O Dever da Comunhão Por John Wesley

O dever da comunhão constante

John Wesley

Sermão 101

(Texto da edição de 1872)

O discurso a seguir foi escrito há cinco e cinquenta anos, para o uso de meus alunos em Oxford. Eu adicionei muito pouco, mas recuei muito; como então usei mais palavras do que agora. Mas, graças a Deus, ainda não vi motivo para alterar meus sentimentos em qualquer ponto que seja entregue.


“Faça isso em memória de mim.” Lucas 22:19

Não é de admirar que homens que não têm medo de Deus nunca pensem em fazer isso. Mas é estranho que deva ser negligenciado por alguém que teme a Deus e deseja salvar suas almas; E, no entanto, nada é mais comum. Uma das razões pelas quais muitos negligenciam o fato é que eles têm tanto medo de “comer e beber indignamente”, que nunca imaginam quanto é maior o perigo quando não comem ou bebem. Para que eu possa fazer o que puder para trazer esses homens bem-intencionados a uma maneira mais justa de pensar, eu devo,

I. Mostre que é dever de todo cristão receber a Ceia do Senhor o mais que puder; e,

II. Responda algumas objeções.


EU.

Devo mostrar que é dever de todo cristão receber a Ceia do Senhor sempre que puder.

1. A primeira razão pela qual é dever de todo cristão é, porque é um comando claro de Cristo. Que este é o seu comando, aparece das palavras do texto, “Faça isto em memória de mim:” Pelo qual, como os Apóstolos foram obrigados a abençoar, quebrar e dar o pão a todos que se unissem a eles em coisas santas; assim foram todos os cristãos obrigados a receber esses sinais do corpo e do sangue de Cristo. Aqui, portanto, o pão e o vinho são ordenados a serem recebidos, em memória de sua morte, até o fim do mundo. Observe, também, que este mandamento foi dado por nosso Senhor quando ele estava apenas dando a vida por nós. São, portanto, como se fossem suas palavras agonizantes para todos os seus seguidores.

2. Uma segunda razão pela qual todo cristão deve fazer isso sempre que pode, porque os benefícios de fazê-lo são tão grandes para todos que o fazem em obediência a ele; a saber, o perdão de nossos pecados passados ​​e o presente fortalecimento e renovação de nossas almas. Neste mundo, nunca estamos livres das tentações. Seja qual for o modo de vida em que estamos, seja qual for nossa condição, se estamos doentes ou bem, em dificuldades ou tranquilidade, os inimigos de nossas almas estão atentos para nos levar ao pecado. E muitas vezes eles prevalecem sobre nós. Agora, quando estamos convencidos de ter pecado contra Deus, de que maneira mais segura temos de obter o perdão dele do que “mostrar a morte do Senhor”; e suplicando-lhe, por causa dos sofrimentos de seu Filho, apagar todos os nossos pecados?

3A graça de Deus dada aqui confirma-nos o perdão dos nossos pecados, permitindo-nos deixá-los. Como nossos corpos são fortalecidos pelo pão e pelo vinho, assim são nossas almas por esses sinais do corpo e sangue de Cristo. Esta é a comida de nossas almas: Isso dá força para cumprir nosso dever e nos conduz à perfeição. Se, portanto, tivermos alguma consideração pelo simples mandamento de Cristo, se desejarmos o perdão dos nossos pecados, se desejarmos força para crer, amar e obedecer a Deus, então não devemos negligenciar a oportunidade de receber a Ceia do Senhor; então nunca devemos voltar as costas para a festa que nosso Senhor preparou para nós. Não devemos negligenciar nenhuma ocasião que a boa providência de Deus nos oferece para esse propósito. Esta é a regra verdadeira: muitas vezes devemos receber como Deus nos dá oportunidade. Quem, portanto, não recebe,

4. Que cada um, portanto, tenha qualquer desejo de agradar a Deus ou qualquer amor de sua própria alma, obedeça a Deus e consulte o bem de sua própria alma, comunicando-se sempre que puder; como os primeiros cristãos, com quem o sacrifício cristão era uma parte constante do serviço do dia do Senhor. E por vários séculos eles recebiam quase todos os dias: quatro vezes por semana sempre, e todo dia de santo ao lado. Conseqüentemente, aqueles que participaram das orações dos fiéis nunca deixaram de participar do abençoado sacramento. Que opinião eles tiveram de qualquer um que deu as costas a ele, podemos aprender com esse antigo cânon: “Se algum crente se juntar às orações dos fiéis e partir sem receber a Ceia do Senhor, seja excomungado, pois traz confusão na igreja de Deus “.

