O que torna o Natal tão controverso?

O que torna o Natal tão controverso?

O Natal está quase aqui. É uma ótima época para refletir sobre o nosso Rei ungido que entrou na história humana – totalmente Deus, totalmente homem, Deus conosco. Ele veio por nós. Jesus veio, não para ser servido, mas para servir – para nos servir. O que significa que o Natal fundamentalmente destaca nossa carência. Mas para que somos necessitados? Essa é a pergunta de milhões de dólares do Natal. O pastor John respondeu à pergunta em seu sermão de Natal de 2003 intitulado “ Se a raiz é santa, os ramos são santos. ”Aqui está o que ele disse, construindo de Romanos 11: 13–14 .

Nasce um Salvador

Uma das tolices de tentar transformar o evangelho em uma maneira de satisfazer as necessidades sentidas no século XXI na América é que as três principais necessidades que o evangelho encontra não são sentidas por quase ninguém.

Bem aqui no nosso texto, há uma palavra explosiva no centro do evangelho. É a palavra salvar ou salvo : “Agora estou falando com vocês gentios. Visto que, como sou apóstolo dos gentios, magnifico meu ministério a fim de invejar meus companheiros judeus e, assim, salvaralguns deles ”( Romanos 11: 13-14 ).

A palavra alta, alegre e gloriosa no centro do evangelho é salva . É o que é o Natal, certo? “Eis que vos trago boas novas de grande alegria para todo o povo. Pois a ti nasceu hoje na cidade de Davi, Salvador salvos . “Você deve chamar o seu nome Jesus, porque ele salvará o”( Lucas 2: 10–11 ) Precisamos ser o seu povo dos pecados deles ”( Mateus 1:21 ).

Bem no centro do significado do Natal e o significado do evangelho é salvo .

Necessidades de feltro

É salvo uma das necessidades sentidas na América no século XXI? As pessoas acordam de manhã dizendo: “Eu preciso ser salvo”? Eles vão para a cama à noite dizendo: “Eu preciso ser salvo”? Bem, isso depende, certo?

Depende do que você quer dizer com salvo . Salvo de que? Nós poderíamos ser salvos de dificuldades financeiras – isso ajudaria. Portanto, o significado de salvos na Bíblia não é óbvio. Isso é uma necessidade sentida na América, para ser salvo?

Vamos esclarecer as três principais coisas que o evangelho faz ao salvar. Se você quiser ir comigo e vê-los, volte ao capítulo cinco do livro de Romanos. Eu não quero encher esta palavra salva apenas com meu jargão evangélico ou minha história como um cristão nascido de novo. Eu quero entender da Bíblia. Eu quero saber o que a Bíblia significa salvo .

Salvo da ira de Deus

Vamos começar em Romanos 5: 9 : “Visto que agora, pelo seu sangue, fomos justificados, muito mais seremos salvos por ele da ira de Deus”. É preciso que o número um se encontre em Jesus.

A ira de Deus é o nosso maior problema. Se não existisse, não precisaríamos do evangelho. Eu preciso ser resgatado da justa e santa ira de Deus contra mim. Essa é a minha principal necessidade. Salvação da ira e ira do Deus onipotente contra mim.

Salvo pela alegria

Vamos continuar lendo: “Porque, se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, agora que estamos reconciliados, seremos salvos por sua vida. Mais que isso, também nos regozijamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo ”( Romanos 5: 10-11 ).

Somos salvos da ira de Deus e salvos para alegria em Deus para todo o sempre. Uma das necessidades mais profundas que toda alma humana tem, e eles não sabem, é ser feliz em algo maior do que qualquer coisa que este mundo possa oferecer. Todos sabem que querem ser felizes. Dificilmente alguém sabe onde é para ser encontrado, e para o que eles são projetados, e o que esse desejo profundo tem em seus corações. É tudo sobre Deus .

Eles tentam consertar isso com dinheiro e sexo e televisão e lazer e sucesso, poder, família, saúde, exercício – qualquer coisa – e é tudo sobre Deus . Este texto diz que estamos reconciliados depois que a ira é resolvida. Estamos reconciliados para que possamos nos alegrar em Deus.

Salvo do veneno do pecado

Eu vou voltar para Mateus 1:21 que eu citei há um minuto: “Você deve chamar o seu nome Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados” – não simplesmente as consequências do pecado e da ira, mas o veneno do pecado. o pecado e a distorção, contaminação, idolatria, fealdade do pecado que estraga tudo na vida e me faz amar coisas mais do que amo a Deus.

Eu preciso ser limpo de tudo isso, não apenas liberado de suas conseqüências. Eu preciso que a doença seja tirada, não apenas um resgate das conseqüências de sua morte e ira.

Garantias do Evangelho

Essas são as três coisas que o evangelho é projetado para fazer.

  1. O evangelho me salva da ira de Deus.
  2. O evangelho me purifica do pecado idólatra, venenoso, distorcendo tudo que me faz amar outras coisas mais do que a Deus.
  3. O evangelho abre o acesso, pela reconciliação, a uma alegria doce, profunda, sempre crescente e plenamente satisfatória em meu Criador para sempre.

Não há uma palavra aqui sobre ser salvo da pobreza. Não há uma palavra sobre ser salvo da doença. Nem uma palavra sobre ser salvo do terrorismo. Nem uma palavra sobre ser salvo da obscuridade. Nem uma palavra sobre ser salvo da rejeição dos homens. Nem uma palavra sobre ser salvo de ter sua filha raptada e morta.

Não me entenda mal. Eu acredito que se você confia em Jesus, muitas coisas em suas vidas são melhores. Eles simplesmente não podem, porque não é garantido. Isso não faz parte do evangelho. Eventualmente, tudo fica melhor: novos corpos, companheirismo com Jesus, todo pecado levado, justiça reinando na terra. Está chegando.

Mas entre agora e a vinda de Jesus ou nossa morte, o evangelho garante três coisas: meu pecado sendo progressivamente purificado, minha culpa e a ira de Deus sendo totalmente tiradas, e uma intimidade cada vez maior com Deus, meu Pai, então que minha alma está satisfeita nele quando tudo mais ao redor da minha alma cede.

Coisa mais difícil do mundo

Essas três coisas são sentidas como necessidades pelas pessoas do século XXI americano? Não a maioria deles.

A maioria deles tem Deus no bolso de trás, não com fogo flamejante sobre a cabeça com raiva. A maioria ama seu pecado, não odeia, teme e foge dele. A maioria deles tem muitas delícias, mas não em Deus. Eles não estão se levantando e indo para a cama buscando qualquer solução para esses três problemas, e é por isso que a pregação do evangelho é um trabalho árduo. É um trabalho impossível.

Se meu trabalho fosse atender às necessidades sentidas, eu não precisaria do Espírito Santo. Eu sei quais são suas necessidades, e posso fazer você se sentir muito bem acariciando-as. Vocês todos são vaidosos. Se eu lhe disser que você está realmente bem esta manhã, você vai gostar de mim e voltará a essa igreja e provavelmente dará. Todo mundo quer ser visto como inteligente e inteligente. Se eu te disser que você é inteligente e inteligente, nós cultivaríamos uma grande igreja.

É fácil atender às necessidades sentidas. Não leva Deus, nem Espírito Santo, nem evangelho. Qual é a coisa mais difícil do mundo é acordar os mortos, abrir os olhos dos cegos, dar ouvidos aos espiritualmente surdos, dar pernas de fé para os coxos. Eu não posso fazer isso. Você se pergunta por que eu rezo antes de pregar? Se Deus não faz alguma coisa agora, eu estou apenas batendo meus lábios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.