O fim justifica os meios na religião?

 

O fim justifica os meios na religião?

Podemos fazer o mal focando o bem?

O fim justifica os meios na religião? Estamos justificados em usar quaisquer meios ou métodos disponíveis para alcançar uma meta, desde que acreditemos que o resultado final seja bom ou saudável?

Como essa ideia se relaciona com “Ética da Situação” ou “Relatividade Moral”? O que as Escrituras ensinam sobre a obediência à autoridade bíblica?

Que aplicações devemos fazer na moralidade, adoração e organização e trabalho da igreja?
Introdução

Romanos 3: 8 – Paulo havia sido falsamente acusado de ensinar: “façamos o mal, para que o bem venha”.

Paulo aqui negou acreditar nessa doutrina, mas muitas pessoas hoje acreditam nisso, ou raciocinam como se o fizessem.

A idéia é que nós avaliamos o objetivo ou resultado final que esperamos alcançar, e se o objetivo parece honroso ou correto, então concluímos que quaisquer meios ou métodos que possamos usar para alcançar esse objetivo também seriam honrosos ou corretos.

A ideia tem vários nomes: “Ética da situação”, “Relatividade moral”, “fim justifica os meios”, “praticidade” e outros termos.

Um homem chamou isso de “usar as ferramentas do diabo para fazer o trabalho de Deus”.

O objetivo deste estudo é considerar o que a Bíblia diz sobre a idéia de que o fim justifica os meios.
Muitas pessoas usam esse raciocínio para justificar sua conduta: Funcionários do governo, empresários, familiares, educadores e membros da igreja.

É freqüentemente aplicado por artistas, mesmo em livros, programas ou filmes supostamente saudáveis.

Queremos considerar o ensino bíblico sobre o conceito, então vamos olhar para aplicações específicas na sociedade.

I. Obediência inclui os meios e o fim

Paulo não acreditava que devêssemos fazer o mal para que o bem viesse (Romanos 3: 8). Aqueles que assim o acusaram estavam difamando-o.

Que passagem da Escritura ensinaria que o fim justifica os meios? Certamente deveríamos ser capazes de encontrar a idéia ensinada nas Escrituras, se estiver correta? Onde é ensinado?

O problema com essa idéia é que é simplesmente uma maneira de justificar as coisas de forma diferente do que Deus disse para fazer.

Muitas Passagens Proíbem Atos Diferentes do Que Deus Ordenou.

Mateus 15: 9,13 – Não devemos servir a Deus de acordo com a doutrina humana. Tais práticas tornam a adoração vã; são plantas que Deus não plantou e será enraizado.

Mas observe que uma doutrina humana se difere de alguma forma do que Deus disse, seja no final ou nos meio.

Se Deus nos diz que há um trabalho a fazer e nós fazemos um trabalho diferente, estamos seguindo o ensinamento humano. Da mesma forma, se Deus nos diz o meio de fazer um trabalho, mas usamos meios diferentes, ainda estamos seguindo o ensinamento humano, mesmo que visando realizar a obra de Deus.

Gálatas 1: 8,9 – Se nós pregamos um evangelho diferente, somos amaldiçoados. Mas se o que justificamos é usar um meio diferente do que a palavra de Deus diz para usar, estamos ensinando diferentemente do que o evangelho diz, da mesma forma como se buscássemos um objetivo diferente do que Ele disse.

2 João 9 – As pessoas que não seguem os ensinamentos de Jesus não têm Deus. Para ter o Pai e o Filho, devemos permanecer nos ensinamentos de Jesus. Mas se o ensinamento de Jesus especifica os meios que devemos usar, bem como que fim devemos perseguir, então buscar um fim diferente ou um meio diferente é deixar de seguir seu ensinamento.

Colossenses 3:17 – O que quer que façamos em palavras ou ações, deve ser feito em nome de Jesus – por Sua autoridade. Mas “o que quer que façamos” incluiria os meios, bem como os fins que buscamos. Todos devem se encaixar no que Ele instrui em Sua palavra.

[2 Tim. 3: 16,17; Jeremias 10:23; Provérbios 14:12; 3: 5,6; Apocalipse 22: 18,19; 1 Timóteo 1: 3; 2 Timóteo 1:13; João 5:43]

A vontade de Deus pode ou não especificar os meios que devemos usar.