5. Para entender a natureza da Ceia do Senhor, seria útil ler cuidadosamente essas passagens do Evangelho, e na primeira Epístola aos Coríntios [1 Coríntios. 11], que falam da instituição do mesmo. Por isso, aprendemos que o desígnio deste sacramento é, a lembrança contínua da morte de Cristo, comendo pão e bebendo vinho, que são os sinais exteriores da graça interior, o corpo e o sangue de Cristo.

6. É altamente conveniente que aqueles que pretendem receber isso, sempre que o tempo permitir, se preparem para essa solene ordenança por auto-exame e oração. Mas isso não é absolutamente necessário. E quando não temos tempo para isso, devemos ver que temos a preparação habitual que é absolutamente necessária, e nunca podemos dispensá-la em qualquer conta ou ocasião. Isto é, primeiro, um propósito pleno de coração para guardar todos os mandamentos de Deus; e, em segundo lugar, um desejo sincero de receber todas as suas promessas.


II.

Eu estou, em segundo lugar, para responder às objeções comuns contra receber constantemente a Ceia do Senhor.

1. Eu digo constantemente recebendo; quanto à frase de comunhão freqüente , é absurda até o último grau. Se isso significa menos do que constante, significa mais do que se pode provar ser o dever de qualquer homem. Pois, se não somos obrigados a nos comunicar constantemente, com que argumento pode ser provado que somos obrigados a nos comunicar com frequência? Sim, mais de uma vez por ano, ou uma vez em sete anos, ou uma vez antes de morrermos? Todo argumento trazido para isto, ou prova que nós devemos fazer isto constantemente, ou não prova nada nada. Portanto, esse modo indeterminado e sem significado de falar deve ser deixado de lado por todos os homens de entendimento.

2. Para provar que é nosso dever comunicar constantemente, podemos observar que a santa comunhão deve ser considerada, (1), como um mandamento de Deus, ou (2) como uma misericórdia para com o homem. .

Primeiro. Como um comando de Deus. Deus nosso Mediador e Governador, de quem nós recebemos a nossa vida e todas as coisas, de cuja vontade depende se seremos perfeitamente felizes ou perfeitamente miseráveis ​​deste momento para a eternidade, declara-nos que todos os que obedecem aos seus mandamentos serão eternamente felizes ; todos os que não o fizerem serão eternamente miseráveis. Agora, um desses comandos é: “Faça isso em memória de mim”. Eu pergunto então, por que você não faz isto, quando você pode fazer isto se você quiser? Quando você tem uma oportunidade diante de você, por que você não obedece ao mandamento de Deus?

3. Talvez você diga: “Deus não me ordena a fazer isso com a maior freqüência possível “: isto é, as palavras “quantas vezes você puder” não são acrescentadas neste lugar específico. O que então? Não devemos obedecer a todos os mandamentos de Deus sempre que pudermos? Não são todas as promessas de Deus feitas para aqueles e somente aqueles que “dão toda a diligência”? isto é, àqueles que fazem tudo o que podem para obedecer a seus mandamentos? Nosso poder é a única regra do nosso dever. Tudo o que podemos fazer, que devemos. Com respeito a este ou a qualquer outro comando, aquele que, quando puder obedecê-lo se quiser, não terá lugar no reino dos céus.

E esta grande verdade, que somos obrigados a guardar todos os mandamentos tanto quanto podemos, é claramente provada pelo absurdo da opinião contrária; porque se permitíssemos que não fôssemos obrigados a obedecer a todos os mandamentos de Deus o mais que pudéssemos, não teríamos argumentos para provar que qualquer homem é obrigado a obedecer a qualquer comando a qualquer momento. Por exemplo: Se eu perguntasse a um homem por que ele não obedecia a um dos mandamentos mais claros de Deus, por que, por exemplo, ele não ajuda seus pais, ele poderia responder: “Eu não farei isso agora, mas farei em outro Tempo.” Quando chegar a hora, ponha-o na mente do mandamento de Deus novamente; e ele dirá: “Eu vou obedecê-lo em algum momento ou outro.” Nem é possível provar que ele deve fazê-lo agora, a menos que prove que ele deve fazê-lo quantas vezes puder; e, portanto, ele deveria fazer isso agora,

