Conhecendo Jesus Cristo

Conhecendo Jesus Cristo

Veja o ensinamento de Jesus sobre Sua identidade, o que Ele disse sobre Si mesmo…



Por Steven L. Pogue

Se você entregou sua vida a Cristo, você tem um relacionamento com ele. Esse é um ótimo começo! Desenvolver esse relacionamento envolve conhecê-lo melhor.

biblecloseup Conhecendo Jesus CristoA melhor maneira de aprender sobre Jesus é ler as Suas afirmações sobre a Sua identidade nos Evangelhos. Os Evangelhos são os quatro primeiros livros do Novo Testamento e contam as “boas novas” (que é o que o evangelho significa) de Jesus Cristo. Eles foram escritos no primeiro século dC e foram baseados em relatos de testemunhas oculares da vida de Jesus.

Jesus nasceu por volta de 4 ou 5 aC (nossos calendários estão um pouco errados). A nação de Israel esteve sob ocupação estrangeira quase continuamente desde o século VII aC, e os judeus lutaram para manter a identidade nacional. Todo judeu fiel acendeu a esperança de que um dia o Messias aparecesse e providenciasse a salvação da nação, derrubando o domínio romano. O Messias é uma palavra hebraica que significa “o ungido”, e Cristo é um título, não o sobrenome de Jesus.

A maior parte dos relatos do Evangelho é dedicada aos três anos que Jesus passou ministrando ao redor do mar da Galiléia, no norte de Israel. Eles nos falam da vida e dos ensinamentos de uma pessoa única. Jesus, os Evangelhos explicam, demonstraram seus poderes divinos curando doentes, cegos e coxos; levantando os mortos; andando na água e acalmando uma tempestade no mar. O ensinamento de Jesus carecia do legalismo e da piedade que caracterizavam grande parte do judaísmo contemporâneo. Ele se tornou tremendamente popular entre as massas na Galiléia.

Durante todo o seu ministério, Jesus continuou apontando o povo para si mesmo. As massas queriam um libertador político. O establishment religioso queria que suas posições de poder e piedade fossem reconhecidas. Jesus não acolheu nenhum dos dois grupos.

Vamos examinar quatro incidentes no Evangelho de João para determinar o que Jesus afirmou sobre si mesmo.

João 5: Jesus ensinando que Deus é seu pai

J-confronted Conhecendo Jesus CristoNo Evangelho de João, capítulo 5, Jesus foi abordado por líderes religiosos judeus para curar um inválido no sábado (o “Dia do Descanso” judeu). Eles consideraram qualquer gasto de esforço naquele dia uma violação do mandamento de Deus para mantê-lo como um dia de descanso. Ao longo dos séculos, eles meticulosamente codificaram o que era permissível, e a ação de Jesus exibia suas regras estritas.

Jesus defendeu sua ação de cura no sábado, explicando que Deus, como o sustentador do universo, nunca descansa, mas continuamente continua trabalhando. E Deus está sempre fazendo o bem na história humana. Já que Deus não pode parar seu trabalho: “Meu Pai constantemente faz o bem, e eu estou seguindo seu exemplo.” Então os líderes Judeus estavam mais ansiosos para matá-lo porque além de desobedecer às leis do Sábado, Ele falou de Deus como seu Pai, tornando-se igual a Deus (Jo 5: 17,18).

Os judeus viram a afirmação de Jesus de divindade como uma blasfêmia virulenta. Durante os séculos de ocupação por nações estrangeiras, muitos judeus haviam sofrido terríveis sofrimentos para permanecer fiéis à adoração de Jeová, o único Deus verdadeiro. Como Jesus, um bom judeu, poderia pensar em dizer que Ele era igual a Deus?



João 8: Jesus ensinando que sempre existiu

Três capítulos depois no Evangelho de João, Jesus está conversando novamente com os líderes judeus. Ele estava em Jerusalém para a Festa dos Tabernáculos, uma celebração que comemorava a direção de Deus para Moisés e a nação de Israel durante sua jornada do Egito para a Terra Prometida.

Nesta conversa, Jesus fez várias reivindicações. Ele disse que Ele era a luz do mundo, que Ele podia libertar os homens do pecado e que qualquer um que acreditasse Nele não morreria. Os líderes judeus ficaram novamente indignados com suas afirmações aparentemente absurdas, mas aparentemente decidiram agradá-lo, na esperança de revelar suas inconsistências. Nem mesmo Abraão, venerado fundador do judaísmo, alegou ser imortal, então como poderia Jesus afirmar isso? Jesus respondeu: “Teu pai Abraão se alegrou ao pensar em ver meu dia; ele viu e ficou feliz ”.

“Você ainda não tem cinquenta anos”, os judeus disseram a ele, “e você viu Abraão!”

“Eu lhe digo a verdade”, respondeu Jesus, “antes que Abraão nascesse, eu sou!”

Com isso, pegaram pedras para apedrejá-lo … (João 8: 56-59, NVI).

