O que significa andar com Deus? A Bíblia diz que Enoque e Noé fizeram isso

enoque

O que significa andar com Deus? A Bíblia diz que Enoque e Noé fizeram isso



PERGUNTA: O que significa andar com Deus? A Bíblia diz que Enoque e Noé fizeram isso.

RESPOSTA: As Escrituras afirmam que o patriarca Enoch começou sua caminhada com Deus a partir dos sessenta e cinco anos, no mesmo ano em que teve seu primeiro filho Methuselah (que se tornaria o ser humano mais antigo de todos os tempos).

Ele é a primeira pessoa que a Bíblia menciona como tendo uma caminhada, ou relacionamento próximo, com o seu Criador. Esse tipo de interação de qualidade durou trezentos anos (Gênesis 5:22, 24).

A outra pessoa que você mencionou como experimentando uma caminhada com Deus é Noé (Gênesis 6: 9). Noé nasceu por volta de 2913 aC , o que representa mais de quatrocentos anos após o nascimento de Enoque.

A Bíblia, no entanto, lista os outros como tendo um relacionamento especial com o Senhor.

E ele (o patriarca de Israel) abençoou José e disse: “Deus, diante de quem meus pais Abraão e Isaque caminharam …” (Gênesis 48:15, HBFV)



Livro de Hebreus

O livro de Hebreus oferece algumas informações vitais sobre o que significa andar com nosso Criador.

Hebreus 11: 5 afirma que antes de Enoque ser levado (ver nosso artigo mostrando que Enoque não foi levado para o céu, mas para longe daqueles que o odiavam), ele agradou ao Eterno.

O versículo 6 afirma que quem deseja agradar a Deus deve saber que ele existe e que ele recompensa aqueles que fazem sua vontade. Noé também é mencionado no mesmo capítulo e é elogiado por sua fé e vontade de fazer o que lhe foi dito.

 

flood-waters-rising O que significa andar com Deus? A Bíblia diz que Enoque e Noé fizeram isso
As pessoas entram em pânico quando as águas da enchente se elevam

 



Pela fé Noé, depois de ser divinamente instruído por Deus sobre as coisas que ele ainda não podia ver, ficou com medo e preparou uma arca para a salvação de sua casa;

Através do qual ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é pela fé (Hebreus 11: 7, HBFV por toda parte).

 

Enoque e Noé

Enoque e Noé criam (tiveram fé no) o Eterno e o que ele disse. Quem acredita e obedece a ele tem um relacionamento especial com ele.

A obediência é evidente quando se vive por seus mandamentos . Se não os obedecemos, não temos fé verdadeira. O Novo Testamento deixa bem claro o que é preciso para conhecer, amar e andar com Deus.

E por este padrão sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus MANDAMENTOS. . . Qualquer um que afirme morar Nele está se obrigando também a andar. . . (1João 2: 3, 6)

Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras que Deus ordenou de antemão, para que andássemos nelas (Efésios 5:10).



Meus irmãos, que bem faz, se alguém diz que tem  e não tem obras? A fé é capaz de salvá-lo? . . .

Da mesma forma também, a fé, se não tiver obras, está morta por si mesma. Mas alguém dirá: “Você tem fé e eu tenho obras”.

Minha resposta é: Você prova sua fé para mim através de suas obras, e eu vou provar a minha fé para você através de minhas obras (Tiago 5:14, 17 – 18).

Cristãos que acreditam e obedecem a Deus, significando que eles passam toda a sua vida convertida em uma caminhada próxima e pessoal com ele, são prometidos para nunca serem condenados.

A Bíblia declara: “Conseqüentemente, agora não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus, que não estão andando de acordo com a carne, mas de acordo com o Espírito ” (Romanos 8: 1, HBFV)

Deixe uma resposta