5. Considere a Ceia do Senhor, em segundo lugar, como uma misericórdia de Deus para o homem. Como Deus, cuja misericórdia está sobre todas as suas obras, e particularmente sobre os filhos dos homens, sabia que só havia um modo de o homem ser feliz como ele; isto é, sendo como ele em santidade; como ele sabia que não poderíamos fazer nada em relação a nós mesmos, ele nos deu certos meios de obter sua ajuda. Uma delas é a Ceia do Senhor, que, de sua infinita misericórdia, ele deu para esse fim; que através deste meio podemos ser ajudados a alcançar as bênçãos que ele preparou para nós; para que possamos obter a santidade na terra e a glória eterna no céu.

Pergunto, então, por que você não aceita a misericórdia dele sempre que pode? Deus agora oferece sua bênção; – por que você se recusa? Você tem agora uma oportunidade de receber sua misericórdia; – por que você não recebe? Você é fraco: por que você não aproveita todas as oportunidades de aumentar sua força? Em uma palavra: Considerando isso como um mandamento de Deus, aquele que não se comunica tão freqüentemente quanto pode não tem piedade; considerando-o como uma misericórdia, aquele que não se comunica tão freqüentemente quanto pode não tem sabedoria.

6. Essas duas considerações produzirão uma resposta completa a todas as objeções comuns que foram feitas contra a comunhão constante; de fato, para tudo que já foi ou pode ser feito. Na verdade, nada pode ser objetado contra isso, mas supondo que, neste momento em particular, ou a comunhão não seria misericórdia, ou eu não sou ordenado a recebê-la. Não, devemos conceder que não seria misericórdia, isso não é suficiente; pois ainda a outra razão sustentaria: Se você faz algum bem ou nada, você deve obedecer ao mandamento de Deus.

7. No entanto, vamos ver as desculpas específicas que os homens geralmente fazem para não obedecê-lo. O mais comum é: “Eu sou indigno; e aquele que come e bebe indignamente come e bebe condenação para si mesmo”. Portanto, não me atrevo a comunicar, para que eu não coma e beba minha própria condenação ”.

O caso é o seguinte: Deus oferece a você uma das maiores misericórdias deste lado do céu, e ordena que você aceite isso. Por que você não aceita esta misericórdia, em obediência ao seu comando? Você diz: “Eu não sou digno de recebê-lo”. E então? Você é indigno de receber qualquer misericórdia de Deus. Mas isso é um motivo para recusar toda a misericórdia? Deus lhe oferece perdão por todos os seus pecados. Você é indigno disso, é certo, e ele sabe disso; mas desde que ele está contente de oferecer isto entretanto, você não aceitará isto? Ele oferece para livrar sua alma da morte: você é indigno de viver; mas você, portanto, recusará a vida? Ele oferece para endireitar sua alma com nova força; porque você é indigno disto, você negará levar isto? O que o próprio Deus pode fazer por nós, se recusarmos a sua misericórdia porque somos indignos dela?

8. Mas suponha que isso não fosse misericórdia para nós; (para supor que de fato está dando a Deus a mentira; dizendo que isso não é bom para o homem que ele ordenou propositalmente para o seu bem), ainda assim pergunto: Por que você não obedece ao mandamento de Deus? Ele diz: “Faça isso”. Por que você não? Você responde: “Eu não sou digno de fazê-lo”. O que! Indigno de obedecer a Deus? Indigno de fazer o que Deus lhe manda fazer? Indigno de obedecer ao mandamento de Deus? O que você quer dizer com isso? Que aqueles que são indignos de obedecer a Deus não devem obedecê-lo? Quem te disse isso? Se ele fosse mesmo “um anjo do céu, seja amaldiçoado”. Se você acha que o próprio Deus lhe disse isso por São Paulo, vamos ouvir suas palavras. São estes: “Quem come e bebe indignamente, come e bebe condenação para si mesmo”.

