Homem segundo o coração de Deus

Homem segundo o coração de Deus

Homem Segundo o coração de Deus – O que Deus está procurando em uma pessoa ou igreja que ele pode usar de maneira poderosa? Por que parece que Deus abençoa uma pessoa ou igreja mais do que outra?O que Deus está procurando em uma pessoa ou igreja que ele pode usar de maneira poderosa? Por que parece que Deus abençoa uma pessoa ou igreja mais do que outra? Quando me refiro a ser abençoado, não estou me referindo à bênção financeira ou numérica, mas a uma bênção espiritual, um derramamento do Espírito de Deus. Encontramos a resposta na vida de Davi, para quem estamos olhando durante o verão. Davi começou como o menino pastor, o último dos oito filhos, e ainda assim ele foi escolhido por Deus para ser rei. Davi foi um dos reis mais bem-sucedidos da história do povo de Israel. Deus usou Davi de uma maneira poderosa. Davi não apenas experimentou grandes bênçãos como rei, mas o povo de Israel experimentou suas bênçãos. Segundo a Bíblia, havia uma coisa que diferenciava Davi de todos os outros: seu coração.

NVI 1 Samuel 16: 7 Mas o Senhor disse a Samuel: “Não considere a sua aparência ou a sua altura, porque eu o rejeitei. O Senhor não olha para as coisas que o homem olha. O homem olha para a aparência exterior; O SENHOR olha para o coração. ”

Deus estava olhando para o coração de Davi. Foi a razão pela qual Deus escolheu Davi. A maior qualificação de Deus não era inteligência, habilidades ou habilidades, ou aparência, mas uma pessoa segundo o coração de Deus. As escrituras nos lembram que Davi era um homem segundo o coração de Deus. O coração de Davi batia em sincronia com o de Deus. [Ilust. Metrônomo]. Tudo o que Deus se importava, Davi se importava. Tudo o que Deus amou, Davi amou. O que Deus queria ver realizado, Davi queria ver realizado.

O tipo de pessoa que Deus procura usar de maneira poderosa, o tipo de pessoa que Deus abençoa é aquela que segue o coração de Deus. Deus trabalha poderosamente na vida das pessoas e nas igrejas que têm um coração para ele.

O que significa ser uma pessoa segundo o coração de Deus?

Uma pessoa segundo o coração de Deus …

I. É obediente a Deus em todos os assuntos ou a vontade de Deus em todos os assuntos

A primeira prioridade de ser uma pessoa que tem um coração para Deus é fazer tudo o que Deus quer que façamos, realizar a vontade de Deus.

Jesus disse assim: “Se você me ama, obedeça aos meus mandamentos ( João 14:15 ).”

Homem Segundo o coração de Deus – Deus nos diz que se você quer estar atrás do meu coração, faça o que eu digo. A primeira vez que ouvimos sobre Davi ser um homem segundo o coração de Deus é durante o reinado de seu predecessor, Saul. Aparentemente, o profeta Samuel havia dito a Saul que esperasse sete dias por sua chegada para oferecer um sacrifício ao Senhor para receber sua bênção antes de sair para a batalha. Saul esperou, um dia, dois dias, três dias. Enquanto isso, o inimigo, os filisteus haviam reunido um enorme exército de soldados e carros prontos para a batalha. A cada dia o exército israelita aterrorizado se tornava cada vez menor. Finalmente, sete dias se passaram e nenhum Samuel. Então Saul decidiu que não podia esperar mais por Samuel, porque, caso contrário, não teria soldados suficientes para travar a batalha. Então ele escolheu oferecer o sacrifício ritual ao próprio Deus. Assim que Saul terminou o sacrifício, adivinha quem apareceu, isso mesmo Samuel. E ele não estava feliz. Samuel não estava feliz porque Saul violou sua ordem direta, seguindo em frente sem ele, e além disso Deus tinha maneiras específicas de oferecer sacrifícios, e elas só deveriam ser feitas por um padre, mais ninguém. Na impaciência de Saul, ele desobedeceu ao mandamento de Deus. E esta foi a resposta de Samuel:

NVI 1 Samuel 13:13 “Que tolice!” Samuel exclamou. Desobedeceu à ordem do SENHOR, teu Deus. Se tivesse obedecido, o SENHOR estabeleceria o seu reino sobre Israel para sempre. 14 Mas agora a sua dinastia deve terminar, pois o SENHOR procurou um homem segundo o seu próprio coração. já o escolheu para reinar sobre o seu povo, pois você não obedeceu à ordem do SENHOR. ”

A razão pela qual Deus tirou o reino dos descendentes de Saul foi porque ele desobedeceu aos mandamentos de Deus. Saul não fez o que Deus queria que ele fizesse. O tipo de rei que Deus estava procurando era uma pessoa que tinha um coração para Deus, em outras palavras, alguém que obedecesse aos mandamentos de Deus, uma pessoa como Davi.

