O que é o evangelho?

o que é o evangelho?

O que é o evangelho?

Pergunta: “O que é o evangelho?”

Resposta: A palavra evangelho significa literalmente “boas novas” e ocorre 93 vezes na Bíblia, exclusivamente no Novo Testamento.

Em grego, é a palavra euaggelion , da qual nós temos o nosso Inglês palavras evangelista , evangelho , e evangélica .

O evangelho é, falando amplamente, toda a Escritura; mais estritamente, o evangelho é as boas novas a respeito de Cristo e do caminho da salvação.

A chave para entender o evangelho é saber por que é uma boa notícia.

Para fazer isso, devemos começar com as más notícias.



A Lei do Antigo Testamento foi dada a Israel durante o tempo de Moisés (Deuteronômio 5: 1). A Lei pode ser pensada como um instrumento de medição, e o pecado é qualquer coisa que não seja “perfeita” de acordo com esse padrão.

O justo requisito da Lei é tão rigoroso que nenhum ser humano poderia segui-la perfeitamente, na letra ou noespírito.

Apesar de nossa “bondade” ou “maldade” em relação um ao outro, estamos todos no mesmo barco espiritual – pecamos, e o castigo pelo pecado é a morte, isto é, a separação de Deus, a fonte da vida (Romanos 3:23).

Para que possamos ir para o céu, para a morada de Deus e para o reino da vida e da luz, o pecado deve ser removido ou pago de alguma forma.

A Lei estabeleceu o fato de que a purificação do pecado só pode acontecer através do sacrifício sangrento de uma vida inocente (Hebreus 9:22).

O evangelho envolve a morte de Jesus na cruz como a oferta pelo pecado para cumprir a exigência justa da lei (Romanos 8: 3-4; Hebreus 10: 5-10).

Sob a Lei, sacrifícios de animais eram oferecidos ano após ano como uma lembrança do pecado e um símbolo do sacrifício vindouro de Cristo (Hebreus 10: 3-4).

Quando Cristo se ofereceu no Calvário, esse símbolo tornou-se uma realidade para todos os que cressem (Hebreus 10: 11-18).

O trabalho de expiação está terminado agora, e isso é uma boa notícia.

O evangelho também envolve a ressurreição de Jesus no terceiro dia. “Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitou para a nossa justificação” (Romanos 4:25).

O fato de que Jesus conquistou o pecado e a morte (penalidade do pecado) é uma boa notícia, de fato. O fato de que Ele oferece compartilhar essa vitória conosco é a maior notícia de todas (João 14:19).

O elementos do evangelho estão claramente declarados em 1 Coríntios 15: 3-6, uma passagem chave concernente às boas novas de Deus: “Pelo que recebi, eu passei para vocês como de importância primordial: que Cristo morreu por nossos pecados de acordo com as Escrituras, que ele foi sepultado, ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Cefas e depois aos Doze.

Depois disso, ele apareceu para mais de quinhentos dos irmãos e irmãs ao mesmo tempo, a maioria dos quais ainda vive. ”Observe, primeiro, que Paulo“ recebeu ”o evangelho e depois“ passou adiante ”; esta é uma mensagem divina, não uma invenção feita pelo homem. Segundo, o evangelho é “de primeira importância”.

Em todos os lugares onde os apóstolos foram, eles pregaram a crucificação e a ressurreição de Cristo. Terceiro, a mensagem do evangelho é acompanhada de provas: Cristo morreu pelos nossos pecados (provado pelo Seu sepultamento), e Ele ressuscitou no terceiro dia (provado pelas testemunhas oculares).

Quarto, tudo isso foi feito “segundo as Escrituras”; O tema de toda a Bíblia é a salvação da humanidade através de Cristo. A Bíblia é o evangelho.

“Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus que traz salvação a todo aquele que crê: primeiro para os judeus e depois para os gentios” (Romanos 1:16).

O evangelho é uma mensagem ousada , e não nos envergonhamos de o proclamar.

É uma mensagem poderosa , porque é uma boa notícia de Deus.

É uma mensagem salvadora , a única coisa que pode realmente reformar o coração humano.

É uma mensagem universal para judeus e gentios. E o evangelho é recebido pela fé; a salvação é o dom de Deus (Efésios 2: 8–9).

O evangelho é a boa notícia de que Deus ama o mundo o suficiente para dar o Seu único Filho para morrer pelos nossos pecados (João 3:16).

O evangelho é uma boa notícia porque nossa salvação, vida eterna e lar no céu são garantidos por meio de Cristo (João 14: 1–4). “Ele nos deu um novo nascimento em uma esperança viva através da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, e em uma herança que nunca pode perecer, estragar ou desaparecer.

Essa herança é guardada no céu por você ”(1 Pedro 1: 3–4).



O evangelho é uma boa notícia quando entendemos que não (e não podemos) ganhar nossa salvação; o trabalho de redenção e justificação está completo, tendo sido concluído na cruz (João 19:30).

Jesus é a propiciação pelos nossos pecados (1 João 2: 2).

O evangelho é a boa notícia de que nós, que já foram inimigos de Deus, fomos reconciliados pelo sangue de Cristo e adotados na família de Deus (Romanos 5:10; João 1:12). “Vede que grande amor o Pai nos deu, para que fôssemos chamados filhos de Deus! E é isso que somos! ”(1 João 3: 1).

O evangelho é a boa notícia de que “agora não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8: 1).

Rejeitar o evangelho é abraçar as más notícias. A condenação diante de Deus é o resultado de uma falta de fé no Filho de Deus, a única provisão de Deus para a salvação. “Porque Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para salvar o mundo por meio dele.

Quem crê nele não é condenado, mas quem não crê permanece já condenado porque não creu no nome do único e único Filho de Deus ”(João 3: 17–18).

Deus deu uma boa notícia ao mundo condenado: o Evangelho de Jesus Cristo!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.