Ora, isso é outra coisa. Aqui não se diz uma palavra sobre ser indigno de comer e beber. De fato, ele fala de comer e beber indignamente; mas isso é bem diferente; então ele nos disse pessoalmente. Neste mesmo capítulo nos é dito que comer e beber indignamente significa, tomar o santo sacramento de uma maneira tão rude e desordenada, que alguém estava “com fome e outro bêbado”. Mas o que é isso para você? Existe algum perigo de você fazer isso – de comer e beber de modo indigno? Por mais indigno que você seja para se comunicar, não há medo de se comunicar assim. Portanto, qualquer que seja a punição é, de fazê-lo, assim, indignamente, que não diz respeito a você. Você não tem mais nenhuma razão deste texto para desobedecer a Deus, do que se não houvesse tal texto na Bíblia. Se você fala de “comer e beber indignamente” no sentido de que São Paulo usa as palavras, pode também dizer: “Não ouso me comunicar, por medo de que a igreja caia ” , como “por medo de comer e beber indignamente”. “

9. Se então você tem medo de causar maldição em você mesmo, você tem medo de onde não há medo. Não tenha medo de comer e beber indignamente; para isso, no sentido de Paulo, você não pode fazer. Mas eu lhe direi o que você deve temer a condenação – por não comer e beber de jeito nenhum; por não obedecer ao seu Criador e Redentor; por desobedecer seu comando claro; pois, assim, anulando a sua misericórdia e autoridade. Temei isto; para ouvir o que seu apóstolo diz: “Todo aquele que guardar toda a lei, e ainda assim ofender em um só ponto, é culpado de todos”. (Tiago 2:10)

10. Vemos então quão fraca é a objeção: “Não ouso receber [a Ceia do Senhor], porque sou indigno”. Nem é mais forte, embora a razão pela qual você se considera indigno é que ultimamente você caiu em pecado. É verdade que a nossa Igreja proíbe aqueles “que fizeram qualquer crime grave” de receber sem arrependimento. Mas tudo o que se segue disso é que devemos nos arrepender antes de chegarmos; não que devamos deixar de vir.

Dizer, portanto, que “um homem pode virar as costas para o altar porque ultimamente caiu em pecado, para que possa impor essa penitência a si mesmo”, está falando sem qualquer garantia das Escrituras. Pois onde ensina a Bíblia a expiar por quebrar um mandamento de Deus ao quebrar outro? Que conselho é este: “Cometa um novo ato de desobediência, e Deus mais facilmente perdoará o passado!”

11. Há outros que, desculpando sua desobediência, alegam que são indignos em outro sentido, que “não podem viver de acordo com isso; não podem fingir levar uma vida tão sagrada quanto a constante comunicação os obrigaria a fazer”. Coloque isso em palavras simples. Eu pergunto: Por que você não aceita a misericórdia que Deus ordena que você aceite? Você responde: “Porque não posso viver de acordo com a profissão que devo fazer quando a receber”. Então é claro que você nunca deveria recebê-lo. Pois não é mais lícito prometer uma vez o que você sabe que não pode realizar, do que prometer mil vezes. Você também sabe que é uma e a mesma promessa, seja ela anual ou diária. Você promete fazer o mesmo, quer prometa sempre ou raramente.

Se, portanto, você não pode viver de acordo com a profissão que faz, que se comunica uma vez por semana, tampouco pode se aproximar da profissão que faz, que se comunica uma vez por ano. Mas você não pode, de fato? Então foi bom para você que você nunca tivesse nascido. Por tudo o que você professa na mesa do Senhor, você deve tanto professar quanto manter, ou você não pode ser salvo. Porque não professas nada além disto, que guardareis diligentemente os seus mandamentos. E você não consegue acompanhar essa profissão? Então você não pode entrar na vida.

12. Pense então no que você diz, antes de dizer que você não pode viver de acordo com o que é exigido dos comunicantes constantes. Isso não é mais do que o exigido de qualquer comunicante; sim, de todos os que têm alma para serem salvos. Então, dizer que você não pode viver de acordo com isso, não é nem melhor nem pior do que renunciar ao cristianismo. Na verdade, ele está renunciando ao seu batismo, no qual você solenemente prometeu guardar todos os seus mandamentos. Você agora voa dessa profissão. Você voluntariamente quebra um de seus mandamentos e, para se desculpar, digamos, você não pode guardar seus mandamentos: Então você não pode esperar receber as promessas, que são feitas apenas para aqueles que as guardam.

13. O que foi dito sobre esta pretensão contra a comunhão constante, é aplicável àqueles que dizem a mesma coisa em outras palavras: “Não nos atrevemos a fazê-lo, porque requer uma obediência tão perfeita depois, como não podemos prometer realizar”. Não, requer nem mais nem menos obediência perfeita do que você prometeu em seu batismo. Você então se comprometeu a guardar os mandamentos de Deus por sua ajuda; e você não promete mais quando se comunica.