Atos 3: 22,23 – Devemos dar ouvidos a Jesus em todas as coisas que Ele ensina ou ser destruído. Quando o ensinamento de Deus especifica os meios para um objetivo, não temos o direito de mudar o que Ele disse. Devemos obedecer ao que Ele diz sobre o objetivo e sobre os meios para o objetivo. [Mateus 28:20]

Note que, se Deus dá um objetivo, mas não dá orientações sobre os meios, então qualquer meio moralmente correto seria justificado.
Nós temos um nome para isso. Nós chamamos de “autoridade geral”.

Gênesis 6:14 – Deus disse a Noé para fazer uma arca, mas não deu detalhes sobre como transportar a madeira ou como cortá-la no tamanho adequado. Então Noé usou uma serra para cortar a madeira ou uma carroça para carregá-la, ele estaria fazendo o certo. O fim autorizaria os meios, visto que Deus não especificou os meios .

Mas isso não é o que as pessoas querem dizer quando falam que “o fim justifica os meios”.

Quando Deus especifica os meios que devemos usar para alcançar um objetivo, usar outros meios constituiria desobediência.
Este é o problema com a Ética da Situação ou “o fim justifica os meios”: as pessoas procuram usar um objetivo admirável para justificar a prática de atos diferentes do que Deus ordenou.

Gênesis 6:14 – Deus disse a Noé para fazer a arca de madeira de gofer. Deus especificou, não apenas o fim (a arca), mas também o material a ser usado. Se Noé tivesse usado uma substância diferente, Ele teria desobedecido a Deus. “O fim justifica os meios” argumentaria que não faz diferença o material usado, desde que cumpra o objetivo de criar uma arca para poupar as pessoas e os animais.

Gênesis 6:22 – Noé fez tudo o que Deus lhe ordenara: isso incluiria os meios e o fim. Noé não apenas construiu uma arca, ele também usou o material que Deus ordenou.

Então, quando Deus nos ensina um fim para alcançar e um meio de usar para alcançá-lo, a obediência requer que respeitemos os meios e o fim.

II. Exemplos da Bíblia
Considere algumas pessoas na Bíblia que tiveram que aprender que perseguir o que eles achavam que eram bons fins não justificava o uso de meios que diferiam do que Deus havia instruído.

Antigo Testamento

Levítico 10: 1,2 – Nadabe e Abiú ofereceram incenso a Deus usando fogo que Deus não os havia mandado usar. Seu objetivo era bom: oferecer incenso para adorar a Deus. Mas Deus lhes dissera que fogo usar e desconsideravam os meios que Ele especificou. Deus os matou. Eles aprenderam tarde demais que o fim não justificava o uso de meios diferentes.

1 Samuel 15: 3,10-23 – Deus disse a Saul para destruir todos os amalequitas e seus rebanhos, mas Saul manteve os melhores animais para oferecer sacrifício a Deus. Oferecer sacrifício a Deus era “um bom trabalho”, mas isso não justificava ignorar o mandamento de Deus. Deus disse que Saul “não cumpriu meus mandamentos” (v11) e o rejeitou como rei. “Obedecer é melhor que sacrificar” (v22). O fim não justificou um meio diferente do que Deus havia especificado.

1 Crônicas 13: 6,7,9,10 – Davi e Israel acharam que era “bom” trazer a arca da aliança de volta entre eles (vv 2,4). O fim ou meta foi “bom”. Mas enquanto o transportava em carro de bois, Uzzah tocou-o para evitar que caísse. Deus o matou.

Nota 1 Crônicas 15: 2,12-15 – Deus determinou que a arca deveria ser levada em postes por sacerdotes e levitas. Ninguém mais poderia tocá-lo [Num. 4: 15-20]. Deus matou Uzá porque eles “não o consultaram sobre a ordem apropriada”. Mover a arca foi bom, mas Deus havia especificado a “ordem apropriada” a ser usada. O fim não justificou o uso de um meio diferente do que Deus disse.

2 Reis 5: 9-14 – Eliseu disse a Naamã que mergulharia sete vezes no Jordão e seria purificado de lepra. Ser curado foi um bom final, mas Naamã ficou furioso porque queria um meio diferente para realizar a cura. Ele queria que Eliseu agitasse sua mão sobre o lugar (v11), ou ele queria mergulhar em um rio diferente (v12). Enquanto ele rejeitou os meios que Deus especificou, ele permaneceu um leproso. Ele foi purificado somente quando buscou o fim de acordo com os meios de Deus. O fim não justificou o uso de um meio diferente.