Suas observações foram ainda mais inflamatórias por causa de seu uso das palavras, eu sou. No Antigo Testamento, Moisés viu uma sarça ardente enquanto cuidava de ovelhas no deserto. Aproximando-se do mato, Deus de repente falou com Moisés e disse-lhe para retornar ao Egito e expulsar os israelitas da escravidão. Deus assegurou a Moisés que ele estaria com ele.

Moisés pediu a Deus que ele deveria dizer que o enviou. Deus respondeu: “Eu sou quem eu sou. Isto é o que você deve dizer aos israelitas: ‘EU SOU me enviou a você’ ”(Êxodo 3:14, NVI). EU SOU não era tanto um rótulo para Deus como era uma indicação da capacidade completa de Deus de libertar os israelitas do cativeiro. Jesus atribuiu esse mesmo nome e poder a si mesmo.

João 10: Jesus ensinando que ele é igual a Deus

J-leaders Conhecendo Jesus CristoEsta terceira reivindicação é registrada no décimo capítulo de João. Ocorre na Festa da Dedicação, ou Hanukkah. Jesus está novamente em Jerusalém, e há uma especulação considerável entre as multidões e líderes religiosos: Jesus anunciará que Ele é o Messias? A tradição sempre ensinou que o Messias seria revelado em uma dessas festas.

Os líderes judeus se reuniram em volta de Jesus e perguntaram se Ele era o Messias. Pode ter sido uma curiosidade genuína, mas é mais provável que eles pretendessem preparar uma armadilha para Jesus, forçando-o a dizer algo que justificasse sua prisão e execução. Em vez de lhes dar uma resposta direta, Jesus disse que Ele já havia dito a eles quem Ele era e que eles não haviam crido nEle:

“As minhas ovelhas reconhecem a minha voz e eu as conheço, e elas me seguem… meu Pai as deu para mim… eu e o Pai somos um”.

Então, novamente, os líderes judeus pegaram pedras para matá-lo.

Jesus disse: “Por orientação de Deus, fiz muitos milagres para ajudar o povo. Por qual deles você está me matando?

Eles responderam: “Não por um bom trabalho, mas por blasfêmia; você, um mero homem, se declarou como Deus ”(João 10: 27-33).

João 11: Jesus ensinando que ele oferece a vida eterna

Lázaro, um amigo próximo de Jesus, ficou doente. Ele morava em Betânia, a menos de três quilômetros a leste de Jerusalém. Naquele momento Jesus estava a muitos quilômetros mais a leste, ministrando ao longo do rio Jordão. Depois que ele ouviu falar da doença de Lázaro, Jesus esperou dois dias antes de partir. Quando chegou a Betânia, Lázaro já estava morto e enterrado.

Marta, a irmã de Lázaro, saiu ao encontro de Jesus e exclamou que seu irmão ainda estaria vivo se Jesus tivesse chegado mais cedo. Então segue esta troca:

Jesus disse a ela: “Seu irmão ressuscitará”.

Marta respondeu: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição no último dia”.

Jesus disse a ela: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em mim viverá, embora morra; e quem vive e acredita em mim nunca morrerá. Você acredita nisso?

“Sim, Senhor”, ela disse a ele, “creio que você é o Cristo, o Filho de Deus, que viria ao mundo” (João 11: 23-27, NVI).

Jesus se aproximou da tumba em forma de caverna onde Lázaro foi enterrado. Orando em voz alta, Ele agradeceu ao Pai por ouvi-lo: “Eu sabia que você sempre me ouve, mas eu disse isto para o benefício das pessoas que estão aqui, para que creiam que você me enviou: (João 11:42, NVI) . Terminada a oração, Jesus ordenou a Lázaro que deixasse o sepulcro, e o morto saiu, ainda envolto em roupas de sepultura.



O que Jesus afirma de divindade significa

J-trial Conhecendo Jesus CristoJesus fez o que pareciam ser afirmações extravagantes sobre Si mesmo: igualdade e unidade com Deus, pré-existência eterna e a fonte da vida eterna. Estas não são as declarações de um mero mortal (pelo menos um sã). Jesus também declarou que Ele tinha autoridade final sobre toda a terra, que Ele um dia retornaria e julgaria a terra, que Ele poderia perdoar o pecado e que Ele era o único caminho para Deus. Ele disse que Ele poderia dar vida e encher a maior fome do homem. Ele se chamou o Filho do Homem, um termo profético do Antigo Testamento para o Messias. Ele permitiu que outros o adorassem, embora os judeus adorassem somente a Deus.

