Por que o diabo ainda está vivo?

PERGUNTA: Por que o diabo ainda está vivo se Deus odeia o pecado? Nosso Criador nos colocou no meio de seu conflito com o mau?



RESPOSTA: Até certo ponto, por que Deus permite que o diabo opere é parte da questão geral do problema do mau. Isto é, por que um Deus todo-bom, todo-poderoso e onisciente permite que o mau exista? Uma descrição do diabo e sua revolta contra Deus aparece em Isaías 14 e Ezequiel 28. Embora possa ser disputado sobre onde a descrição dos reis de Babilônia e Tiro começam e terminam, esses versículos podem ser aplicados de maneira mais sensata a ele.

Você (o diabo) era o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em beleza. Você estava no Éden, o jardim de Deus. . . Você foi o querubim ungido que cobre; Eu te estabeleci; Você estava na montanha sagrada. . . (Ezequiel 28:12 – 14).

Ezequiel 28:15 afirma que o diabo ( originalmente chamado Lúcifer ) foi criado perfeito desde o primeiro dia. Ele, no entanto, se permitiu pensar egoisticamente ao ponto de rebelião! Ele, ao mesmo tempo, era um dos dois únicos querubins que cobriam o trono do universo (Ezequiel 28:14). A questão se torna por que o nosso Criador aguenta o diabo e suas contínuas más influências e lamentações (Efésios 2: 2, 2Coríntios 4: 4, Apocalipse 12:10)?



devil-vanquished Por que o diabo ainda está vivo?
O diabo sendo vencido

Livre Arbítrio

 

Ao permitir que o mau exista, nosso Pai não está apenas tentando provar algo para a humanidade, mas também para todos os seres. Já que as pessoas (ou até mesmo os anjos) não necessariamente aceitarão a palavra de Deus de que os outros modos de vida são muito inferiores aos seus, Ele permitiu que os humanos vivessem e experimentassem todas essas outras opções. No final, os humanos saberão por experiência que somente o modo de pensar de Deus produz o tipo de existência que vale a pena possuir por toda a eternidade.



Por exemplo, uma grande decepção do diabo é que não é grande coisa se as pessoas fazem sexo antes ou fora do casamento . O Eterno permite que os humanos se envolvam nesse comportamento e sofram as conseqüências, como gravidez indesejada, doenças, abortos e assim por diante. Se se negasse às pessoas a liberdade de escolher tais maneiras, que são autodestrutivas, então elas poderiam reclamar que lhes foi negada a capacidade de provar se seus caminhos são realmente o único caminho para uma existência perfeita .

Deus permite que o diabo viva, por enquanto, a fim de nos ajudar a desenvolver o caráter justo e justo e fazê-lo mais rapidamente. Uma analogia adequada seria alguém que levanta pesos e exercícios. Força física e resistência podem ser alcançadas muito mais rapidamente, resistindo à força da gravidade com mais força através de tais atividades. No reino espiritual, os cristãos são capazes de desenvolver o caráter justo e santo que durará para sempre, constantemente escolhendo resistir à atração de sua natureza humana e às tentações do diabo.

Deve-se notar que não somente o diabo foi permanentemente removido da existência quando pecou, ​​mas também Adão e Eva. Deus, no entanto, decidiu de antemão que quando (e não) os humanos escolherem pecar, Ele os redimiria. Ele fez isso permitindo que Jesus desistisse de sua divindade e sofresse como seres humanos pelas conseqüências do pecado. Cristo escolheu ser tentado pelo diabo e teve uma morte terrivelmente dolorosa para aqueles que ainda hoje não compreendem ou aceitam o plano de salvação de Deus.



Deus está no processo de fazer seres como Ele que têm livre-arbítrio perfeito, como Ele, e que o usam para sempre escolher ser santo e justo em tudo o que pensam e fazem (Mateus 5:48). Ele, em sua sabedoria e amor, escolheu usar o diabo para realizar esse objetivo no menor tempo possível. Quando seu plano e propósito forem finalmente concluídos, ele (provavelmente) terminará eternamente a vida do adversário no lago de fogo.

Deixe uma resposta