O NOVO NASCIMENTO – ESTUDO COMPLETO

Tema: O Novo Nascimento

Escritura:

E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

João 3:1-7




O novo nascimento

João 3: 1-7

http://gbcdecatur.org/sermons/NewBirth.html

Existem vários reinos diferentes. O reino inferior é o que chamaríamos de mineral. Ou seja, os minerais, as rochas e as coisas que são colocadas na terra. Esse é o estrato mais baixo, esse é o reino mais baixo. [não há vida]

E, acima disso, há um reino superior que chamaríamos de reino vegetal. São coisas vivas. E isso os torna mais altos que os minerais, mas o reino vegetal não tem vida consciente. [vida inconsciente] Você pode conversar com suas plantas, mas eu realmente duvido que isso faça muito bem. Eles costumavam dizer que a música ajuda, mas eu não sei.

Então, acima disso, está o reino animal. Os animais têm vidas conscientes e, portanto, colocamos o reino animal acima do reino vegetal, que está acima do reino mineral, mas os animais não têm um espírito como os seres humanos. Os animais não são feitos à imagem de Deus como os seres humanos. Os seres humanos têm vida autoconsciente.

Acima do reino humano está o Reino de Deus. Agora, a pergunta vem. Como você pode passar de um reino para outro? É muito óbvio que o reino mineral não pode, por seus próprios esforços, se colocar no reino vegetal. E os vegetais não podem, por seu próprio esforço, se colocar no reino animal. E, por seu esforço, os animais não podem se colocar no reino humano. E, os humanos não podem, por seus esforços, se colocar no Reino de Deus.

Mas, o reino mineral pode passar para o reino vegetal. Quão? Bem, esses vegetais depositam suas raízes no solo e absorvem esses minerais e esses minerais se tornam vegetais. E, o reino vegetal pode subir para o reino animal. Porque o animal está pastando ou se alimentando daquelas coisas verdes e trazendo essas coisas para o reino animal à medida que se alimentam delas.

E então esse reino animal pode fazer parte do reino humano. Porque pegamos a velha Bessie e a entregamos para filet mignons, assado na alcatra e tal. E então a servimos para o jantar de domingo e ela se torna parte do reino humano. E, ela é absorvida, elevada e criada no reino humano e, correspondentemente, podemos ser criados no Reino de Deus, não por nossos próprios esforços, mas o próprio Deus pode nos alcançar e nos trazer ao Seu Reino. A Bíblia chama isso de nascer de novo. Não podemos fazer isso por nossos próprios esforços.

Posso ilustrar esta manhã pedindo a um garotinho que suba aqui hoje – para ficar em pé e colocar as mãos sob os sapatos e ver se ele consegue se levantar do chão. Claro que ele não poderia fazer isso. Agora, eu posso levantá-lo, mas ele não conseguiu se levantar do chão e nenhuma pessoa, por esforço próprio, pode se elevar ao Reino de Deus. Mas ele pode nascer nesse reino. Na língua grega, “nascer de novo” literalmente diz “nascer de cima”. Agora, o que realmente precisamos, portanto, não é um impulso de baixo, mas um nascimento de cima.

Estou tão feliz que Deus usou a figura de um nascimento, porque isso é algo que todos nós podemos entender. Agora, Jesus está falando conosco sobre coisas terrenas. Você se lembra de que Ele disse a Nicodemos: “Se eu lhe disse coisas terrenas, e você não entende, como você entenderá se eu lhes contar coisas celestiais?” Um nascimento é uma coisa terrena. Todos nós entendemos o nascimento. Agora, existem muitas figuras para salvação dadas na Bíblia e, todas elas são boas, mas não as entendemos necessariamente. Por exemplo, ser salvo é como uma ovelha retornando à dobra. Bem, se você nunca viu uma ovelha, pode ter dificuldades com isso. Ou, ser salvo é como um leproso que foi curado de sua lepra. Bem, se você nunca teve hanseníase e nunca viu um leproso curado, você pode ter dificuldade com isso. Ou, ser salvo é, por exemplo, como uma ressurreição. Eu não acho que nenhum de vocês tenha tido um ou visto um, mas ser salvo é como uma ressurreição, é comparado a isso. Mas há uma coisa que sei sobre todo mundo aqui. Todos nós nascemos. Nós temos. Alguém chegou aqui de outra maneira? Todos vocês nasceram, e então Jesus pegou algo que era absolutamente comum aos seres humanos, algo que todos nós pudemos entender, e ele usou isso para nos ensinar uma grande e tremenda verdade espiritual.