Centenas de anos depois, depois de Jesus, outro sujeito chamado Saul, também conhecido como Paulo, ensinou sobre o que separava Saul de Davi e disse:

NVI Atos 13:22 “Depois de remover Saul, ele [Deus] fez de Davi seu rei. Ele testemunhou a respeito dele: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, um homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que eu quero que ele faça.’ ”

Ter um coração para Deus significa que obedecemos a tudo o que Deus nos pede, fazemos tudo o que Deus quer que façamos, não apenas os mandamentos que são convenientes para nós.

Deus não usará uma pessoa ou igreja de maneira poderosa sem seguir todos os mandamentos de Deus. Você não pode experimentar grandes bênçãos de Deus se não obedecer a Deus em todas as áreas da sua vida. Se o pecado persistir, Deus não pode nos abençoar. Isso não quer dizer que seremos perfeitos. Nem mesmo David era perfeito. Na semana passada, cobrimos o relacionamento adúltero de David com Bate-Seba e sua conspiração para assassinar o marido. Davi pecou, ​​mas também confessou e se afastou de seu pecado.

Podemos dizer que somos cristãos, o que é ótimo, mas você está atrás do coração de Deus? Seu coração bate em sincronia com o de Deus? Você se importa com o que Deus se importa? Você se importa com os comandos dele? Você deseja que todas as pessoas sejam salvas, conheçam a verdade e tenham um relacionamento com Deus (todas as pessoas não são apenas as pessoas legais ou pessoas como nós) (1 Tim. 2: 4), porque é isso que Deus se importa sobre. Deus se importa quando uma pessoa não tem uma refeição para comer, água limpa para beber, roupas nas costas ou um lugar para descansar a cabeça. Seu coração se parte pelas coisas que partem o coração de Deus? Pessoas que são maltratadas, maltratadas, tratadas injustamente, porque Deus se importa com pessoas que são maltratadas, maltratadas e tratadas injustamente.

Que nossa oração seja a de Davi:

NIV Salmo 19:14 Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis ​​aos seus olhos, ó Senhor, minha rocha e meu Redentor.

Seguir o coração de Deus é uma prioridade para experimentar as bênçãos de Deus, mas Davi não estava apenas satisfeito em fazer coisas para Deus agradá-lo. Davi realmente queria mais de Deus em sua vida. Vemos seu coração desejar nos Salmos, como o que lemos nesta manhã, Salmos 63 . lemos sobre como o coração de Davi não desejava apenas seguir o coração de Deus, mas seguir a Deus. Como poeta, compositor e músico, David é creditado com 73 dos 150 Salmos no livro de Salmos. Mais da metade. Os Salmos refletem o tipo de coração que Deus está procurando. Davi derramou seu coração a Deus em oração, poesia e canções.

Homem segundo o coração de Deus

II Paixão por Deus

As pessoas que têm um coração para Deus têm um desejo por mais de Deus em suas vidas. Assim como você tem fome de comida e sede de água, aqueles com coração para Deus têm uma alma que tem fome e sede de Deus.

Davi escreveu no Salmo 63 enquanto estava no deserto, fugindo de Saul:

“Ó Deus, você é meu Deus, eu te busco, minha alma tem sede de você; minha carne desmaia por você, como em uma terra seca e cansada onde não há água”.

Outros Salmos refletem imagens semelhantes de um desejo de Deus:

Cantamos anteriormente no Salmo 42 (que foi escrito pelos filhos de Corá, não por Davi):

“Como o cervo anseia por correntes de água, assim minha alma anseia por você, ó Deus. Você é o único que meu coração deseja e eu desejo adorar você.”

O coração de Davi não apenas batia junto com o coração de Deus; seu coração batia por Deus. Quando a arca da aliança, a caixa que Deus instruiu os israelitas a criar para ser o lugar onde a presença manifesta de Deus habitava. Quando a arca foi trazida a Jerusalém pela primeira vez, Davi dançou de alegria, o povo estava gritando e cantando, e empolgado porque a presença do Senhor estava entrando em Jerusalém.

