Predestinação – Por que Deus escolhe alguns e não outros?

Predestinacao

Predestinação – Por que Deus escolhe alguns e não outros?

 

Entrevista com

Fundador e professor, desiringGod.org

Transcrição de áudio

Atualmente, temos 150 e-mails agora sobre Romanos 9 , de longe o capítulo mais solicitado da Bíblia na caixa de entrada. Aqui está um deles, um email recente de um ouvinte chamado Aaron. “Olá, pastor John! Eu estava lendo Romanos 9 hoje e me deparei com o que é conhecido como uma passagem e doutrina muito difícil de engolir. Embora eu acredite que Deus é soberano, eu não posso deixar de levar em conta a declaração de Paul e se no início do versículo 22. A linguagem aqui está sendo usada como nós a usaríamos hoje?Quase implicando que Deus pode – mas não significa necessariamente que ele faz isso? Essa é uma interpretação viável? Como você explica essa conjunção e suas implicações? ”

Um pouco de autobiografia



Bem, talvez apenas para encorajar aqueles que lutam com a mensagem de Romanos 9 , deixe-me dar uma pequena autobiografia. Quando eu estava ensinando Bíblia e grego no Bethel College de 1974 a 1980, praticamente todas as classes levantavam os problemas da soberania de Deus em relação à vontade do homem.

“Se Deus é tão soberano quanto você diz, Piper, como o homem pode ser responsável por seu pecado?” E, eventualmente, nessas discussões, eu iria para Romanos 9 como parte da minha resposta. Então haveria grandes disputas sobre como lidar com Romanos 9 , especialmente os versículos 1–23. Então, na primavera de 1979, pedi um período sabático. Eu estava lá há seis anos, então já era hora. De maio de 1979 a janeiro de 1980, quando estudei, tudo que fiz foi pensar e orar sobre Romanos, dia 9 e noite, todos os dias. Eu tive que resolver isso por mim mesmo.

O ponto do que estou dizendo é que foi uma grande luta para mim. Eu sinto que Romanos 9 é um divisor de águas de como você vê a Deus. Eu tive que me conformar se este capítulo significava o que parecia significar, o que eu estava dizendo que significava. Ou teve alguma outra explicação? Dos nove meses mais ou menos veio o livro A justificação de Deus: um estudo exegético e teológico de Romanos 9: 1–23 .

Eu compartilhei a luta com aqueles que leram este capítulo e coçam suas cabeças e tentam reorientar suas mentes. Eu compartilhei isso. Eu não acho que Romans 9 está em disputa. Eu acho que Romanos 9 realmente aborda o destino eterno das pessoas, não apenas papéis históricos. Trata-se de indivíduos, não apenas de pessoas corporativas. Essas são geralmente as duas razões pelas quais as pessoas dão para dizer: “Não, você não deveria usar Romanos 9 para falar sobre eleição individual ou predestinação”.

Isso não é difícil de ver. Deixe-me mostrar aos nossos ouvintes de Romanos 9: 2–3 como me aproximei do capítulo, e acho que eles verão isso.

Israelites que perecem

Paulo diz: “Tenho grande tristeza e angústia incessante em meu coração. Pois eu poderia desejar que eu mesmo fosse amaldiçoado e separado de Cristo por causa de meus irmãos, meus parentes segundo a carne ”( Romanos 9: 2–3 ). Então, o que ele está dizendo? Ele está dizendo que judeus individuais, parentes de Paulo, estão perdidos e perecendo, e isso cria para Paulo não apenas uma agonia pessoal de cortar o coração, que ele descreve, mas um problema teológico em massa: as promessas de Deus falharam?

Quero dizer, se os judeus – e ele não está falando um ou dois, mas a maioria deles – tem um véu sobre o rosto, então eles não estão vendo Jesus como seu Messias. Portanto, a questão abordada neste capítulo é: A promessa de Deus a Israel caiu? A questão presente é precisamente que alguns judeus – não o povo como um todo – caíram. Eles estão perecendo.

A resposta de Paulo vem em Romanos 9: 6 : “Não é como se a palavra de Deus tivesse falhado”. Então ele dá sua resposta básica: “Porque nem todos os descendentes de Israel pertencem a Israel”. Essa é a sua resposta básica. Em outras palavras, Paulo responde ao problema precisamente apontando que os israelitas perdidos não são realmente parte do Israel que herda as promessas.

É a perda de indivíduos que cria o problema – não é imposto neste capítulo. É o problema dentro de Israel. Há israelitas que estão perecendo, e Paulo resolve o problema teologicamente dizendo: “A palavra de Deus para Israel não caiu porque nem todo Israel é Israel”.

O restante de Romanos 9: 1–23 é a demonstração ou justificação de Paulo da justiça de Deus no exercício de sua soberania em ter misericórdia de quem ele deseja.

Livre para mostrar a misericórdia

Então Romanos 9:14 pergunta: “O que diremos então? Existe injustiça da parte de Deus? ”Foi aí que comecei a escrever meu livro:“ Existe alguma injustiça da parte de Deus? ”E sua resposta é“ de modo algum ”.