Você diz: “Bem, pastor, sou religioso”. Você não precisa me dizer isso. Era um homem religioso a quem Jesus Cristo estava falando. Jesus Cristo estava falando com um homem chamado Nicodemos. Lembre-se do que a Bíblia diz: “Havia um governante de judeus chamado Nicodemos.” Seu nome terreno, “Nicodemos” significa “superior”, ele era um homem superior. Ele era judeu – a raça escolhida, ele era um governante dos judeus, o que significa que ele era um dos sinédrios. Havia menos de oitenta pessoas nesta corte judaica e ele era um deles, um governante dos judeus. E, no entanto, Jesus disse a Nicodemos que ele deveria nascer de novo. Mas, Jesus lhe disse: “Exceto que ele nasceu de novo, ele não podia ver o Reino de Deus”.

Então, agora, seja você batista, metodista, presbiteriano, episcopal, católico ou judeu, deixe de lado tudo isso e quero fazer essa pergunta hoje. Você sabe que você sabe que você nasceu de novo? Caso contrário, quero lembrá-lo de que não diz que é opcional … que pode ser bom se você nascer de novo. Ele disse: “Você deve nascer de novo.” ele não pode ver o Reino de Deus. ”Agora, por que Jesus usou a figura de um nascimento?

Bem, em primeiro lugar, um nascimento implica uma concepção. Ou seja, existem coisas que se juntam para causar um nascimento. Você foi concebido no ventre de sua mãe quando o esperma do seu pai e o óvulo da sua mãe se juntaram. Havia uma concepção e, por causa dessa concepção, uma vida começou. Havia dois elementos que se uniram que causaram um nascimento. Agora, a mesma coisa acontece no novo nascimento. Existem dois elementos que se juntam. Você leu sobre eles no versículo 5. Água e o Espírito.

Agora, o que significa nascer da água? Algumas pessoas têm a idéia errada de que Jesus estava falando sobre o batismo. De modo nenhum. Eu vou te dizer o porquê.

Antes de tudo, o batismo não é uma imagem de um nascimento, mas de uma morte. A Bíblia diz: “Enterrado com ele no batismo … você ressuscitou … o ressuscitou dentre os mortos” ( Colossenses 2:12 ). E, se Jesus falasse sobre isso, estaria misturando metáforas. E, em segundo lugar, Jesus disse a Nicodemos: “Você não é um mestre em Israel e não sabe essas coisas?” Ou seja, você teve todo esse estudo do Antigo Testamento e deveria saber disso. Bem, o batismo não é uma coisa do Antigo Testamento. Não há nenhuma razão que Nicodemos deveria saber sobre o batismo. Essa é uma verdade do Novo Testamento. No entanto, Jesus o repreendeu por não entender o que estava falando. Além disso, o batismo é uma obra. E não somos salvos pelas obras. A Bíblia diz: “Não pelas obras de justiça que fizemos, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou …” ( Tito 3: 5) E nunca deixe ninguém lhe dizer que você nasceu de novo ao ser batizado. É pura tolice acreditar nisso. A Bíblia diz em Romanos, capítulo 10, “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo …” ( Romanos 10:13 ). E, se você faz o batismo necessário para a salvação, deixe-me dizer o que você faz. Você tira esse “todo aquele” da Bíblia.