[1 Samuel 13: 8-14]

Novo Testamento
Mateus 7: 21-23 – Muitos pensam que agradam ao Senhor porque fazem “muitas obras maravilhosas” em Seu nome. Seus objetivos podem ser bons. Mas Ele dirá: “Afasta de mim, tu que praticas a iniqüidade”, porque eles não estão fazendo a vontade do Pai. Mesmo quando o fim é bom, devemos ainda respeitar tudo o que Deus especificou.

Romanos 10: 1-3 – Os judeus tinham zelo por Deus, mas não de acordo com o conhecimento. Essas pessoas serviram ao verdadeiro Deus e fizeram isso com zelo. Certamente esse é um bom objetivo. Mas eles deixam de lado o modo de Deus de ser justo e perseguem seu próprio caminho de estar certo. Paulo disse que eles precisavam ser salvos. O fim não justificou os meios.

Esses exemplos ilustram o princípio que aprendemos: Deus requer completa obediência a tudo o que Ele disse. Não apenas devemos buscar as metas que Deus ensina, mas também devemos fazê-lo da maneira que Ele disse para fazê-lo.

Aplicações Específicas: E Hoje?

Considere muitas áreas específicas em que as pessoas hoje são muitas vezes culpadas de desconsiderar a palavra de Deus, alegando que “o fim justifica os meios”.

Moralidade, Aborto, eutanásia, suicídio.

A maioria das pessoas concorda que o assassinato está errado. Mas a sociedade está turbulenta em certas situações.

Muitos raciocinam que não é bom que as pessoas sofram, então elas justificam matar um feto se ele pode nascer deficiente ou na pobreza ou se foi concebido fora do casamento, etc.

Outros justificam matar uma pessoa idosa ou seriamente doente – ou ajudá-los a se matar – se isso os ajuda a escapar do sofrimento e evitar ser um fardo para os outros.

A Alemanha justificou o holocausto, alegando que certas pessoas não mereciam viver.

Apocalipse 21: 8; 22:15 – Mas a palavra de Deus diz que aqueles que cometem assassinato estarão no lago de fogo, não no céu. Ele em nenhum lugar concede uma exceção para pessoas idosas, doentes ou não nascidas. Em vez disso, Ele nos diz para ter misericórdia de tais pessoas e ajudá-las em suas dificuldades.

Justificar matar tais pessoas é argumentar que o fim justifica a desobediência à palavra de Deus.

Imoralidade sexual
A maioria das pessoas concorda que é melhor reservar a união sexual para o casamento. Mas a sociedade está turbulenta em situações específicas.

Muitos justificam que os jovens mantenham relações sexuais ou até vivam juntos antes do casamento, desde que realmente “amem” uns aos outros, ou então aprendam se são ou não compatíveis. “Você não acha que o amor é bom? Você não quer que os jovens se dêem bem no casamento?”

Outros dizem que o “amor” justifica as relações sexuais e até o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo. “O que pode estar errado se eles realmente se amam?”

Gênesis 2:24; Hebreus 13: 4; 1 Coríntios 6: 9-11 – Mas a palavra de Deus diz que a união sexual é para um homem e uma mulher que são casados ​​um com o outro. Qualquer outro relacionamento é fornicação ou adultério; e fornicadores e homossexuais não podem entrar no reino de Deus.

Outros dizem que um casal pode se divorciar se estiver realmente infeliz. Alguns membros da igreja justificam a permanência em recasamentos não-bíblicos se a separação pudesse causar dificuldades severas.

Mateus 19: 9 – Jesus disse que a única base bíblica para se divorciar do esposo é pela causa da fornicação, e aqueles que se divorciam por qualquer outra razão e se casam novamente cometem adultério.

Felicidade e amor são metas admiráveis, mas não justificam desobedecer aos ensinamentos de Deus sobre casamento e pureza sexual.

Jogos de azar
Muitas pessoas vão justificar o jogo se for “por uma boa causa”. Bingo e sorteios são aceitáveis ​​para uma instituição de caridade ou até mesmo uma “igreja”. Os estados operam ou licenciam loterias, apostas em corridas de cavalos e até cassinos dizendo que o dinheiro será usado para educação.

