O apóstolo Paulo está no céu? Por que ele queria morrer?

Pergunta: O apóstolo Paulo está no céu? Por que ele queria morrer?

Resposta: A primeira escritura a que você está se referindo em relação ao céu e ao apóstolo é Filipenses 1:23, onde Paulo declara que tem um forte desejo de deixar a vida e estar com Jesus. A segunda escritura está em 2Coríntios 5: 8 onde Paulo diz estar ausente do corpo, ou morto, é estar com Jesus Cristo.

Um aspecto importante a perceber aqui é que, no caso de qualquer um dos textos, Paulo não declara nada sobre um inferno ou lugar de tortura eterna ou de ter uma alma imortal (e ir diretamente para o céu ou para o purgatório quando você morrer). Essas crenças devem ser lidas nas escrituras (que se chama Eisegesis ).

Em teoria, uma pessoa poderia pensar que os seres humanos vão para o inferno ou para o céu quando morrem, mas ainda acreditam que as almas colocadas no fogo do inferno seriam eventualmente destruídas (não atormentadas para sempre). Em ambos os casos, o defensor da posição ortodoxa presumiria que a ressurreição não ocorre entre a morte e a presença do Senhor. No entanto, o apóstolo Paulo em 1Coríntios 15 pressupõe que viver para sempre só pode ser recebido por meio de uma ressurreição.

“Porque, se os mortos não ressuscitarem, então Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, a sua fé é fútil; você ainda está nos seus pecados! E também aqueles que dormiram em Cristo pereceram” (1Coríntios 15: 16 – 18, veja também o verso 22).

 

apostles-paul-barnabas O apóstolo Paulo está no céu? Por que ele queria morrer?
Apóstolos Paulo e Barnabé
Nicolaes Berchem, 1650

 

É necessário olhar para os versos importantes em qualquer tópico em vez de apenas descobrir uma doutrina de alguns que aparentemente favorecem uma determinada posição. Nem 2Coríntios 5: 8 nem Filipenses 1:23 afirmam que o apóstolo Paulo (ou qualquer crente para esse assunto) viria imediatamente a Jesus ou iria para o céu quando morressem.

Sabemos em Apocalipse 20 que as pessoas não são julgadas (as que não foram salvas durante esta vida na primeira vez) até o tempo após o reinado de 1.000 anos de Jesus Cristochegar ao fim.

Mas os outros mortos não voltaram a viver até que os mil anos terminassem. Esta é a primeira ressureição . . . (Apocalipse 20: 5).

O apóstolo Paulo nunca ensinou, nem a Bíblia ensina em qualquer lugar, que os humanos, quando finalmente morrem, são colocados no inferno – e muito menos serem puxados para trás mais tarde, julgados novamente, e depois recuados! Também não ensina que a recompensa dos salvos é um céu que está longe da terra. As escrituras a que nos referimos inicialmente não afirmam que os humanos têm algum tipo de alma imortal que é consciente quando está separada de um corpo físico.

É mais fácil dizer que em Filipenses 1:23, quando o apóstolo Paulo morreria, ele não estaria consciente de todo o tempo passando por ele enquanto ele estava na sepultura. Portanto, depois que o momento da morte chegar, seu próximo momento consciente será sua ressurreição e o retorno de Cristo à Terra.

Nenhum dos textos de Paulo diz quando os cristãos entram na presença do Senhor (por exemplo, o céu). Se eu dissesse que isso ocorreria quando Jesus voltasse (de acordo com 1Coríntios 15:23 e 1Tessalonicenses 4:14 – 17), não há nada em nenhum dos textos para contradizer essa crença.

Para entender o que Paulo realmente quer dizer, devemos basear nossa conclusão no que outras partes da Bíblia ensinam, e não em nossas próprias idéias prediletas, ou apenas pressupor que o que nos foi ensinado no passado é verdadeiro. Uma regra muito boa de estudar a palavra de Deus é que devemos permitir que a Bíblia defina e interprete a si mesma. No final, o apóstolo Paulo escolheu não querer morrer (Filipenses 1:24 – 25).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.