Vamos imaginar que há um homem que está voando em seu avião a jato sobre o deserto do Saara. E, seu avião está com defeito e queima e ele sabe que está caindo. E, ele apertou o botão de ejeção e o dossel se abre e ele é catapultado, puxa o cordão e se dirige para o chão do deserto. E, ele está lá no chão do deserto, ardente e abrasador. Ninguém sabe que ele está lá. Por centenas de quilômetros ele não tem água, nem cantina. Ele sabe que em breve ele vai desidratar e morrer. Não há uma gota d’água em lugar nenhum. Ele se lembra do que sua mãe lhe ensinou sobre o Senhor Jesus Cristo. Ele se lembra da pregação de seu pastor, que ensinou a graça de Deus, como um homem poderia ser salvo por Cristo, que morreu na cruz para pagar por seus pecados. Ele é condenado por seu pecado. Ele diz: “Oh Deus, que tolo eu tenho sido. Eu vivi sozinha e agora Deus, você me trouxe a este lugar, Deus, pelo menos eu te agradeço por ter me dado tempo suficiente para pensar sobre isso. Acredito que vou morrer aqui, mas não quero morrer sem conhecer você. Agora, Jesus, você morreu por mim na cruz. Você disse que se eu acreditasse em você, você me salvaria. Você ensinou: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. E, Deus, agora, com todo o meu coração, tanto quanto em mim, me arrependo do pecado, abro meu coração, eu te recebo, Jesus, agora como meu Salvador. ”E, digamos que ele não era apenas dizendo isso, ele estava orando e significando aquilo, ele estava literariamente confiando em Cristo para salvá-lo. Ele realmente quis dizer isso. Ele seria salvo? Claro. Para a Bíblia diz, “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Se eu fizer o batismo necessário para a salvação, esse homem não poderá ser salvo. Número um, não há água para batizá-lo. Número dois, não há pregador lá para batizá-lo. Número três, ele não seria de uma determinada denominação.

No momento em que você faz o batismo necessário para a salvação, você tira o ‘todo aquele que estiver fora da Bíblia e deve lê-lo desta maneira’, pois todo aquele que invocar o nome do Senhor e tiver a sorte de estar perto da água, e tem a sorte de ter um ministro para batizá-lo, pode ser salvo. ” Nesse momento, você eliminará muitas pessoas. Fico eternamente feliz por termos sido salvos pela graça de Deus e por Jesus não estar falando sobre batismo aqui.

Do que a água é um símbolo? É um nascimento natural quando a água quebra? Talvez, mas eu acredito que Ele está falando sobre a Palavra de Deus. A água na Bíblia é um símbolo da Palavra de Deus. Em Isaías, Deus diz: “Não é a minha palavra ‘… como a chuva desce …’ do céu ( Isaías 55:10 )?” Além disso, a Bíblia fala da lavagem da regeneração. E a Bíblia fala de lavar a água pela Palavra. E Pedro diz que “nascer de novo, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, que vive e permanece para sempre” ( 1 Pedro 1:23) Ele está dizendo que a Palavra de Deus é como um esperma. É como semente incorruptível. E essa é a idéia da semente, não uma semente como uma semente de planta, mas um esperma. Agora, quando o Espírito de Deus e a Palavra de Deus se reúnem no seio de um ser humano, algo acontece, há uma impregnação, há uma germinação, há uma concepção que resulta. É por isso que pregamos a Palavra e convidamos o Espírito para nossos serviços.

Você se lembra de quando Maria, que deveria ser mãe do Senhor Jesus, teve aquele milagre que se formou nela? Ambos os elementos estavam lá. O anjo do Senhor falou com ela que era a Palavra de Deus. E Maria disse: “… como será isso …” E o anjo disse: “… O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te ocultará …” Esse é o Espírito de Deus, mas havia mais. coisa que era necessária. Maria disse: “Eis a serva do Senhor; seja comigo segundo a tua palavra ”( Lucas 1: 34–38). E quando você recebe a Palavra de Deus, a obra do Espírito e a vontade do homem … você obtém um novo nascimento.

