Por que Deus pediu a Abraão que matasse Isaque?

abraao-sacrificio-isaque-fe

Por que Deus pediu a Abraão que matasse Isaque?

PERGUNTA: Por que o sacrifício de Isaque foi comandado por Deus? Qual foi o seu propósito?

RESPOSTA: Resumidamente, antes de respondermos a sua pergunta sobre o sacrifício de Isaque, precisamos observar um aspecto importante do caráter perfeito de Deus . Muitas vezes, Seus motivos e razões para realizar um ato particular (ou não) não se correlacionam com os seres humanos.



Visto que Deus é todo-poderoso e o originador de todo conhecimento (Isaías 55: 8), Seus pensamentos são muito maiores que os nossos. Com relação ao sacrifício de Isaque, precisamos ter cuidado para não julgar a Deus com base em nossos próprios padrões de certo e errado.

Por exemplo, a partir de uma perspectiva estritamente humana (não-cristã), o sacrifício de Isaac nas mãos de seu pai provavelmente atinge a maioria das pessoas como sendo desnecessária na melhor das hipóteses e, na pior das hipóteses, assassinato. A razão dada a Abraão por que ele deveria executar a pena de morte em seu filho não era como punição por algum pecado grave que ele cometeu. Em vez disso, ele foi simplesmente ordenado a tomar sua vida como uma oferenda ao Eterno (Gênesis 22: 2).

 

A morte é o grande inimigo do homem (1 Coríntios 15:54 – 56) porque, do ponto de vista humano, tem uma finalidade que não podemos superar. Nós tendemos a achar particularmente abominável quando, como parecia no caso com Isaac, a vida de uma pessoa é interrompida pelas ações dos outros. Esta é uma das muitas razões pelas quais a maioria das sociedades pune severamente aqueles que matam e só permitem a matança em circunstâncias especiais (por exemplo, guerra, punição por certos crimes hediondos, etc.).

 

sacrifice-of-isaac Por que Deus pediu a Abraão que matasse Isaque?
O sacrifício de Isaac
Domenichino, 1627 – 28

 

Gênesis 22 delineia a tentativa da fé de Abraão quando ele é pessoalmente ordenado a sacrificar “seu único filho” Isaque por Deus (Gênesis 22: 1-2). Ele é dito para realizar a oferta no Monte Moriah . Como uma nota interessante, de acordo com a tradição dos rabinos, esse sacrifício causou a morte de Sarah. Eles acreditam que ela morreu, depois que Abraão partiu para Moriá, quando descobriu as verdadeiras intenções do marido. A Bíblia, no entanto, não apóia essa suposição.

Chegando ao Monte Moriá, onde o sacrifício deve acontecer, Abraão faz todos os preparativos necessários para oferecer seu filho ao Eterno. Ele faz um altar, liga Isaque e coloca-o numa pilha de madeira. Quando ele levanta a faca para tirar a vida do filho, um anjo aparece .

O mensageiro de Deus não apenas interrompe a morte, mas também nos revela porque o sacrifício foi requerido. Falando em nome do Senhor, ele declara: “Não coloque a mão sobre o rapaz (…) pois agora sei que teme a Deus, pois você não escondeu de mim seu filho, seu único filho” (Gênesis 22:12). .

Embora Deus saiba “o fim desde o princípio” (Isaías 46:10), isso não significa que ele sabia 100% o que Abraão faria em relação a Isaque. Ele sempre nos permite fazer nossas próprias escolhas, que podemos mudar a qualquer momento.



Embora Deus soubesse o que Abraham era mais provável, ele ainda precisava testá-lo para descobrir se ele iria segui-lo e obedecê-lo, apesar de seu amor por seu único filho. Tudo isso prefigura o ato altruísta que o Pai faria, cerca de dois mil anos depois, quando voluntariamente escolheu oferecer seu único Filho, Jesus Cristo , como um sacrifício sem pecado por causa de seu incrível amor por nós.

Abraão teve a fé de sacrificar Isaque, se necessário, porque ele entendeu que Deus tinha o poder de ressuscitá-lo dentre os mortos (Hebreus 11:19). Todas as grandes bênçãos que se abateriam sobre seus descendentes e sobre o mundo inteiro foram possibilitadas por essa notável demonstração de fé (Gênesis 22:17 – 18).

 

Referências 
1906 Enciclopédia Judaica
Bíblia Sagrada, uma Versão Fiel

 

Para Artigo sobre Musicas Gospel 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.