O batismo é necessário para a salvação?

Estritamente falando, a resposta é “Não.” Uma pessoa pode ser salva e não foi batizada. No entanto, a Bíblia deixa claro que o batismo é extremamente importante e que aqueles que aceitaram Jesus Cristo como seu Salvador e que decidiram segui-lo serão batizados. Vamos ver o que a Bíblia realmente diz sobre esse assunto.

Marcos diz: “Quem crer e for batizado será salvo” (Marcos 16:16). Jesus disse a Nicodemos: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3: 5). Jesus ainda disse a Seus discípulos para ir a todo lugar pregando o evangelho e fazendo discípulos e batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (ver Mateus 28: 18-20). Se lermos esses versículos isoladamente, poderíamos pensar que é impossível ser salvo sem ser batizado. Contudo, a Bíblia é clara que não há virtude ou mérito salvífico no ato do batismo em si. Jesus é nosso único Salvador (ver João 3:16; Atos 4:12; 2 Coríntios 3:11; 2 Coríntios 5: 17-21).

Assim, o batismo não é necessário para a salvação, no sentido de que somente Jesus pode nos salvar. Ele é nosso único Salvador. E o ato do batismo em si não nos salva. Mas isso não significa que o batismo não seja importante. Isso não significa que podemos ser batizados ou não como escolhemos – uma vez que acreditamos em Jesus e o aceitamos como nosso Salvador. Jesus disse: “Se você me ama, guarda os meus mandamentos” (João 14:15, NKJV). E Ele nos mandou ser batizados (ver Mateus 28: 18-20). Uma pessoa que ama Jesus e o aceita como seu Salvador, vai querer segui-lo no batismo.

O batismo é importante, porque é uma declaração pública que aceitamos a Jesus e estamos dando as costas à velha vida do pecado e agora confiamos em Jesus para viver uma nova vida como cristão. Quando somos colocados sob a água e ressuscitados, afirmamos simbolicamente que morremos para pecar, que nossa antiga vida de pecado foi enterrada e que fomos ressuscitados para uma nova vida em Jesus – assim como Ele morreu por nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou para a vida novamente (ver Romanos 6: 3-5).

Há várias semelhanças entre o batismo e o casamento. Quando um casal decide se casar, o ritual da cerimônia de casamento é realmente necessário para um namorado e uma namorada agirem como marido e mulher? Não, o casal ainda é a mesma pessoa antes do dia do casamento. No entanto, ainda em todo o mundo todo mundo quer ter uma cerimônia de casamento para anunciar publicamente que eles estão agora casados. O relacionamento do casal não é baseado no casamento, mas certamente significa muito para o marido e a esposa. O batismo é como se casar com Jesus. É o símbolo exterior de uma mudança interior. O batismo pode não ser necessário para salvá-lo, mas certamente significa muito para Jesus.

Assim como o casamento é a formação de uma nova família, o batismo é a entrada na família cristã. No casamento, toma-se o nome do parceiro, e no batismo tomamos o nome de Cristo (cristão). Deus planeja que o casamento seja uma experiência na qual o relacionamento pessoal do marido e da esposa está sempre crescendo e melhorando ao longo da vida. E Ele projeta o batismo para ser uma experiência na qual nosso relacionamento pessoal com Ele cresce e melhora ao longo de toda a nossa vida.

Então, o batismo é necessário para a salvação? Estritamente falando, Não. Porque a salvação vem somente através do sangue derramado de Jesus no Calvário (veja Romanos 3:25; 5: 9; Efésios 1: 7; Colossenses 1:20; Hebreus 9:22; Apocalipse 1: 5; etc. ). No entanto, aqueles a quem Jesus Cristo salvou o seguirão com alegria no passo extremamente importante do batismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.