Durante o julgamento que precedeu a crucificação, os líderes judeus disseram isso ao governador romano Pilatos: “Temos uma lei e, de acordo com essa lei, ele deve morrer porque alegou ser o Filho de Deus” (João 19: 7, NVI). ). Jesus de Nazaré foi morto não pelo que fez, mas por quem alegou ser. CS Lewis, professor de literatura da Universidade de Cambridge que viajou do ceticismo ao cristianismo, observou certa vez: “Estou tentando impedir que alguém diga a coisa realmente tola que as pessoas costumam dizer sobre Ele: ‘Estou pronto para aceitar Jesus como um grande mestre moral. mas não aceito sua pretensão de ser Deus. Essa é a única coisa que não devemos dizer. Um homem que era apenas um homem e disse o tipo de coisas que Jesus disse que não seria um grande professor de moral. Ele seria ou um lunático – em um nível com o homem que diz que ele é um ovo escalfado – ou então ele seria o Diabo do Inferno. Você deve fazer a sua escolha, ou este homem era, e é, o Filho de Deus: ou então um louco ou algo pior ”.1

A vida e o ensinamento de Jesus são únicos

De todos os fundadores das principais religiões do mundo, somente Cristo afirmou ser Deus! Abraão, Maomé, Confúcio, Buda – nenhum alegou ser Deus. Buda, por exemplo, disse aos seus discípulos, perto do fim de sua vida, que não se preocupassem em lembrar-se Dele, mas que se lembrasse de seu ensinamento sobre o Caminho da Iluminação.

Cada um desses fundadores das religiões do mundo pode se divorciar de seu ensino sem uma perda total e irreparável para essa religião. Mas o cristianismo é edificado sobre Cristo: quem ele afirmou ser e o que fez. Seu ensinamento é quase embaraçosamente autocentrado. O que mais pode ser dito de alguém que declara: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim ”(João 14: 6). Mas se as afirmações de Jesus são verdadeiras, então suas declarações são cheias de esperança. Nós podemos conhecer a Deus porque Jesus é Deus.

Totalmente Deus e Totalmente Homem

J-walking Conhecendo Jesus CristoJesus Cristo não é apenas totalmente Deus, mas também é totalmente homem. Ele experimentou a fome e a sede, a solidão e a dor da traição e da rejeição. Ele sofreu a humilhação de ficar nu na cruz. Ele experimentou tentações. Ele na comida de verdade, chorou de verdade com a morte de um amigo e perdeu sangue de verdade durante a crucificação. Até mesmo a ressurreição dele era física. Jesus Cristo foi totalmente homem.

O que significa para nós que Jesus Cristo é totalmente Deus e totalmente homem?

jesus-2-710x400 Conhecendo Jesus Cristo

1. Porque Jesus é Deus, Ele é digno de nossa adoração. Devemos tratá-lo como Deus, com reverência e respeito. Jesus não é nosso amigo; Ele é nosso Senhor.

O senhorio de Jesus significa permitir-lhe direção sobre todas as áreas da nossa vida: não só o nosso culto religioso e nossas devoções particulares, mas a nossa carreira, nossa família, nossas finanças, nossas atitudes. Conhecer a Cristo deve afetar nosso relacionamento com os outros e o que assistimos na televisão. Dar a Cristo o controle dessas áreas não é o que nos leva ao céu; [dar controle a Cristo] é uma resposta ao nosso eterno relacionamento com ele. Ele é o seu poderoso Senhor, amá-lo, adorá-lo.

2. Porque Jesus é Deus, Ele é capaz de lidar com todos os nossos problemas. Não há nada que enfrentamos que Deus não possa superar. Jesus é o “EU SOU” que pode fazer todas as coisas. Jesus afirma que Ele é capaz de fazer todas as coisas funcionarem para o bem em nossa vida (Romanos 8:28). De fato, Ele é “capaz de fazer imensuravelmente mais do que tudo o que pedimos ou imaginamos” (Efésios 3:20, NVI). Ao conhecer Jesus melhor, espero que você veja que Ele tem o poder de fazer em sua vida o que Ele promete.

3. Porque Jesus é Deus, Ele foi capaz de nos reconciliar com Deus. Jesus é mais que um amigo. Ele é nosso Salvador.



4. Porque Jesus é totalmente homem, Ele é capaz de se identificar com todas as nossas necessidades e problemas. Não há nada do que passamos que Ele não possa entender: “Porque Ele mesmo sofreu quando foi tentado, Ele é capaz de ajudar aqueles que estão sendo tentados” (Hebreus 2:18, NVI). Vivendo entre nós, Jesus compreendeu perfeitamente tudo o que sentimos.

5. A identidade de Jesus como plenamente homem afirma nossa humanidade. Nós não nos tornamos mais cristãos, tornando-nos menos humanos. Deus nos criou à sua imagem e quer que aproveitemos a vida com todas as suas possibilidades. Ele deu a cada um de nós talentos e habilidades que Ele quer que desenvolvamos.

Isso não significa que seguir a Cristo o tornará saudável e rico (embora isso o torne sábio!).

Haverá sacrifícios pessoais. Você pode ter que desistir do que é confortável: um estilo de vida antigo, hábitos privados, um plano de carreira, sucesso financeiro, até mesmo sua vida. Mas permita o ensinamento de Jesus em sua vida, aprendendo com Ele, apoiando-se nele. É o que torna a vida ótima.

One thought on “Conhecendo Jesus Cristo

  1. Pingback: 📙 Pregação Evangelica → Estudo bíblico → Esboço Pregação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.