O Reino de Jesus: atual ou futuro?


O Reino de Jesus: atual ou futuro?


crown O Reino de Jesus: atual ou futuro?Jesus estabeleceu o seu reino após a sua ressurreição ou iniciará um reinado terrestre durante o milênio quando voltará?

O reino de Jesus Cristo existe hoje? O que o pré-milenismo ensina sobre o reino? Jesus veio à terra para estabelecer Seu reino, mas falhou porque os judeus O rejeitaram? O Messias estabelecerá e governará 1000 anos no trono de Davi sobre um reino civil terrestre, quando Ele vier de novo? Ele reinará por mil anos na terra (o milênio) quando retornar? 

Isso faz parte de uma série de artigos sobre o ensino pré-milenista

Introdução:

Muitas pessoas negam que o reino de Jesus agora existe.

“O filho de Davi, o Senhor Jesus Cristo, deve retornar à terra, corporal e literalmente, para reinar sobre o reino da aliança de Davi. A alegação de que Cristo está sentado no trono do Pai reinando sobre um reino espiritual, a igreja simplesmente não Cumprir as promessas da aliança … Um reino terreno literal deve ser constituído sobre o qual reina o Messias retornado “- Pentecostes, Things to Come , pp. 114.115 (via Miller, p. 98).
“… o reino anunciado por João (e depois pelo próprio Senhor Jesus, Mateus 4:17; Marcos 1: 14,15) não poderia ter sido outro senão aquele da profecia do Antigo Testamento … aquele reino, embora anunciado como “na mão”, nunca apareceu ainda … “- RH Boll, Reino de Deus , p. 34 (via Wallace, Palavra Profética de Deus , pp. 176f).

As pessoas que possuem a visão pré-milenista negam que o reino de Cristo agora existe. Eles dizem que será estabelecido em sua segunda vinda. Muitos dizem que Ele pretendia estabelecer Seu reino quando veio à Terra, mas não conseguiu, porque os judeus O rejeitaram, então Ele o adiou até a Sua segunda vinda.

As conseqüências dessa doutrina é que Jesus não é agora rei. Quando pressionado pelas passagens de que Jesus é Rei e Seu reino existe, eles afirmam que este é um reino em um sentido diferente do que o significado das profecias do Antigo Testamento e diferente do que significava originalmente por Jesus e João (veja a citação acima).

O objetivo deste estudo é examinar passagens sobre o reino de Jesus para ver se existe ou não hoje.

Muitas passagens do Novo Testamento afirmam que Jesus é Rei agora, exatamente como profetizado no Antigo Testamento (veja os links no final para um artigo sobre Jesus como Rei). Se assim for, então o Seu reino deve agora existir como previsto no Antigo Testamento.

Neste estudo, examinaremos passagens especificamente sobre o reino de Jesus para mostrar que ele existe. Isto terá o efeito adicional de provar que Ele é agora Rei.

Nota: Este estudo é parte de uma série de estudos relacionados à visão pré-milenar do reino. Freqüentemente, este estudo se referirá a outros estudos da série. Para entender todo o quadro, e especialmente para ver os outros artigos aos quais nos referimos de tempos em tempos, por favor, veja os links ao final deste estudo.


I. A Importância do Reino


Importa se acreditamos ou não que o reino existe? Quão importante deve ser o reino na pregação do evangelho?

A. Durante a vida de Jesus.

Mateus 3: 2 – João Batista pregou o reino.

Mateus 4:23 – Jesus pregou o evangelho do reino [cf. 9:35; Lucas 4:43; 8: 1; 9:11; Marcos 1: 14,15]

Mateus 13:19 – A mensagem pregada era a palavra do reino.

Lucas 9: 2,60 – Os discípulos foram instruídos a pregar o reino [10: 9,11; Mateus 10: 7].

Além disso, muitas das parábolas de Jesus ensinaram sobre o reino.

[Mateus 6: 10,33; Lucas 16:16; João 3: 3,5; observe que o reino de Deus e o reino de Cristo são os mesmos – Ef. 5: 5]

B. Durante a Igreja Primitiva

Atos 8:12 – Filipe pregou o evangelho do reino.

Atos 20:25; 28: 23,31 – Paulo pregou e testificou sobre o reino [19: 8]

Esses homens estavam pregando sobre um reino diferente daquele que Jesus e os discípulos pregaram antes de Pentecostes, ou estavam pregando sobre o mesmo reino?

