Maria e José eram cristãos?

Maria e José eram cristãos?

 

Maria e José eram cristãos na época do nascimento de Jesus? Por que Deus os usou para trazer o Salvador do homem ao mundo? Este artigo discutirá brevemente a resposta do casal a vários eventos importantes para provar que sua falta de compreensão espiritual mostra que eles não eram cristãos.

Primeiro, porém, precisamos definir o que é um cristão antes de discutir Maria e José. Segundo a Bíblia, uma pessoa convertida é alguém que tem o Espírito Santo de Deus habitando dentro deles (Romanos 8:14 – 16, 2Coríntios 1:22, Atos 2:38, Efésios 1:13 – 14). Esse espírito, que não é uma pessoa (por exemplo, a Trindade ), é o poder que Deus concede a humanos arrependidos para entender Sua verdade e construir um caráter justo.

O evangelho de Lucas registra três eventos importantes no início da vida de Jesus, onde Maria e José foram incapazes de entender o significado básico dos eventos que envolviam seu Filho milagroso.

 

O primeiro evento que analisaremos será quando anjos, após o nascimento de Jesus, anunciarem alegremente sua chegada a pastores fora de Belém (Lucas 2: 8 – 14). Depois de ouvir o que é proclamado, os pastores procuram e encontram o menino Jesus. Uma vez encontrados, eles revelam a seus pais humanos que seu filho é o tão esperado Salvador da humanidade (versos 11, 17).

 

Embora os pastores deixem Belém glorificando e louvando a Deus (Lucas 2:20), Lucas não registra nenhuma resposta de José e declara Maria, “guardando [guardou para si] todas essas palavras, ponderando sobre elas …” (verso 19, HBFV por toda parte). Embora a resposta silenciosa seja um pouco estranha, faz sentido se eles simplesmente não entendessem o rico significado do evento momentoso (ao contrário de incontáveis ​​anjos que o fizeram) que ocorreu bem na frente deles!

 

Quarenta dias após o nascimento de Jesus, Maria e José viajam para Jerusalém para apresentar seu filho no templo (Lucas 2:22 – 38). Depois que um sacerdote chamado Simeão abençoa a criança, ele revela profundas profecias sobre a identidade do bebê, sua próxima missão e até mesmo os múltiplos efeitos de seu ministério (versículos 29 – 32, 34 – 35).

Maria e José, no entanto, ficam perplexos quando ouvem as palavras de Simeão (Lucas 2:33). Sua incerteza sobre como responder é contrastada com a resposta de uma viúva íntegra chamada Anna. Depois de também ter o privilégio de ver o recém-nascido Salvador no templo, ela se alegra com seu nascimento. Sua alegria e compreensão de quem era Jesus a leva a espalhar a notícia por toda Jerusalém de que o prometido Redentor veio ao mundo (versículos 36 a 38)!

Fazendo o trabalho de seu pai

Nosso último exemplo, que é talvez o mais forte, de que Maria e José não eram cristãos (convertidos, salvos) durante a infância de Jesus vem quando ele tem doze anos de idade (Lucas 2:41 – 50). O casal assume, depois de deixar Jerusalém no final da Páscoa, que Jesus também deixou a cidade com parentes. Depois que descobrem que ele não está com parentes, eles correm de volta para a cidade. Após três dias de busca frenética e preocupante, eles encontram seu filho no templo.

Maria, sem dúvida infeliz com o comportamento de seu primogênito, repreende-o dizendo: “Filho, por que você lidou conosco dessa maneira? Veja, seu pai e eu ficamos muito angustiados enquanto procuramos por você” (Lucas 2:48).

A resposta respeitosa e corretiva de Jesus à queixa de seus pais é: “Por que você estava procurando por mim? Você não percebe que eu devo tratar dos negócios de Meu Pai (de Deus, não de José)?” (Lucas 2:49)

Escritura, depois que Jesus responde a seus pais, afirma: “Mas eles (Maria e José) NÃO ENTENDI as palavras que Ele lhes falou” (Lucas 2:50). Isso e sua falta anterior de compreender uma compreensão básica da identidade de Cristo e seu propósito só podem ser razoavelmente explicados se eles não fossem cristãos (não tinham o espírito de Deus).

Por que Deus os usou?

Por que Deus escolheu usar Maria e José , embora eles não tivessem o seu Espírito? Foi porque eles obedeceram às leis do Antigo Testamento, com o melhor de suas habilidades, e foram considerados justos por ele!

A Bíblia afirma que José era um “homem justo” quando ele queria inicialmente divorciar-se de Maria em particular (Mateus 1:19). Como um casal, eles obedeceram a lei de Deus tendo Cristo circuncidado no oitavo dia (Levítico 12: 3, Lucas 2:21).

Além disso, os pais humanos de Jesus obedientemente o apresentaram no templo quarenta dias depois de seu nascimento (Levítico 12: 6, 8, Lucas 2:22 – 24). Eles também guardaram os dias da Festa mandados por Deus, que incluíam a Páscoa (Deuteronômio 16:16 – 17, Lucas 2:41).

Eles já receberam?

Maria não receberia o espírito de Deus até que ela e muitos outros (inclusive os apóstolos) o recebessem e se tornassem cristãos no Pentecostes em 30 dC (Atos 1:14, 2: 1 – 4). Ela estará na primeira ressurreição dos mortos. Nenhum registro existe, no entanto, de Joseph receber o Espírito Santo antes de sua morte.

 

Fonte: http://www.biblestudy.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.