Por que Jesus teve que morer?

Por que Jesus teve que morrer?

Por que era necessário que Jesus morresse pelos pecados de todos os humanos? Se Deus é todo poderoso, por que ele não decidiu simplesmente nos perdoar quando nos arrependemos?

Antes de responder por que Jesus teve que morrer por nossos pecados, primeiro responderemos brevemente por que os seres humanos estão sob a pena da morte e precisam de um Salvador.

Deus Pai é o Criador de todas as coisas através de Jesus (Romanos 11:36, Hebreus 2:10). Ele, portanto, possui tudo, incluindo todos os humanos que existiram ou existirão, e tem o direito divino de estabelecer os padrões a respeito de como sua criação deve viver.

O pecado é a violação de suas leis justas (seus padrões), seja na letra ou em sua intenção, que são uma expressão de seu amor perfeito (Tiago 2:10 – 11, 1João 3: 4, etc.). Visto que as leis morais de Deus são intrínsecas ao Seu caráter eterno e natureza divina, qualquer violação do seu modo de vida perfeito requer uma resposta.

Todos os humanos pecam (Romanos 3:23) e trazem sobre si o Seu justo julgamento que exige a pena de morte (Romanos 6:23). Sem o plano de salvação de Deus , que implica o sacrifício de Jesus, todos os seres humanos viveriam uma breve existência física na Terra, morreriam e permaneceriam mortos por toda a eternidade.

Na primeira profecia da Bíblia, Deus alude ao fato de que Jesus, que se despojaria de sua divindade e nasceria de uma mulher, viria para salvar a humanidade (Gênesis 3:15). O apóstolo Paulo nos diz claramente que, embora tenham sido ordenados (ver Levítico, capítulos 4 e 16, Deuteronômio 12, etc.), os sacrifícios de animais sob a Antiga Aliança nunca foram feitos para tirar pecados.

 

Porque a lei, tendo apenas uma sombra das coisas boas que vêm, e não a imagem daquelas coisas, com os mesmos sacrifícios que oferecem continuamente ano após ano, nunca é capaz de aperfeiçoar os que vêm adorar. . .

Pelo contrário, ao oferecer estes sacrifícios (animais) ano após ano, há uma lembrança dos pecados porque é IMPOSSÍVEL que o sangue de touros e bodes tire pecados (Hebreus 10: 1, 3 – 4, HBFV por toda parte).

Por que não apenas nos perdoar?

Se Deus arbitrariamente cancelou a penalidade de quebrar sua lei, então como homens e mulheres podem saber que Ele é justo em suas ações? Como saberíamos se Ele puniria os pecados quando eles deveriam ser punidos?

Deus certamente poderia ter decidido nos perdoar quando nos arrependemos sem exigir que o sacrifício de Jesus seja aplicado quando fizermos nosso pedido. Isso não impressionaria os humanos, no entanto, o mais profundamente possível, seu amor e total comprometimento com sua criação.

Por que tinha que ser Deus

O Deus Criador do Antigo Testamento não era outro senão o Jesus Cristo pré-encarnado (para mais informações veja nosso artigo ” Quem é o Deus do Antigo Testamento? “)! Ele é aquele que, através de Moisés, deu todos os mandamentos e leis ao antigo Israel. Ele é o originador da lei para a humanidade.

Visto que Jesus foi o originador da Lei, Ele é o único que poderia tomar, em Sua própria Pessoa, a penalidade resultante de quebrá-la e permanecer no lugar da humanidade para ela. Como Deus (João 1: 1 – 3, Colossenses 1:16, etc.) e um membro da Divindade, a vida de Jesus vale mais do que todas as vidas humanas combinadas.

Se a pessoa que criou o homem morresse, o pagamento total e total do pecado humano poderia ser feito, e a reconciliação seria possível para todos. Seu sacrifício, portanto, paga completamente a penalidade por todo pecado passado, presente ou futuro (Hebreus 2: 9, 10:10, 12, 14). Ele teve que morrer para que pudéssemos viver.

Em conclusão

A tensão entre o justo julgamento de Deus e Seu perfeito amor pode ser melhor descrita pela seguinte citação.

“A santidade, a justiça e a justiça de Deus são partes imutáveis ​​de Seu caráter, então Ele exerce julgamento sobre o pecado como Alguém que é soberano em Seu reino moral.

“Mesmo assim, ele mesmo cumpriu essa penalidade justa na pessoa de Seu Filho (Jesus), de modo que, sem violar Sua natureza santa, Ele garante perdão e justificação a todos os que crêem” (“A Bíblia tem a Resposta” por Morris e Clark 1976, página 153).

Jesus teve que morrer porque ele era o único Ser em todo o universo que, através de seu sacrifício sem pecado, poderia pagar a penalidade máxima pelo pecado para que o homem pudesse ser salvo.

One thought on “Por que Jesus teve que morer?

  1. Pingback: 📙 Pregação Evangelica → Estudo bíblico → Esboço Pregação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.