1 Timóteo 6: 8-10; 1 Coríntios 6: 9-11 – Mas o jogo ainda é fundamentalmente ganância (cobiça), que manterá as pessoas fora do reino de Deus. Baseia-se no desejo de obter algo por nada, em vez de meios bíblicos de obtenção de bens (compra, trabalho ou dom de generosidade). Seu apelo básico é o amor ao dinheiro, que a Bíblia diz que é a raiz de todos os tipos de mal.

Seja por uma “boa causa” ou não, o jogo ainda viola o ensino da palavra de Deus.

Deitado
A maioria das pessoas concorda que as pessoas deveriam dizer a verdade.

Mas muitos justificam contar “mentiras brancas” para alcançar um bom resultado (fazer alguém se sentir melhor ou evitar que alguém se machuque).

Apocalipse 21: 8,27; 22: 14,15 – Mas a palavra de Deus diz que “todos os mentirosos” (não apenas alguns deles) terão sua parte no lago de fogo, não na recompensa eterna do céu.

Os homens justificaram todo tipo de mal, alegando que isso foi feito por “uma boa causa”. Mas toda essa racionalização baseia-se no falso conceito de que o fim justifica os meios.

Adoração
Música instrumental, coros, quartetos
As pessoas tentam justificar a música instrumental e grupos de canto especiais de várias maneiras, mas geralmente a “linha de fundo” é o “bom” que eles pensam que faz. As pessoas gostam disso, por isso pode ser usado para levar os jovens e pessoas indiferentes a desfrutarem de adoração. Isso faz com que as pessoas se sintam mais espirituais, então elas querem participar das reuniões da igreja, etc.

Efésios 5:19; Colossenses 3:16 – Mas a palavra de Deus ainda diz simplesmente para cantar na adoração do Novo Testamento. E Deus repetidamente nos adverte (como já mostrado) para não mudar o que Ele ordena para seguir nossa sabedoria e desejos humanos.

A motivação fundamental por trás da música instrumental e atividades similares é que o fim justifica os meios: é aceitável por causa dos efeitos que produz. Mas Deus diz que “obedecer é melhor que sacrificar”. Lembre-se do que aconteceu com Nadabe e Abiú por mudar a ordem revelada de adoração de Deus.

Renda da igreja
Denominações justificam todos os tipos de esquemas de arrecadação de fundos (bingo, rummages, etc.), alegando que a igreja precisa do dinheiro.

1 Coríntios 16: 1,2 – Mas Deus instrui as congregações do Novo Testamento a obterem os fundos de que precisam apenas pegando uma coleta em cada primeiro dia da semana. Ele não forneceu outros meios.

Se o que fazemos na adoração não importa, desde que o resultado final seja bom, por que não roubar um banco e doar o saque à igreja? “Oh, isso violaria a lei.” Exatamente. Portanto, não basta apenas ter um bom resultado final. Nós devemos obedecer a lei – especialmente a lei de Deus – sobre tudo. Mas a palavra de Deus especifica, não apenas a meta que Ele quer que nós o adoremos, mas também as maneiras que devemos usar para adorá-Lo. Mudar Seu padrão nessas áreas é desobedecer a Sua lei.

Organização e Obra da Igreja
Apoio de instituições humanas
Denominações nomeiam pessoas para todos os tipos de escritórios e organizações centrais que não são encontradas nas Escrituras. Quando questionados, eles costumam dizer que essas coisas ajudam a organizar seu trabalho e a promover a união. Então, o fim justifica os meios.

1 Pedro 5: 1-3; Atos 20:28 – A Escritura ensina que a igreja deve ser usada para organizar o trabalho e promover a união. Cada igreja local deve ser supervisionada por anciãos qualificados que supervisionam apenas o rebanho entre eles. Pois os diretores de alguma organização feita pelo homem para supervisionar o trabalho ou para centralizar o trabalho de muitas igrejas sob uma organização central difere do que a palavra de Deus diz.

Agora muitas “igrejas de Cristo” não instrumentais estabeleceram instituições humanas e patrocinaram igrejas para apoiar obras de benevolência ou evangelismo. Se nos opomos, as pessoas dizem: “Olhe para o bem que está sendo feito: estamos apoiando pregadores e ajudando os necessitados”. Assim, devemos ignorar o fato de que as organizações não são bíblicas porque alguém decidiu que o resultado final é “um bom trabalho”: “o fim justifica os meios”.

