mortas. Toda a sua riqueza desapareceu em uma tarde. Ele havia se tornado repulsivo para sua esposa, repugnante para seus irmãos, e até mesmo criancinhas o desprezavam quando ele estava deitado na pilha de cinzas fora da cidade.

A fé oscilante de Jó e as queixas a Deus

No início, Jó suportou essas calamidades com incrível submissão: “O Senhor o deu e o Senhor o levou embora; bendito seja o nome do Senhor … Receberemos bem às mãos do Senhor e não receberemos mal?”

Mas como a droga da miséria ao longo dos meses, Jó hesitou em sua confiança de que Deus era com ele. Ao defender-se contra a má teologia de Elifaz, Bildade e Zofar, ele disse coisas sobre Deus que não eram verdadeiras. Ele começou a insistir em sua própria justiça às custas da justiça de Deus.

Por exemplo, em 13: 23-24 ele disse: “Faz-me saber a minha transgressão e o meu pecado. Por que escondes o teu rosto e consideras-me como teu inimigo?” Jó só podia pensar que Deus estava ignorando sua fidelidade e tratando-o como um inimigo.

Ele chegou ao ponto em que confessou (em 19: 25-27) que após a morte ele veria Deus como seu Redentor. Mas, por enquanto, Deus o estava tratando como um inimigo, não como um amigo ou uma criança – assim pensou Jó.

E então ele se queixa com Deus: “Oh, que eu sabia onde poderia encontrá-lo, para que eu pudesse ir ao seu lugar! Eu colocaria meu caso diante dele e encheria minha boca com argumentos … Por que não são tempos de julgamento?” mantido pelo Todo-Poderoso, e por que aqueles que o conhecem nunca vêem seus dias? ” (23: 3-4; 24: 1; cf. 13: 23-24).

Teologia Superficial dos Amigos de Jó

Os três amigos de Jó haviam assumido a posição de que a severidade do sofrimento de Jó devia ser o sinal de algum pecado grave em sua vida. Deus está punindo Jó. Mas Jó silencia esses três mostrando que não há correlação neste mundo entre retidão e prosperidade ou entre maldade e sofrimento. Os justos freqüentemente sofrem mais do que os iníquos e os iníquos freqüentemente prosperam mais do que os justos. Jó é vitorioso sobre a teologia superficial de seus amigos.

A repreensão e o conselho de Eliú

Nos capítulos 32–37, o jovem amigo Elihu reprova tanto Jó quanto seus três amigos. Os três amigos de Jó não conseguiram explicar o sofrimento desse bom homem com sua teologia. E Jó dissera coisas precipitadas e presunçosas sobre Deus para se justificar.

O ponto de vista de Elihu é que Jó é um homem justo, embora não seja perfeito, e que ele é amado por Deus. Deus não está tratando-o como seu inimigo, mas como seu filho e amigo.

Deus originalmente permitiu que os sofrimentos de Jó começassem a fim de mostrar a Satanás e os exércitos do céu que Jó acarinhava o valor de Deus mais do que suas posses, sua família e sua saúde. Mas depois que Jó mostrou que de fato amava a Deus mais do que qualquer outra coisa no mundo, havia outro propósito que Deus buscou ao deixar seu sofrimento se arrastar por vários meses.

Esse propósito, de acordo com Elihu, era purificar da vida de Jó um resíduo de orgulho que havia permanecido em silêncio no fundo de sua vida. Quando Jó foi abalado por sofrer por tempo suficiente, o sedimento do orgulho foi despertado em sua vida e mostrou-se quando Jó tentou justificar-se à custa de Deus.

Um propósito duplo de sofrimento na vida de Jó

O que vimos até agora, então, é que o sofrimento de Jó tem uma dupla explicação: seu propósito no início era demonstrar o valor e a glória de Deus, e seu propósito contínuo era refinar a justiça de Jó. Seu sofrimento não é castigo. Não é um sinal da ira de Deus. A dor de Jó não é a dor do chicote do carrasco, mas a dor do bisturi do cirurgião. A remoção da doença do orgulho é a coisa mais amorosa que Deus poderia fazer, não importando o custo.

Lembre-se das palavras do Senhor: É melhor sofrer a dor excruciante de um olho arrancado do que permitir que qualquer pecado permaneça em seu coração. Se isto não parece óbvio para você – a saber, que a santificação vale qualquer dor nesta terra – é provavelmente porque você não abomina o pecado e não valoriza a santidade da maneira que Deus faz e da maneira que você deveria. Vamos nos examinar cuidadosamente neste ponto.

