Se você sabe alguma coisa sobre o programa de TV Parks & Rec, você sabe que Ron Swanson adora bacon. Em um breve clipe , ele tenta pedir todo o bacon e ovos em uma lanchonete. Preocupado com o servidor vai entender mal, ele diz: “Espere, eu estou preocupado que o que você acabou de ouvir foi: ‘Dê-me um monte de bacon e ovos.’ O que eu disse foi: ‘me dê todo o bacon e ovos que você tem’. Voce entende?”

A preocupação de Ron Swanson de que sua ordem seria mal-interpretada me lembra uma preocupação semelhante que tenho sobre as abordagens evangélicas para a conquista de Canaã por Israel. Há o perigo de reinterpretarmos o chamado de Deus a Israel para “destruir completamente” os cananeus em Deuteronômio 13 e 20 como uma hipérbole por simplesmente derrotar seus inimigos.

Em seu pedido no restaurante, Ron Swanson queria deixar claro que ele exigia todo o bacon e ovos. Em seu chamado para que Israel guerreie contra os cananeus, Deus queria deixar claro que ele exigia a vida de todos eles. Se alguém tivesse batimentos cardíacos, fosse soldado ou homem ou mulher, ou criança ou gado, teria que ser interrompido.

Por que é que os evangélicos muitas vezes parecem entender mal o mandamento de Deus de “não mostrar misericórdia” aos cananeus como simplesmente uma instrução para “matar muitos bandidos?” Será que a razão pela qual freqüentemente higienizamos a violência do Antigo Testamento é porque não entendemos porque é necessário para o enredo bíblico?

Quando entendemos as quatro razões pelas quais Deus ordena a violência no Antigo Testamento, isso nos libera para entender corretamente a conquista de Canaã por Israel.

1. A violência do Antigo Testamento preserva a linhagem messiânica. A semente da mulher; a descendência de Abraão; o profeta como Moisés; o maior Josué; o filho de Davi: em todos esses aspectos, Deus promete manter uma linhagem que geraria um messias. As cenas violentas do Antigo Testamento nos mostram o caminho que Deus preserva a promessa de libertação messiânica que impulsiona o Antigo Testamento.

Em outras palavras, se os inimigos de Deus acabarem derrotando o povo de Deus, então a promessa de Deus falhará. Se Deus não protege seu povo de seus inimigos, então a linha de Jesus é cortada e não há salvação. Se não fosse pela violência do Antigo Testamento, então você e eu estamos indo para o inferno agora mesmo.

2. A violência do Antigo Testamento purifica o povo de Deus. A principal razão pela qual Deus chama seu povo para derrotar seus inimigos é para que as nações vizinhas não levem Israel a desviar-se da idolatria e do pecado. Deus sabe que seu povo se unirá a outros em pecado se eles não os vencerem primeiro.

Esse chamado à pureza é precisamente o motivo pelo qual vemos um padrão emergir na violência do Antigo Testamento. Enquanto Deus luta por seu povo em sua obediência fiel, ele luta contra o seu povo infiel em sua rebelião pecaminosa. Vitória para o puro; derrota para o impuro. Êxodo para os fiéis; exílio para os infiéis. Não é até a vida perfeita de Cristo que um novo Israel vem como o único fiel de Deus e alcança a coroa final da vitória.

3. A violência do Antigo Testamento profetiza o julgamento de Deus. Quando o povo de Deus conquista os inimigos de Deus na vitória, declara às nações vizinhas que Javé é o legítimo governante do universo. E quando os inimigos de Deus conquistam o povo de Deus em derrota, declara a Israel que a rebelião, mesmo pelo povo de Deus, é digna de julgamento.

A violência do Antigo Testamento assinala uma antecipação em tempo real de uma realidade do fim dos tempos para todos: aqueles que rejeitam o Rei receberão sua ira. Os inimigos do Antigo Testamento receberam o julgamento militar de Deus em conquista. Todos aqueles que estão fora de Cristo receberão o julgamento espiritual de Deus no inferno.

4. A violência do Antigo Testamento modela a expiação de Cristo. Na cruz e ressurreição, vemos a convergência do padrão de guerra santa do Antigo Testamento. Jesus é o messias conquistador que Deus luta pela vitória por causa de sua obediência fiel. Mas Jesus é também o portador da ira substituta a quem Deus luta contra o julgamento porque ele assume a nossa rebelião pecaminosa.

Na salvação, estamos unidos a Cristo para que ele nos conceda a vitória que não merecemos e que tenha a penalidade que devemos. Coberto pela justiça de seu sangue derramado, Deus vê os cristãos como seu povo fiel que ele permite encontrar a vitória duradoura na guerra espiritual pelo poder do Espírito.

Ron Swanson tinha uma razão para se preocupar com o fato de o garçom no restaurante não entender sua ordem para todo o bacon e ovos: parece desnecessário e até escandaloso que alguém demandasse muita comida. Existe o mesmo risco de entendermos erroneamente a violência do Antigo Testamento: parece desnecessário e até escandaloso que Deus exija essa conquista.

Mas se entendermos a violência do Antigo Testamento à luz do reino central da narrativa bíblica, isso nos permitirá reconhecer como esse derramamento de sangue preserva o messias de Deus, purifica o povo de Deus, profetiza o julgamento de Deus e padroniza a expiação de Cristo – nos provendo a esperança que todos nós desesperadamente desejamos.