14Uma segunda objeção que muitas vezes é feita contra a comunhão constante é a de ter tantos negócios que não permitirão tempo para a preparação necessária. Eu respondo: Toda a preparação que é absolutamente necessária está contida nessas palavras: “Arrependa-se verdadeiramente de seus pecados passados; tenha fé em Cristo nosso Salvador”; (e observe que essa palavra não é aqui tirada em seu sentido mais elevado) “modifique suas vidas e seja caridade com todos os homens; assim vocês devem se encontrar com os participantes desses santos mistérios”. Todos os que estão assim preparados podem aproximar-se sem medo e receber o sacramento para o seu conforto. Agora, que negócios podem impedi-lo de estar preparado? – do arrependimento de seus pecados passados, de crer que Cristo morreu para salvar os pecadores, de mudar suas vidas, e estar em caridade com todos os homens? Nenhum negócio pode impedi-lo disso, a menos que seja como impedi-lo de estar em um estado de salvação. Se você resolver e planejar seguir a Cristo, você está apto a se aproximar da mesa do Senhor. Se você não projetar isso, você estará apto apenas para a mesa e companhia dos demônios.

15Nenhum negócio, portanto, pode impedir qualquer homem de ter aquela preparação que é a única necessária, a menos que isso o desprepara para o céu, como o expulsa de um estado de salvação. Na verdade, todo homem prudente examinará a si mesmo, quando tiver tempo, antes de receber a Ceia do Senhor, se ele se arrepende verdadeiramente de seus pecados anteriores; se ele acredita nas promessas de Deus; se ele planeja completamente andar em Seus caminhos, e estar em caridade com todos os homens. Nisto, e na oração particular, ele sem dúvida gastará todo o tempo que puder convenientemente. Mas o que é isso para você que não tem tempo? Que desculpa é essa para não obedecer a Deus? Ele ordena que você venha e se prepare pela oração, se tiver tempo; se você não tiver, no entanto, venha. Não faça reverência ao mandamento de Deus a pretensão de quebrá-lo. Não se rebelar contra ele por medo de ofendê-lo. Faça o que fizer ou deixe por fazer, certifique-se de fazer o que Deus lhe disser. Examinar a si mesmo e usar a oração privada, especialmente antes da Ceia do Senhor, é bom; Mas eis! “Obedecer é melhor que” auto-exame; “e para ouvir”, do que a oração de um anjo.

16. Uma terceira objeção contra a comunhão constante é que abate nossa reverência pelo sacramento. Suponha que sim? O que então? Você concluirá então que você não deve recebê-lo constantemente? Isso não segue. Deus ordena você, “Faça isto”. Você pode fazer isso agora, mas não vai, e, para se desculpar, dizer: “Se eu fizer isso com tanta frequência, ele diminuirá a reverência com a qual eu faço agora”. Suponha que sim; Deus já lhe disse que quando a obediência ao seu comando abate sua reverência a ele, então você pode desobedecê-lo? Se ele tem, você é inocente; se não, o que você diz não é nada para o propósito. A lei é clara. Ou mostre que o legislador faz essa exceção, ou você é culpado diante dele.

17. A reverência pelo sacramento pode ser de dois tipos: ou o que é devido puramente à novidade da coisa, tal como os homens naturalmente têm para qualquer coisa a que não estão acostumados; ou como é devido à nossa fé, ou ao amor ou temor de Deus. Agora, a primeira delas não é propriamente uma reverência religiosa, mas puramente natural. E esse tipo de reverência pela Ceia do Senhor, a constante recepção dela deve diminuir. Mas isso não diminuirá a verdadeira reverência religiosa, mas sim a confirmará e aumentará.

18Uma quarta objeção é: “Eu me comuniquei constantemente por tanto tempo, mas não encontrei o benefício que esperava”. Este tem sido o caso de muitas pessoas bem intencionadas e, portanto, merece ser particularmente considerado. E considere isto: Primeiro, o que quer que Deus nos mande fazer, devemos fazer porque ele manda, quer sintamos algum benefício com ou sem o benefício. Agora, Deus ordena: “Faça isso em memória de mim”. Isso, portanto, devemos fazer porque ele comanda, quer encontremos benefício presente por meio ou não. Mas, sem dúvida, encontraremos benefícios mais cedo ou mais tarde, embora talvez insensivelmente. Seremos insensivelmente fortalecidos, mais aptos para o serviço de Deus e mais constantes nele. Pelo menos, somos impedidos de cair para trás e preservados de muitos pecados e tentações: E certamente isso deve ser o suficiente para nos fazer receber esse alimento sempre que pudermos; apesar de não sentirmos os efeitos felizes disso, como alguns fizeram, e nós mesmos podemos quando Deus os vê melhor.