Uma tempestade de coleta e a repreensão de Deus por trabalho

Perto do final do discurso de Eliú (32–37), uma tempestade se reuniu e o encheu de admiração. É como se ele sentisse a aproximação de Deus nesta tempestade e encerrasse suas palavras. E com certeza, de alguma forma, do redemoinho vem a voz de Deus para Jó (capítulos 38-41).

Em 38: 1-2 Deus começa: “Então o Senhor respondeu a Jó do redemoinho: ‘Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento?'” Alguém pode pensar que Deus está criticando as palavras de Eliú aqui, mas isto é não é o caso. Ele está falando com Jó e criticando Jó.

Sabemos disso porque em 42: 3 quando Deus está falando, Jó cita estas palavras de 38: 2 e as aplica a si mesmo. Ele diz: “Quem é este que esconde o conselho sem conhecimento?” Essa é uma citação de Deus em 38: 2. E então Jó responde (na segunda metade do versículo 3), “Por isso eu disse o que não entendi, coisas maravilhosas demais para mim, que eu não conhecia”.

Portanto, as palavras de Deus nos capítulos 38–41 não são uma repreensão de Eliú. Em nenhum lugar Deus repreende ou critica Eliú. Elihu estava certo. O job escuta em um acordo silencioso. E quando Eliú termina, Deus fala a Jó e não a Eliú. E agora queremos saber o que mais Deus tem a dizer a Jó. Vamos olhar e ver.

Jó 38: 3: “Cinge os teus lombos como homem, eu te questionarei, e me declararás.” Deus tem sido questionado por Jó por tempo suficiente. Agora é hora de Jó ser julgado. É hora de Deus ser o advogado questionador.

Vamos tentar resumir a interrogação sem ler a coisa toda. Não é exatamente o que você esperaria.

Perguntas sobre o mundo abaixo

Em 38: 4–7, Deus se concentra na terra: “Onde você estava quando eu coloquei o fundamento da terra? Diga-me, se você tiver entendimento”. Você não estava lá, Job, e você não sabe como eu fiz isso.

Em 38: 8-11 Deus se concentra no mar: “Quem fechou no mar com portas, quando irrompeu do ventre?” Eu, Jó, eu estabeleci seus limites, não você. Você não estava lá e não sabe como eu fiz isso.

Em 38: 12–15 o Senhor se concentra no alvorecer: “Você já ordenou a manhã desde o início de seus dias e fez com que a aurora conhecesse seu lugar?” Você nunca fez isso. Você não pode fazer isso. Você não sabe como fazer isso. Eu sempre fiz isso. Eu sempre vou.

Em 38: 16–18, Deus se concentra na profundidade e largura do mar e da terra. Jó, você nunca esteve no fundo do oceano ou ao redor do mundo. E você acha que sabe o suficiente para discutir com Deus.

Perguntas sobre o mundo acima

Então, na última metade do capítulo 38, Deus tira seu foco do mundo abaixo e o leva para o mundo acima.

Primeiro, nos versículos 19–21, ele pergunta a Jó sobre a origem da luz e da escuridão: “Onde está o caminho para a morada da luz e onde está o lugar das trevas?” Você não sabe onde é ou como chegar lá. Mas eu faço, Job. Eu fiz a luz.

Então, nos versículos 22–30, Deus lhe pergunta sobre neve, granizo, chuva e geada: Você sabe alguma coisa sobre como armazenar granizo no dia da batalha? Você saberia como cortar um canal no céu para fazer chover em uma terra onde não há homem?

Ou levante os olhos ainda mais alto, Jó (versículos 31–33) e observe as constelações: Plêiades, Órion, Mazzaroth, o Urso! “Você conhece as ordenanças dos céus? Você pode estabelecer seu domínio sobre a terra?”

Se não, volte para baixo e falaremos sobre a chuva novamente (versículos 34–38). Você pode fazer chover? Você sabe como assobiar pelo relâmpago e diz: “Aqui estamos nós!” Você consegue contar as nuvens com sua sabedoria? Ou meus passatempos terrestres esticam sua mente um pouco longe demais?

Portanto, quer nos concentremos na terra, no mar, na aurora, na neve, no granizo, nas constelações ou na chuva, o resultado é que Jó é ignorante e impotente. Ele não sabe de onde eles vieram. Ele não sabe como fazê-los funcionar. Ele está completamente cercado, acima e abaixo, por mistérios. E nós também, porque os avanços científicos dos últimos duzentos anos são como lixeiras de água salgada trazidas do oceano da sabedoria de Deus e jogadas em um buraco na praia enquanto a maré está subindo. Deus não está impressionado. E devemos ser sobrecarregados com nossa ignorância, não impressionados com a ciência.

Perguntas sobre o mundo dos animais

Então vem as perguntas sobre o mundo dos animais.