O restante, versículos 15–23, oferece suporte para o motivo de não haver injustiça da parte de Deus. Ele dá seu argumento em Romanos 9:15 , onde ele diz: “Pois ele diz a Moisés: ‘Eu terei misericórdia de quem eu tenho misericórdia, e terei compaixão de quem eu tenho compaixão’. Então, depende não da vontade ou do esforço humano, mas de Deus, que tem misericórdia ”.

Então, Deus é livre para ter misericórdia de quem ele terá misericórdia. Ele é livre para mostrar misericórdia e graça para quem ele quiser. Ninguém merece isso, e Deus não é injusto em dar isso livremente a quem ele quiser, e não a outro.



E se . . .

Agora, por que Deus exerce sua liberdade na escolha de um e não de outro? E isso nos leva à pergunta que Aaron perguntou sobre os versículos 22 e 23. Porque essa é a resposta mais definitiva de Paulo na Bíblia, eu acho.

Todo mundo deveria colocar seus ouvidos quando eu digo isso. “Whoa, isso é uma grande reivindicação. Verifique isso. ”Então eu vou dizer de novo: os versos 22 e 23 são os de Paulo – e eu diria a resposta mais definitiva da Bíblia para por que Deus faz o que ele faz ao escolher um e não outro. Esta é a mesma frase que Aaron perguntou sobre.

Começa dizendo: “E se. . .”Agora no grego é apenas se , mas o que se é bom porque nós deve responder à que se pergunta, dizendo:‘Bem, nenhuma objeção legítima pode ser levantada.’Eu vou voltar a isso. Aqui está o que a frase diz:

E se Deus, desejando mostrar sua ira e dar a conhecer seu poder, tenha suportado com muita paciência vasos de ira preparados para a destruição, a fim de dar a conhecer as riquezas de sua glória para vasos de misericórdia, que ele preparou de antemão para a glória? ? ( Romanos 9: 22-23 )

Aaron está perguntando: “Faça as palavras e se no início do versículo 22 significar que Deus poderia agir dessa maneira, mas não age dessa maneira?” Isso é o que ele está apenas perguntando. Em outras palavras, faz o que sequer dizer “Ah sim, ele poderia agir dessa maneira, e isso se encaixaria com a compreensão reformada de Piper deste texto, mas ele realmente não age assim.” Aaron está perguntando: “Isso é viável? interpretação?”

A resposta é não, isso não é uma interpretação viável. Não é possível levar as palavras dessa maneira. E há várias razões, mas deixe-me concentrar-me apenas em uma.

Real, não hipotético

A razão é que o ifque introduz os versos 22 e 23 realmente já aconteceu em Romanos 9 . Não é uma questão de saber se vai acontecer – aconteceu mesmo. E Paulo está reafirmando o que ele já disse. Ele está elaborando o aplicativo – a saber, no que diz respeito ao faraó.

 

Quando Paulo diz: “E se Deus, desejando mostrar sua ira e fazer conhecido seu poder, tenha suportado com muita paciência vasos de ira preparados para a destruição,” bem, ele está reafirmando a mesma coisa que ele disse que fez em relação ao faraó nos versículos 17 e 18. Aqui está o que diz: “Porque a Escritura diz a Faraó: Com este propósito te levantei, para que eu possa mostrar o meu poder em ti e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra. ‘ Então, ele tem misericórdia de quem quer que queira e endurece quem quiser ”( Romanos 9: 17–18 ).

Quando Paulo se refere cinco versos depois, no versículo 22, a Deus “desejando mostrar sua ira e dar a conhecer seu poder, [suportando] com muita paciência vasos de ira preparados para a destruição”, isto é exatamente o que ele acaba de fazer com o Faraó no verso 17. E se não for hipotético – é real. Ele fez isso. O que se perguntando, ” E se ele fez isso – pode qualquer reação legítima ser levantada?” E ele responde não.

Vasos da Misericórdia

O ponto geral de Paulo nesta seção é que Deus está apenas em ter misericórdia de quem ele quiser ( Romanos 9:14 ). Ele não faz ninguém – nenhum ser humano em qualquer lugar – algum errado. Ele sempre defende o valor infinito do que é infinitamente valioso – isto é, a sua justiça. Ele defende sua glória.

Em sua absoluta e gloriosa liberdade – “Eu terei piedade de quem eu tenho misericórdia; Eu serei gracioso a quem eu serei gracioso ”- ele faz conhecido as riquezas de sua glória para os vasos de misericórdia. Isso é o verso 23, e esse é o objetivo final do universo. Esses vasos de misericórdia são preparados antecipadamente por Deus para a glória.

Mas neste exato momento, os vasos de misericórdia (eu estou falando agora para nossos ouvintes) são todos e qualquer um que invoque o nome do Senhor.

Para Artigos sobe musicas Evangélicas Clique Aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.