O raciocínio é errado quando “igrejas de Cristo” o usam como é quando as denominações o usam. Davi aprendeu que era errado fazer um trabalho sem primeiro “consultar Deus sobre a ordem correta”. As pessoas hoje precisam aprender a mesma lição. Bons objetivos não justificam a desobediência à ordem de organização da igreja de Deus.

Atracções carnais e obras não autorizadas
Muitas denominações usam festas, carnavais, palhaços, esportes e entretenimento de todos os tipos para atrair multidões. Eles apóiam faculdades, hospitais e toda a variedade de obras do Social Gospel. Quando questionados sobre seus métodos, eles apontam para as grandes multidões que estão sendo atraídas e os jovens que foram atraídos, etc. “O fim justifica os meios”.

Muitas “igrejas de Cristo” não instrumentais estão envolvidas em muitas dessas mesmas obras: festas, esportes, usando seus edifícios para banquetes e refeições e “atividades” para os jovens. Se você pedir autoridade bíblica, eles dizem: “Olhe para todo o bem que estamos fazendo” e “Temos que fazer algo para manter os jovens”. “O fim justifica os meios.” Tal raciocínio é tão errado quando “igrejas de Cristo” o fazem como quando as denominações o fazem.

1 Tessalonicenses 1: 8; Atos 11:26; Romanos 1:16; 2 Coríntios 10: 3-5 – Deus disse às igrejas locais que trabalho elas deveriam fazer, e esse trabalho é essencialmente espiritual: espalhar o evangelho e adorar a Deus para que os perdidos possam ser salvos e os salvos possam crescer em Cristo. O método que usamos é o ensino do evangelho, não apelos carnais aos desejos carnais das pessoas. As igrejas do primeiro século seguiram a palavra de Deus e cresceram falando às pessoas sobre Cristo. [Filipenses 4: 14-18; 1 Timóteo 3:15; Efésios 4: 15,16]

Conheço pessoas que dizem: “Eu preferiria fazer o bem, mesmo de forma errada, do que não fazer nada”. Mas temos apenas duas opções: fazer de maneira errada ou não fazer nada? Deus não está satisfeito com qualquer escolha.

Davi, Saulo e Naamã aprenderam que era errado fazer um trabalho sem primeiro “consultar Deus sobre a ordem apropriada”. As pessoas hoje precisam aprender a mesma lição. Bons objetivos não justificam a desobediência à ordem de Deus no trabalho da igreja.

Conclusão
Mateus 28:20 – Os salvos devem ser ensinados a observar todas as coisas que Jesus ordena, não apenas parte dele (Atos 3: 22,23). O ensino de Jesus muitas vezes inclui, não apenas objetivos gerais, mas informações específicas sobre o que fazer para alcançar esses objetivos. Devemos observar “tudo” que Ele comanda, incluindo os meios e o fim.

Nadabe e Abiú, o rei Saul, Davi, Naamã e uma porção de outros personagens da Bíblia testificam pelo seu exemplo que Deus quer que façamos boas obras, mas Ele quer que o consultemos sobre “a ordem apropriada”. Não devemos negligenciar a obra de Deus, mas tampouco devemos negligenciar Suas instruções sobre como realizar Seu trabalho.

Da mesma forma, o evangelho freqüentemente ensina como é importante para as almas perdidas serem salvas de seus pecados. Mas o evangelho também nos instrui como podemos ser salvos. Algumas pessoas mudaram o ensinamento sobre como ser salvo, mas isso também desagrada a Deus. Deus diz:

Marcos 16: 15,16 – Quem crer e for batizado será salvo.

Atos 2:38 – Arrependa-se e seja batizado para a remissão dos pecados.

Se você não recebeu a salvação da maneira que Deus ordenou, você ainda precisa ser salvo. Se você precisa se tornar um cristão ou precisa ser restaurado para o serviço de Deus, por que não obedecer hoje?

 

 

As citações das Escrituras são geralmente da New King James Version (NKJV), copyright 1982, 1988 da Thomas Nelson, Inc. usada com permissão. Todos os direitos reservados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.