Em 38: 39–41, Deus pergunta a quem Jó acha que os leões e os pássaros recebem sua comida? “Quem provê para o corvo sua presa, quando seus jovens clamam a Deus, e vagam por falta de comida?” Eu faço, Job – em todo o mundo. Você pode fazer aquilo?

Ou considere o nascimento dos jovens (39: 1–4). “Você sabe quando as cabras da montanha dão à luz? Você observa o parto das crias?” Pense nisso, Job! Eu estou no topo de todas essas coisas. Todos os cervos selvagens do norte de Minnesota dão à luz – eu estou lá. Cada cabra montesa na Suíça e no Nepal – quando eles dão à luz, eu estou lá; Eu sei os meses deles. Eu me importo com os jovens.

Pense nisso, Job! Quando um homem vê uma obra de Deus, como o seu sofrimento, ele pode ver sua conexão com outras dez mil realidades no mundo como eu posso? Se não, como ousará julgar sua sabedoria!

Considere o asno selvagem (39: 5-8). “Quem deixou a bunda selvagem ficar livre?” Você acha que existem criaturas selvagens e imprevisíveis no mundo, Jó? Adivinha? Eu os solto. Eu lhes dou um deserto para correr e a montanha para pasto. Eles são o trabalho das minhas mãos. As coisas estão bem em ordem! E você não tem nada a ver com isso.

E por aí vai. O boi selvagem (39.9-12): você não sabe como amarrá-lo ou usá-lo. Ele é meu.

O avestruz estúpido (39.13-18): ela se afasta de seus ovos; ela trata seus jovens cruelmente. Quem a fez esquecer a sabedoria? Eu fiz, trabalho. Até mesmo as coisas tolas são por design. Avestruzes e mosquitos de Minnesota e moscas negras. Eu governo todos eles por design perfeito.

Claro que nem todos os animais são tolos e inúteis. Tome o cavalo de guerra (39: 19-25), por exemplo. “Você dá a ele sua força? Você veste o pescoço dele com força?” Você não sabe como fazer isso, Job. Eu sou o único que faz.

Finalmente, Jó (39.26-30) “É por sua sabedoria que o falcão sobe e abre suas asas para o sul? Está à sua disposição que a águia se levanta e faz seu ninho nas alturas?”

Não! Quer consideremos a presa de leões, o nascimento de cabras montesas, a liberdade do asno selvagem, a insubordinação do boi selvagem, a estupidez do avestruz, o poder do cavalo de guerra ou o vôo do gavião e da águia, o resultado é o mesmo: Jó é ignorante e impotente. Ele não os fez. Ele não sabe como controlá-los. Ele não consegue ver o que eles estão fazendo. E ainda este trabalho ignorante presumiu questionar os caminhos de Deus!

Deus faz uma pausa para a resposta de trabalho

Então, no início do capítulo 40, Deus faz uma pausa em seu interrogatório para dar a Jó uma chance de responder.

E o Senhor disse a Jó: “O culpado contenderá com o Todo-Poderoso? Aquele que argumentar com Deus, responda”. Então Jó respondeu ao Senhor: “Eis que eu sou de pouca importância; a que te respondo? Ponho a mão sobre a boca. Falei uma vez e não responderei; duas vezes, porém, não prosseguirei mais.”

Jó está entendendo: uma criatura finita que não tem sabedoria para governar este mundo e é totalmente ignorante de 99,999% de seus processos não tem nenhum negócio instruindo seu Criador e Governador sobre como governar o mundo, mesmo condenando a Deus pela maneira como ele o administra. .

Deus continua seu caso contra o trabalho

Deus pressiona seu caso contra Jó em 40: 6–9 quando ele fala novamente do redemoinho.

Cinge seus lombos como um homem; Vou te questionar e você me declara. Você vai mesmo me colocar no errado? Você vai me condenar que você pode ser justificado? Você tem um braço como Deus, e você pode trovejar com uma voz como a dele?

Os caminhos de Deus são justos simplesmente porque Ele é o Deus Todo-Poderoso?

Este é um argumento perturbador. Deus quer dizer que devemos nos submeter à justiça de seus caminhos simplesmente porque ele tem um braço poderoso? Devemos reconhecer seu direito simplesmente porque ele pode? É algo certo e bom só porque Deus faz isso?

Eu acho que a resposta para essa pergunta é sim e não. Por um lado, não há realidade maior que Deus com a qual possamos julgar as ações de Deus. Ele não seria Deus se submetesse a algo fora de si mesmo.

Mas, por outro lado, quando dizemos a frase “Deus é bom” ou “Deus sempre faz o que é certo”, Deus quer que falemos mais do que simplesmente “Deus é Deus”. Ele quer que vejamos que seu poder não acerta no sentido de que poderia ser caprichoso, arbitrário e irracional e, no entanto, correto. Em vez disso, ele quer que percebamos que seu poder é proposital.

