O rei de Israel consultou com uma bruxa?

Aqui está uma boa pergunta que nos leva a uma discussão sobre o que pensar de coisas como cartomantes, necromancers, leitores de palma, bruxas e assim por diante: “Olá Pastor John, meu nome é Kristine, ouvinte do podcast na Noruega. Em 1 Samuel 28 Saul quer entrar em contato com Samuel através de um médium, e ele faz. Mas como isso pode ser possível? Você não pode entrar em contato com pessoas mortas. E todos os espíritos, exceto o Espírito Santo, são do diabo. Por que o capítulo 28 não o proíbe e quais são seus pensamentos sobre essa passagem?

Aqui está a resposta curta para Kristine, e depois direi apenas um pouco mais. Primeiro Samuel 28 tem muito a dizer sobre consultoria com necromancers e médiuns que interagem com os mortos, e tudo isso é negativo. O ponto aqui, e em todo o Antigo Testamento, é que o povo de Deus não deve consultar os médiuns, não porque não existe comunicação com os mortos, mas porque é uma abominação tentar se comunicar com os mortos. O ponto nunca é no Antigo Testamento que é impossível, mas que é perverso e pecaminoso e derrubará o julgamento de Deus se o fizermos. Essa é a resposta curta.

A situação em 1 Samuel 28 é que Saul e Davi estão em desacordo há muito tempo, e Davi está subindo a favor de Deus para ser o novo rei. Saul está se tornando cada vez mais desobediente e inaceitável como rei de Deus. No capítulo 15, Saul desobedeceu a Deus e não conseguiu destruir os amalequitas. Samuel, o profeta, confronta-o e diz que Deus o rejeitou como rei. Ele arrancou o reino dele. Ele vai dar a David.

Então Samuel diz algo muito significativo em 1 Samuel 15: 22–23 . É muito relevante o que vai acontecer no capítulo 28. Saul defendeu sua desobediência dizendo que pretendia sacrificar algumas das coisas roubadas a Deus. Samuel diz: “Eis que obedecer é melhor que sacrificar. . . . Pois a rebelião é como o pecado da adivinhação ”- necromancia, médiuns -“ e presunção é como iniqüidade e idolatria. Por ter rejeitado a palavra do Senhor, ele também rejeitou você de ser rei ”.

Você ouviu a referência à adivinhação? Adivinhação refere-se a tentar obter revelação sobre o futuro e sobre os planos secretos de Deus usando meios ou meios demoníacos que envolvam transações com os mortos. Samuel diz que, em essência, rejeita a palavra do Senhor. A palavra do Senhor não é suficiente. Samuel diz que a desobediência de Saul, portanto, é como adivinhação. É como idolatria. Ele coloca a adivinhação e a idolatria na mesma categoria, e essa é a questão fundamental no uso de médiuns e necromantes. Coloca os médiuns e os necromantes no lugar onde Deus pertence. Deus nos diz o quanto ele quer que saibamos sobre os conselhos secretos de seus planos para o futuro.

Quando o profeta Isaías indicia as pessoas por seu envolvimento com os médiuns, ele diz assim: “Quando eles dizem a você,“ Inquirir os médiuns e os necromantes que gorjeiam e murmuram ”, não deveria um povo inquirir sobre seu Deus? Deveriam inquirir os mortos em favor dos vivos? ”( Isaías 8:19 ). É por isso que Samuel a chama de idolatria. Se formos aos médiuns para descobrir algo sobre a nossa vida que Deus reteve de nós, os colocamos na posição que somente Deus deveria ter. Esta é uma grande abominação, e Samuel a chama de idolatria.

Moisés em Deuteronômio 18: 10-12 fala assim quando ele vai atrás de médiuns: “Não se achará entre vós quem queima seu filho ou sua filha como oferta, quem pratica adivinhação, ou conta fortunas ou interpreta presságios, ou um feiticeiro ou um encantador ou um médium ou um necromante ou alguém que indague sobre os mortos; porque quem faz estas coisas é abominável ao Senhor.

Quando chegarmos a 1 Samuel 28, vemos que isso é exatamente o que Saul faz. Ele faz essa abominação. Mesmo que ele já tenha expulsado todos os médiuns do reino, ele se disfarça. Ele vai à noite, então ele sabe que está fazendo um grande mal, mas ele afundou tão baixo. Ele pede ao médium, a bruxa de Endor – o médium, o necromante – que convoque Samuel dos mortos. Samuel morreu nesse meio tempo. Ela faz isso, e ele o vê e ela o vê. Eles sabem o que está acontecendo. Samuel confronta-o e prevê que ele vai morrer na batalha porque ele quebrou a lei de Deus em todos os níveis e afundou na degradação agora de usar um meio ilegal. Este é o fundo da degradação de Saul, e esse é o ponto do capítulo. Ele afundou tão baixo apesar de todos os privilégios de Deus para ele. Em sua próxima batalha com os filisteus, ele é um homem morto.

O ponto deste capítulo não é que a necromancia e a adivinhação ou o trabalho dos médiuns é impossível, mas que deve ser evitado a todo custo pelo povo de Deus, porque é um assalto à sabedoria, autoridade e amor de Deus, e está, portanto, no categoria de idolatria e rebelião e abominação.

Eu diria a Kristine: a resposta cristã para bruxas e médiuns e feiticeiros e encantadores e necromantes e usuários de presságios e adivinhação e tábuas Ouija ou qualquer coisa assim, a resposta não é que tais coisas são irreais ou impossíveis – não estamos secularistas; somos supernaturalistas – o ponto não é que eles são irreais, mas que você não deveria, em qualquer caso, participar neles. Eles são maus. Eles são idólatras. Eles são rebeldes. Eles são abomináveis, para usar todas as palavras que a Bíblia usa. E por essa razão, eles devem ser renunciados pelo povo de Deus. Aqueles que os usam devem receber oração e pedir que se afastem desse tipo de abominação

John Piper ( @JohnPiper ) é fundador e professor de desiringGod.org e chanceler do Bethlehem College & Seminary. Por 33 anos, ele serviu como pastor da Igreja Batista Belém, Minneapolis, Minnesota. Ele é autor de mais de 50 livros , incluindo Desiring God: Meditações de um hedonista cristão e mais recentemente Exultation Expository: Christian Preaching as Worship .

Leia Também

O que vem primeiro: Minha obediência a Jesus ou minha alegria em Jesus?

what-comes-first-my-obedience-to-jesus-or-my-joy-in-jesus-nxbfjbsi-17929cfa525e17be6dbd25df3a04154c O rei de Israel consultou com uma bruxa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.