O que essa vida traz? Essa vida traz uma nova natureza. De quem é a vida? É a vida dos pais. Portanto, de quem será a natureza? Será a natureza dos pais e, quando você nascer de novo, a Bíblia ensina que você se torna participante da natureza divina. Você será como seu pai. Você é participante da natureza divina. Escute, os cristãos não são apenas pessoas legais. Eles são criaturas novas, nascem de novo e compartilham a natureza de Deus. Agora, se essa natureza não habita em você, se essa natureza não vive em você, você nunca nasceu de novo. Nascer de novo não é apenas como um girino se transformando em sapo … é mais como um sapo sendo transformado em príncipe pelo beijo da graça!

Tantas pessoas se sentam nos bancos da igreja no domingo de manhã. Eles nunca se tornaram participantes da natureza divina. Eles passaram por rituais, têm o nome do rolo da igreja, mas nunca nasceram de novo. Quais são os sinais da natureza divina? Se Deus está em você, como você pode saber? Qual é a natureza de Deus? Bem, vou lhe dizer uma coisa sobre a natureza de Deus. A natureza de Deus é a natureza da santidade. Ele diz: “Sede santos; porque eu sou santo ”( 1 Pedro 1:16) Ou seja, como pai, como filho. Agora, essa palavra “santo”, isso assusta você? Tudo o que isso significa é um amor pela justiça e um ódio pelo pecado. Você tem isso? Há pessoas que são membros de igrejas que nada mais são que pagãos batizados que vivem vidas duplas. Eles não têm ódio ao pecado. Tudo o que eles querem é uma escada de incêndio para que não vejam o inferno. Não quero dizer que você será perfeito e sem pecado. Mas haverá um desejo interior de santidade.

Vou lhe contar outra marca da natureza divina. Você vai amar o Senhor Jesus Cristo. Quando quero saber se uma pessoa é salva, não digo: “Bem, quanto da Bíblia ele conhece, ou com que frequência ele vai à igreja, ou quanto dinheiro ele dá?” “Essa pessoa ama o Salvador? Ele ama a Jesus? Ele se tornou um participante da natureza divina? ”Se ele ama Jesus, ele amará o que Jesus ama, e isso é igreja, e a Palavra, e almas perdidas. Ele vai querer que as pessoas sejam salvas. Como um homem pode dizer que é participante da natureza divina se não quer ver outras pessoas salvas e apoiá-lo com sua vida? Você tem uma paixão, uma preocupação e um desejo de que as pessoas conheçam Cristo como seu Salvador e Senhor pessoal?

Quando você é participante da natureza divina, vai amar a Bíblia, a Palavra de Deus. A Bíblia diz no livro de Pedro: “Como bebês recém-nascidos, desejam o leite sincero da palavra, para que assim cresçam” ( 1 Pedro 2: 2 ). Há pessoas que nunca leem esta Bíblia, nunca se importam com ela, não entendem a Bíblia, não amam a Bíblia. Se você prefere ler um jornal, ou prefere assistir a um programa de televisão, nunca o abre, a menos que às vezes esteja em viagem de culpa e porque acha que uma dose por dia mantém o diabo longe … mas, você nunca tem um desejo real da Palavra de Deus. Eu me pergunto se você está salvo.

Agora, deixe-me dizer outra coisa sobre essa coisa chamada um novo nascimento. É um novo começo. Agora, quando um bebê nasce, ele é todo amanhã. Aquele bebê não tem ontem, mas ele é tudo amanhã. Uma coisa que você não vê quando um bebê nasce no DMH é um xerife pronto para prender aquele bebê por algum crime que ele cometeu. Ele não tem passado, nem ontem, ele é todo amanhã. E assim é quando você é salvo. A Bíblia diz: “… lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar” ( Miquéias 7:19 ). A Bíblia diz: “Até o leste está o oeste, até agora ele removeu nossas transgressões de nós” ( Salmo 103: 12 ). A Bíblia diz: “… você lançou todos os meus pecados nas costas” ( Isaías 38:17 ). Deus diz “… seus pecados e iniqüidades não me lembrarei mais” (Hebreus 8:12 ). Isso não é maravilhoso? Eu não me importo com o que você fez, se foi!