19. Mas suponha que um homem tenha freqüentemente estado no sacramento, e ainda assim não tenha recebido nenhum benefício. Não foi culpa dele? Ou ele não estava corretamente preparado, disposto a obedecer a todos os mandamentos e a receber todas as promessas de Deus, ou não o recebia corretamente, confiando em Deus. Apenas veja que você está devidamente preparado para isso, e quanto mais você chegar à mesa do Senhor, maior será o benefício que você encontrará lá.

20. Uma quinta objeção que alguns fizeram contra a comunhão constante é que “a Igreja ordena apenas três vezes por ano”. As palavras da Igreja são: “Note que todo paroquiano deve comunicar pelo menos três vezes no ano”. A isso eu respondo: Primeiro, o que, se a Igreja não o tivesse ordenado, não é suficiente que Deus ordene isto? Nós obedecemos a Igreja somente pelo amor de Deus. E não devemos obedecer ao próprio Deus? Se, então, você receber três vezes por ano porque a Igreja ordena, receba toda vez que puder, porque Deus o ordena. Se você estiver fazendo o mesmo, estará tão longe de desculpá-lo por não fazer o outro, que sua própria prática provará sua tolice e pecado, e deixará você sem desculpa.

Mas, em segundo lugar, não podemos concluir dessas palavras que a Igreja desculpa quem recebe apenas três vezes por ano. O sentido claro deles é que aquele que não recebe três vezes, pelo menos, será expulso da Igreja: Mas de modo algum desculpam aquele que não se comunica mais freqüentemente. Isso nunca foi o julgamento da nossa Igreja: Pelo contrário, ela toma todo o cuidado possível para que o sacramento seja devidamente administrado, onde quer que a oração comum seja lida, todos os domingos e feriados do ano.

A Igreja dá uma direção particular em relação àqueles que estão na Ordem Sagrada: “Em todas as Igrejas e Faculdades catedrais e colegiais, onde há muitos Sacerdotes e Diáconos, todos receberão a comunhão com o Sacerdote, todos os domingos pelo menos. “

21. Foi mostrado, Primeiro, que se considerarmos a Ceia do Senhor como um mandamento de Cristo, nenhum homem pode ter qualquer pretensão à piedade cristã, que não a recebe (nem uma vez por mês, mas) quantas vezes puder. . Em segundo lugar, que, se considerarmos a sua instituição, como uma misericórdia para nós mesmos, nenhum homem que não a receba com a maior frequência possível tem qualquer pretensão à prudência cristã. Em terceiro lugar, que nenhuma das objeções geralmente feitas, pode ser qualquer desculpa para aquele homem que não obedece a esta ordem e aceita esta misericórdia.

22Foi particularmente demonstrado: Primeiro, que a indignidade não é desculpa; porque, embora em certo sentido, todos nós somos indignos, nenhum de nós precisa ter medo de ser indigno no sentido de Paulo, de “comer e beber indignamente”. Em segundo lugar, que não ter tempo suficiente para a preparação não pode ser desculpa; já que a única preparação que é absolutamente necessária, é aquela que nenhum negócio pode impedir, nem mesmo qualquer coisa na terra, a menos que isso impeça nosso ser em um estado de salvação. Em terceiro lugar, que diminuir a nossa reverência não é desculpa; desde que aquele que deu o comando, “Faça isto”, em nenhum lugar adiciona, “a menos que abate sua reverência”. Em quarto lugar, que não lucrarmos com isso não é desculpa; já que é nossa culpa negligenciar a preparação necessária que está em nosso próprio poder. Por fim, que o julgamento de nossa própria Igreja é bastante a favor da comunhão constante. Se aqueles que até agora o negligenciaram em qualquer desses pretextos, porem estas coisas no coração, eles, pela graça de Deus, virão a uma mente melhor, e nunca abandonarão suas próprias misericórdias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.