Deus aprova a pena de morte no presente século 21?

A pena de morte é aprovada por Deus?

PERGUNTA: A pena de morte impede o crime? A Bíblia endossa esse tipo de punição?

RESPOSTA: A Bíblia não espera e já no seu inicio o tema já vem a tona , Deus fala sobre   a pena de morte para certas ações pecaminosas. Em Gênesis, logo depois que Noé deixou a arca, mas muitos anos antes da promulgação da lei no monte Sinai , encontramos Deus instruindo os seres humanos a punir aqueles que intencionalmente matam outra pessoa.

É a primeira vez que o Eterno diz aos humanos que é seu dever cumprir a pena de morte, como sociedade, contra aqueles que tiram a vida de uma pessoa inocente.

Quem derramar o sangue do homem, seu sangue será derramado pelo homem (a pena de morte) – pois Ele fez o homem à imagem de Deus (Gênesis 9: 6, HBFV por toda parte).

No antigo Testamento, de acordo com a lei bíblica, teve uma multidão de ofensas que veio com a pena da morte. Sob o antigo pacto, a “igreja” e o estado estavam unidos.

O dever do governo era fazer cumprir as leis da Torá contra aqueles que as violavam.

Exemplos bíblicos daqueles dignos da pena de morte incluem qualquer pessoa que encoraje as pessoas a adorar outros deuses além do verdadeiro de Israel (Deuteronômio 13: 5 – 15).

 

beheading-of-cosmas-and-damian Deus aprova a pena de morte no presente século 21?
Decapitação de Cosme e Damião
Fra Angelico, 1438 – 40

 

Qualquer um que trabalhou no sábado do sétimo dia também foi executado (Êxodo 31:14, 35: 2). Aqueles que praticavam as “artes negras” (por exemplo, médiuns) e aqueles que se entregavam a certos pecados sexuais também podiam contar com a morte como penalidade máxima por sua desobediência (Levítico 20: 6, 10 – 18, 27).

Desde o fim do antigo sistema de aliança (Hebreus 8: 6 – 8, 13, 9: 9 – 10), no entanto, tem havido uma separação entre igreja e estado no que concerne a Deus. Seu modo de governar, que é uma combinação daquilo que é tanto político quanto religioso, retornará à Terra após a segunda vinda de Jesus.

Nesse meio tempo, como Paulo declara, o Eterno escolheu usar e capacitar os governos humanos para manter a lei e a ordem, e para realizar a pena de morte (a pena de morte) quando justificada (Romanos 13: 1).

 

Tempo da Graça

O apóstolo Paulo escreveu o livro de Romanos enquanto ele era cidadão romano . O império tinha, na época, um governo que formalmente mantinha práticas pagãs e idólatras. Apesar disso, os cristãos foram ordenados a obedecer às leis de Roma, desde que não lhes dissessem para violar a vontade de Deus (cf. Atos 5:29).

Os romanos foram autorizados a impor a pena de morte por certos crimes (Romanos 13: 3-4). Os governos humanos hoje também possuem o mesmo direito básico.

De acordo com a Bíblia, a pena de morte impede os outros de cometer ofensas de capital (apesar do que os outros possam dizer)!

A instrução de Deus sobre como lidar com aqueles convencidos de afastar as pessoas dele declara: “E você deve apedrejá-lo com pedras (punir a pessoa com a morte) para que ele morra porque ele tentou afastá-lo do Senhor seu Deus. E todo o Israel ouvirá e temerá, e nunca mais cometerá tais iniqüidades. (Deuteronômio 13:10 – 11, veja também 21:21).

Cientistas sociais seculares debateram durante anos que tipo de punição deveria ser aplicada a alguns dos mais hediondos crimes cometidos. Aqueles que acreditam no que a palavra de Deus ensina, no entanto, são obrigados a acreditar quando diz que a morte é um impedimento efetivo para o crime. No mínimo, tirar a vida de uma pessoa culpada por crimes sérios certamente os impede de realizar mais males!

O Deus da Bíblia acredita e ensina o uso adequado da pena de morte para punir os piores malfeitores. Os cristãos de hoje não receberam a autoridade para realizar tal punição, em parte porque sua cidadania primária está no céu (Filipenses 3:20). Os governos do homem receberam a responsabilidade de manter a lei e a ordem, e punir aqueles que praticam o mal, até que Jesus Cristo retorne.

One thought on “Deus aprova a pena de morte no presente século 21?

  1. Pingback: Palavra do dia - Inicie o dia recebendo uma palavra do coração de Deus

Deixe uma resposta