Eu não me importo se você é um assassino. Não me importo se você é um sodomita, não faz diferença: “… embora seus pecados sejam tão escarlate, eles serão tão brancos quanto a neve; embora sejam vermelhos como carmesins, serão como lã ”( Isaías 1:18 ). Toda mancha, todo borrão, todo borrão, todo defeito que já veio sobre a alma, mais branco que a neve que o Senhor Jesus faz. Ele se foi, ele é como um bebê novinho em folha, ele é todo amanhã, e não ontem.

As coisas que você fez estão agora no túmulo do esquecimento de Deus. Deus perdoou, Deus purificou, Deus fez você inteiro. Foi por essa razão que Jesus chamou de novo nascimento.

Agora, quero dizer algo mais sobre um bebê – um bebê está completo, mas um bebê não é maduro. Ou seja, você recebe tudo o que conseguirá quando nascer. Você não volta e tem mais equipamentos adicionados posteriormente. Agora, isso é verdade sobre a salvação. Você passa o resto da vida descobrindo e desenvolvendo o que conseguiu quando nasceu.

Você precisa entender que, quando você é salvo, Deus dá a todos, mas você pode tropeçar e cair. Você precisa aprender muito, está completo, mas não é maduro. Você precisa crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Você sabe, a razão pela qual algumas pessoas não são salvas? Eles estão tentando crescer e depois nascer. Está certo. Eles dizem: “Bem, sou fraco demais.” Bem, é claro que você é. Você precisa nascer para poder começar a crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, mas você recebe tudo isso quando nasce.

Agora, deixe-me dizer algo mais sobre um nascimento. Um nascimento é uma experiência única na vida. Agora, ninguém nasce duas vezes fisicamente, certo? Isso é o que confundiu Nicodemos. Jesus disse que tinha que nascer de novo. Nicodemos disse: “Como um homem pode nascer quando está velho? ele pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e nascer? ”( João 3: 4) Jesus disse: “Nicodemos, você está ficando confuso, o que nasce da carne é carne, está consumado. Agora, você tem que ter outro nascimento, você deve nascer do Espírito. Há pessoas que acreditam que você pode ser salvo e depois se perder novamente e ser salvo novamente. Mas quando você nasce, você não pode nascer. Esse negócio de ser salvo e perdido e salvo e perdido, e salvo e perdido … a Bíblia não ensina isso. A Bíblia ensina que nascemos de cima pelo Espírito de Deus e Deus guarda.

Isso é uma licença para pecar? Alguns de vocês têm seu nome no rol da igreja, mas estão vivendo em pecado e contando com segurança eterna. Não conte com isso, amigo, você está indo para o inferno.

Finalmente, um nascimento implica uma certeza. Você deveria saber se você nasceu. Agora, às vezes você pode perguntar a alguém: “Ei, você nasceu de novo?” Você sabe o que eles dirão? Algo assim. “Bem, eu espero que sim. Eu acho que sou. Talvez eu seja. Estou fazendo o melhor que posso. ”Bem, agora vamos colocar isso no campo físico. Suponha que eu pergunte se você já nasceu fisicamente. Você diria: “Bem, espero que sim. Acho que sim. Estou fazendo o melhor que posso. ”Não seria uma resposta ridícula?

O nascimento espiritual deve ser tão real quanto um nascimento físico. Will Rogers foi buscar um passaporte e eles disseram: “Bem, precisamos de uma certidão de nascimento.” Ele disse: “Para quê?” Eles disseram: “Bem, como prova de seu nascimento.” Ele disse: “Bem, eu ‘ não estou aqui? ”Isso deveria ser bom o suficiente. A Bíblia diz: “Quem crê no Filho de Deus tem testemunha em si mesmo …” ( 1 João 5:10 ). E, o Espírito de Deus testificará com seu espírito que você é um filho de Deus, que nasceu na família de Deus e que é participante da natureza divina. E, se você não está absolutamente certo de que nasceu de novo, lembre-se de que Jesus disse: “Você deve nascer de novo. Exceto se um homem nascer de novo, ele não poderá ver o Reino de Deus. ”

http://gbcdecatur.org/sermons/NewBirth.html

Deixe uma resposta