Pregar o reino é uma parte fundamental da pregação do evangelho, mesmo para aqueles que ainda não são discípulos [cf. Atos 2: 30-36]. Qualquer um que pregue um evangelho diferente é amaldiçoado (Gálatas 1: 8,9). Se os apóstolos pregaram que o reino é na existência, mas os homens hoje pregam que é não existe, o que é sua condição?


II. Previsões sobre o reino


A. Previsões do Antigo Testamento

Daniel 2: 31-45

Nabucodonosor, rei da Babilônia, teve um sonho, mas esqueceu do que se tratava. Ele exigia que homens sábios lhe contassem o sonho, então ele saberia que eles poderiam interpretá-lo. Só Daniel poderia fazer isso.

O sonho e seu significado

O rei viu uma imagem que representava quatro reinos:

* A cabeça de ouro = reino de Nabucodonosor, Babilônia (v37).

* O peito e os braços de prata = outro reino inferior depois da Babilônia (v39). Esta é a Pérsia.

* A barriga e as coxas de bronze = outro terceiro reino governando toda a terra (v39). Esta é a Grécia.

* As pernas e pés de ferro misturados com barro = um quarto reino, forte como ferro, mas dividido (vv 40,41). Isto é Roma.

Uma pedra cortada sem as mãos feriu a imagem nos pés e destruiu-a. A pedra tornou-se uma montanha e encheu toda a terra. Isso significava que, nos dias daqueles reis (Roma), Deus estabeleceria um reino que consumiria os outros, mas nunca seria destruído (v44).

Conclusões

O reino de Cristo deve ser estabelecido durante o Império Romano. Os pré-milenistas concordam que este é o significado do sonho. Desde que o Império Romano veio e se foi, concluímos que o reino de Jesus já foi estabelecido.

Mas desde que nenhum reino terrestre começou, pré-milenistas dizem que o Império Romano deve ser restaurado antes da segunda vinda de Jesus. Eles argumentam que os pés de ferro misturados com argila tinham dez dedos que representam dez reinos que se unirão para formar um Império Romano revivido. Alguns vêem a recente união dos estados europeus como a formação deste novo império.

No entanto, Wallace observa que toda a imagem representa um período de cerca de 600 anos. No entanto, de acordo com a teoria milenar, só os dedos dos pés esperam há 2000 anos para se formar! Além disso, o Império Romano deixou de existir séculos atrás, então os dedos dos pés estão separados do corpo por quase 2000 anos! O que há no sonho ou imagem que representa esse período de tempo?

Além disso, Daniel 2 não disse nada sobre dez reinos . Nunca se diz que os dedos dos pés representam reinos , e o número dez nunca é sequer mencionado, muito menos dado qualquer significado. A passagem conta os reinos envolvidos e há exatamente quatro , não mais (vv 37-40).

Desde que o quarto império foi o Império Romano e desde que Jesus veio durante aquele Império, ou o reino começou como resultado da primeira vinda de Jesus, ou então Daniel é um falso profeta ! Conceitos milenares minam a inspiração das Escrituras.

Daniel 7

Aqui está outra visão dos mesmos quatro reinos representados por quatro bestas (vv 3-7): um leão (Babilônia), um urso (Pérsia), um leopardo (Grécia) e um quarto animal diferente dos outros (Roma). Mais uma vez as pessoas concordam sobre o significado dessas bestas (vv 15-23).

Vv 13,14 – Um como filho do homem veio com nuvens para o Ancião de Dias e foi-lhe dada glória, domínio e reino , domínio eterno, um reino que nunca será destruído. Isso é muito parecido com a visão de Daniel 2.

Note que o reino foi dado quando o Filho do Homem veio a Deus , não quando Ele deixou Deus para retornar à terra !

[Nota: Os dez chifres são parte do quarto animal (v8). São dez reis no quarto reino (v 23,24). Eles não são dez reinos que se originam mais tarde, como dizem os milenaristas. Eles são reis que reinaram enquanto Roma ainda existia, não 2000 anos depois de ter sido destruída.]

B. Previsões durante a vida de Jesus

Mateus 3: 2 – João Batista pregou que o Reino do Céu estava ” à mão “. Note que João pregou durante o reinado de Tibério César – o Império Romano (Lucas 3: 1). [“Na mão” significa “aproximar-se ou aproximar-se, aproximar-se” – Thayer.]

Marcos 1: 14,15 – Jesus pregou: “O tempo está cumprido e o Reino de Deus está próximo “. Isso mostra que “na mão”, como usado aqui, significa que o tempo foi cumprido.