Diríamos que somos um povo com uma paixão ou desejo por mais de Deus em nossa vida, como Davi? Vi pessoas apaixonadas por muitas coisas, mas raramente por Deus. Vi uma paixão pelo esporte (essa comunidade não é exceção). Podemos passar algumas horas em um evento esportivo, talvez até com mau tempo, mas uma hora ou mais adorando a Deus no domingo de manhã parece uma tarefa árdua. Podemos assistir duas horas de televisão por noite, mas 15 a 30 minutos de estar com Deus em oração e ler sua palavra parece uma eternidade.

Já decidimos por uma mentalidade “suficientemente boa”? Meu relacionamento com Deus é bom o suficiente, isso me levou até aqui. Estamos satisfeitos com o status quo. Infelizmente, tende a levar uma tragédia, uma grande transição de vida ou um período estressante em nossa vida antes de percebermos nossa fé inadequada em Deus. Pessoas que não parecem terrivelmente. [Cante com voz monótona]. Algumas pessoas disseram: “Bem, isso não é a minha personalidade”. Você sabe o que eu tenho a dizer sobre esse ‘papoila’, isso é bobagem certa. David não tinha medo de mostrar suas emoções.

Uma pessoa com um coração para Deus não está satisfeita com o status quo. Eles desejam mais de Deus em suas vidas. Eles estão ativamente engajados em fazer as coisas que Deus ama.

Homem segundo o coração de Deus

Deus honra e abençoa uma pessoa, uma igreja que deseja honestamente o coração de Deus e deseja mais dele.

Como nos tornamos mais como Davi, uma pessoa segundo o coração de Deus? Parece bom, talvez pensemos, eu gostaria de correr atrás do coração de Deus, mas não sinto isso, ou meu coração simplesmente não está nele. Em nossa cultura, muitas vezes entendemos mal do que se trata o coração. Pensamos no coração como sendo o lugar das emoções, dizemos “eu te amo de todo o coração”.

O coração é onde me sinto. Mas no AT o coração não era apenas o lugar das emoções. O coração também era o centro do pensamento e da vontade. Hoje, seria mais preciso chamarmos isso de coração e mente (Pv 4:23). Pensamos que o coração só pode ser mudado por um capricho, mas no sentido bíblico, o coração pode ser alterado pela vontade, por nossas decisões.

Em outras palavras, podemos escolher ter um coração para Deus. Persiga o coração de Deus até que você o sinta e, quando sentir, persiga a Deus ainda mais. Não se trata de fazê-lo quando o clima lhe impressiona, ou ‘não sinto amor por Deus’, é sobre o que escolho fazer.

Obedecerei a Deus em todos os assuntos, perseguirei a Deus, louvarei a Deus mesmo que não sinta vontade? Quando escolhemos ter um coração para Deus, Deus a honra, colocando-nos em posições de influência sobre os outros para construir o reino de Deus. Deus dá favor e influência às igrejas em sua comunidade.

Homem segundo o coração de Deus

Meditação da Comunhão

Homem Segundo o coração de Deus – Deus enviou seu Filho à terra, ele desistiu do esplendor do céu, viveu como um de nós, foi espancado e morto em uma cruz. Por quê?

Porque ele cuidou apaixonadamente de você e de mim e de todas as outras pessoas que viveram ou viverão neste planeta. Jesus desistiu de tudo por nossa causa, para que pudéssemos ser perdoados de nossos pecados, para que pudéssemos ter um relacionamento com Deus.

Ao fazer a comunhão nesta manhã, pense em refletir / meditar sobre quanto tempo Deus estava disposto a buscar por você. Deus fez isso como um presente gratuito para nós.

Depois do que Deus fez por nós, não devemos nos preocupar com as coisas com as quais Deus se importa? Nossos corações não deveriam desejar Deus e fazer a vontade dele?

Eu desafio você a refletir sobre isso ao avançar para a comunhão. Que resposta Deus deseja de você nesta manhã? Buscando perdão por desobedecer a Deus? Um vigor renovado para perseguir mais de Deus?

O que Deus está desafiando você a fazer esta manhã? Lembro que na frente da igreja, os altares estão abertos para a oração, se você precisar vir diante de Deus nesta manhã.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.