Poder Santo e Propósito de Deus

Assim, em 40: 10–14 ele desafia Jó a se juntar a ele nesse poder sagrado e proposital.

Conviva-se com majestade e dignidade; vestir-se com glória e esplendor. Derrama os transbordamentos da tua ira e olha para todo o que é orgulhoso, e apodera-o. Olhe para todos que são orgulhosos e traga-os para baixo; e trilhe os ímpios onde estão. Esconda-os todos juntos no pó; ligam seus rostos no mundo abaixo. Então eu também reconhecerei a você, que sua própria mão direita pode lhe dar a vitória.

Isso é muito diferente de dizer: “Reconheça que meu poder está certo, não importa o que eu faça”. Em vez disso, Deus diz: “Eu uso meu poder para me vestir com esplendor e para abater os orgulhosos e (por implicação) exaltar os humildes”. Em outras palavras, a retidão do poder de Deus não é meramente que é de Deus, mas também que seus propósitos são consistentes com sua excelência.

A bondade de Deus é exatamente isso: que ele apóia sua glória humilhando os orgulhosos e dando o prazer humilde em sua excelência.

Trabalho trazido para submissão e adoração

Então, ao trazer Jó à submissão, Deus não disse simplesmente: “Pode dar certo. Então pare de condenar meus modos”. Ele disse, em primeiro lugar, há dez milhões de coisas sobre a condução do mundo que você não conhece a primeira coisa, mas eu sei perfeitamente. Por isso, é presunçoso supor que você pode me aconselhar sobre como administrar um mundo mais justo. Você não pode começar a saber tudo o que deve ser levado em conta ao tomar decisões sobre como governar o mundo para a minha glória e para a alegria do meu povo!

E em segundo lugar, Deus mostrou que seu poder não é arbitrário, mas proposital. E o propósito é defender sua glória abatendo os orgulhosos e abençoando os humildes. Portanto, Jó não deveria pretender acusar Deus de ser arbitrário, caprichoso ou irracional. Ele deve se submeter à sabedoria e bondade dos procedimentos de Deus e se apegar à promessa de que “Deus não retém o bem daqueles que andam na retidão” ( Salmos 84:11 ).

Três Atos da Submissão de Jó

O que de fato ele fez em Jó 42: 1-6 . Observe os três atos de submissão:

  1. Versículo 1-2: “Então Jó respondeu ao Senhor: ‘Eu sei que tu podes fazer todas as coisas, e que nenhum dos teus propósitos pode ser frustrado'”. Ele se submete à absoluta soberania de Deus: que pode fazer o que lhe agrada, e é não constrangido por nada fora de si mesmo.
  2. Verso 3: Ele cita Deus e então dá sua resposta. “‘Quem é este que esconde o conselho sem conhecimento?’ Por isso, pronunciei o que não entendi, coisas maravilhosas demais para mim, que eu não conhecia. ” Ele se submete à sabedoria e conhecimento infinitamente maior de Deus: ele falou sobre coisas das quais é muito ignorante.
  3. Versículos 4–6: Ele novamente cita Deus e depois dá sua própria resposta. “‘Ouça, e eu falarei; eu te questionarei, e você me declarará’. Eu tinha ouvido falar de ti pelo ouvido, mas agora os meus olhos te vêem, por isso eu me desprezo e me arrependo no pó e na cinza.

Quatro lições

As lições para nós são claras e simples e profundas:

  1. Acredite de todo o coração na absoluta soberania de Deus. Ore para que Deus lhe dê essa convicção.
  2. Acredite de todo o coração que tudo o que ele faz é certo e bom. Ore para que Deus lhe dê essa certeza.
  3. Arrependa-se de todas as vezes em que você questionou a Deus ou encontrou falhas na maneira como ele tratou você. Ore para que Deus te humilhe para ver esses murmúrios como pecaminosos.
  4. Fique satisfeito com a santa vontade de Deus e não murmure.

Seja como o grande George Mueller de Bristol England. No dia do Senhor, em 6 de fevereiro de 1870, sua esposa Mary morreu de febre reumática. Eles foram casados ​​39 anos e 4 meses. O Senhor lhe deu força para pregar em seu serviço memorial. Ele disse,

Sinto falta dela de inúmeras maneiras, e sentirei sua falta ainda mais e mais. Mas como filho de Deus, e como servo do Senhor Jesus, eu me curvo, estou satisfeito com a vontade do meu Pai Celestial, eu procuro por perfeita submissão à Sua santa vontade de glorificá-lo, beijo continuamente a mão que tem assim me afligia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.