Os pré-milenistas concordam que isso significa que João e Jesus esperavam que o reino profetizado começaria na primeira vinda de Jesus, mas eles dizem que isso não aconteceu porque os judeus rejeitaram Jesus (ver as citações iniciais). Por isso, João e Jesus são falsos profetas !

Mateus 10: 7 – Jesus enviou os doze para pregar o “reino está próximo “.

Mateus 16:19 – Jesus prometeu dar a Pedro as chaves do reino. Mas hoje Peter está morto há muito tempo. Por que Jesus daria as chaves a Pedro e esperaria até que ele estivesse morto mais de 1900 anos antes da porta do reino ser aberta?

Lucas 10: 9,11 – Ele enviou setenta outros para pregar o “reino chegou perto de você “. Portanto, se o reino não começou até 2000 anos depois, então os apóstolos e discípulos também eram falsos profetas ! [Mateus 12: 25-28; Lucas 11: 17-20]

Marcos 9: 1 – O reino viria com poder . Alguns em pé diante de Jesus não morreriam até que eles viessem. Se esse reino ainda não chegou, cerca de 2000 anos depois, existem pessoas muito idosas por aí! [Mateus 16:28; Lucas 9:27]

Lucas 22: 18,29,30 – Jesus não beberia do fruto da videira até que o reino viesse. Os discípulos comeriam e beberiam em Sua mesa em Seu reino.

Atos 1: 3-8 – Depois de sua ressurreição, mas antes de sua ascensão (vv 9-11), Jesus ainda estava falando sobre o reino, assim como ele tinha sido no início de seu ministério (v3). Que evidência há de que Seu significado mudou e Ele está falando aqui de um reino diferente?

O reino ainda não havia chegado, e Jesus não disse exatamente quando chegaria (vv 6,7). Mas o poder (e o reino, cf. Marcos 9: 1) viria quando o Espírito Santo viesse e os apóstolos seriam testemunhas . Isto aconteceria em Jerusalém, não muitos dias deles (vv 8,4,5).

[Veja em Lucas 1: 32,33; Mateus 16:19; Marcos 11:10; Lucas 19: 11-27; Mateus 20: 20,21 cf. Marcos 10:37 e Zac. 6: 12,13; Mateus 23:13; 4: 17,23; Lucas 16:16; 12: 31,32; 21, 29-33; Marcos 15:43; 1 Tessalonicenses 2:12]


III O Reino e o Dia de Pentecostes


Note como os eventos no dia de Pentecostes em Atos 2 cumprem todas essas profecias referentes ao reino.

Jesus tinha subido ao pai

Atos 1: 9-11 – Ele subiu nas nuvens.

2: 33-35 – Ele está à direita do Pai.

Eventos em Atos 2 ocorreram em JERUSALEM (vv 5,14) em Pentecostes (v1).

Isso foi durante o Império Romano (Mateus 22: 17,21; Atos 25:11). [João 11:48]

Foi cerca de três anos depois que Jesus disse que o reino estava ” à mão “.

Não foi ” muitos dias ” depois da promessa de Jesus (Pentecostes foi 50 dias depois da morte de Jesus na Páscoa).

Os apóstolos foram reunidos (v1).

Por isso, alguns a quem Jesus havia falado ainda estavam vivos . De fato, muitos na multidão viram Jesus fazer milagres (v22).

O ESPÍRITO SANTO veio com o poder sobre os apóstolos (vv 2-4,17,33).

Espírito Santo deu o poder de doze para falar em línguas (vv 4-13).

Os apóstolos atuaram como testemunhas da ressurreição de Jesus (v32).

A vinda do Espírito Santo provou que Jesus estava à direita de Deus (v33).

O reino viria quando o poder viesse eo poder viria quando o Espírito Santo permitisse que os apóstolos fossem testemunhas. Isto começou no Pentecostes, daí o reino estava então em existência.

Aqueles que foram batizados comiam à mesa do Senhor (v42).

Eles continuaram firmemente no partir do pão, que é chamado de mesa do Senhor (1 Coríntios 10: 16,21).

Jesus disse que eles comeriam e beberiam em Sua mesa no reino. Eles fizeram isso começando no Pentecostes, então eles devem ter entrado no reino no dia de Pentecostes.

1 Coríntios 11:26 – Não teremos a Ceia do Senhor (mesa) depois da volta de Jesus. Daí o reino que Jesus profetizou deve estar em existência agora; não pode vir depois que Ele retornar.

A CONCLUSÃO é afirmada nos vv 30-36.

Jesus está agora reinando como Senhor e Cristo no trono de Davi à direita de Deus. Por isso, Ele é o Rei (veja o link abaixo para o artigo sobre Jesus como Rei). Todas as profecias referentes ao reino de Jesus foram cumpridas no Pentecostes. Portanto, o Seu reino deve existir e as pessoas começaram a entrar no Pentecostes.

O pré-milenismo diz que o reino não existe agora, mas começará na segunda vinda de Jesus. Isso não se encaixa em uma única dessas profecias, mas contradiz todas elas! Revise as previsões listadas acima, se necessário, para ver este ponto.)

[Jesus estava então em Sua glória . Cf. Mateus 20: 20,21 e Marcos 10:37 e Zac. 6: 12,13 a Atos 2: 33-35; Lucas 24:26; 1 Pedro 1:21; João 17: 5.]


IV. O Reino depois do Pentecostes


Depois do Pentecostes, várias passagens confirmam que o reino existiu.

Colossenses 1: 13,14

Paulo e os cristãos colossenses estavam no reino . Isso não poderia ser a menos que o reino existisse.

Quando alguém é redimido e perdoado (v14), ele deixa o poder das trevas e entra no reino (v13). Desde que a redenção e o perdão são oferecidos a todos, então todos agora podem estar no reino.

Todas as pessoas estão no reino ou no poder das trevas. Se as pessoas admitem que não estão no reino, onde isso as deixa ?!

Hebreus 12: 25-29

A voz de Deus sacudiu a terra (v26) quando deu a lei no Sinai (vv 18-21).

Ageu 2: 6 prometeu que Ele iria abalar a terra mais uma vez (v26), referindo-se à remoção dessa antiga aliança e sua substituição pela nova aliança que permaneceria (vv 27,24). Isso ocorreu quando Jesus morreu.

Então as pessoas no primeiro século estavam recebendo um reino (v28). Portanto, deve ter existido então.

Esse reino não pode ser abalado (v28) – não pode ser removido e substituído como a lei antiga era. Mas se é para ser substituído por outro reino na terra, então será abalado novamente!

Se recusarmos este reino, não podemos escapar (v25); ainda recusando é exatamente o que as pessoas pré-milenares fazem!

Apocalipse 1: 9

João e os cristãos que ele abordou eram companheiros (participantes – ASV) no reino de Jesus Cristo. Eles não poderiam ser companheiros (parte dela) se não existissem. No entanto, tanto João como os cristãos nas sete igrejas da Ásia (v4) estavam nele. [Apocalipse 1: 5,6; 5:10]

1 Coríntios 15: 22-28

Vv 22,23 – A passagem ensina que os justos falecidos serão ressuscitados no retorno de Jesus. O pré-milenismo diz que é quando o reino de Jesus começará . [Note que a Bíblia diz que os ímpios e justos serão todos ressuscitados ao mesmo tempo – João 5: 28,29].

V24 – Mas quando os mortos são ressuscitados, então vem o fim , não o começo. Jesus então entregará o reino ao Pai. Este é o oposto do ensino pré-milenista. Eles dizem que o Pai entregará o reino ao Filho em Sua segunda vinda!

Vv 25,26 – Jesus agora está reinando (todas as coisas estão sujeitas a Ele – v28). Ele continuará a reinar até derrotar o último inimigo, que é a morte (cf. Salmo 110: 1,2). A morte será derrotada pela ressurreição quando Jesus voltar.

Nota: Jesus reina enquanto a morte ainda é um inimigo, não depois de ter sido derrotado. É um inimigo agora, mas será derrotado pela ressurreição em Seu retorno. Portanto, Jesus deve reinar agora até que ele retorne. Ele não começará a reinar quando retornar.

Então o reino deve existir agora porque Jesus está reinando agora. Ele não começará a reinar quando retornar, mas reinará até então. Então Ele entregará o reino ao Pai. Nós então nos tornaremos seres espirituais, não físicos (vv 42-50). O pecado e a fraqueza humana serão removidos.

Conclusão

O reino de Cristo agora existe. Cumpre as profecias, por isso deve ser o reino profetizado no Antigo Testamento e durante toda a vida de Jesus. O ensino pré-milenista contradiz essas profecias.

Pregar o reino é parte da pregação do evangelho. Alguém que nega o reino agora existe está pregando um evangelho diferente (Gálatas 1: 8,9). As pessoas que querem seguir o evangelho de Jesus devem honrá-lo como Rei e tornar-se parte de Seu reino pela obediência ao Seu evangelho.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: