Como Ser um Cristão Estranho Sem Ser um Cristão Estranho

Como Ser um Cristão Estranho Sem Ser um Cristão Estranho

Ser cristão significa ser estranho. Não me refiro a danças com cobras esquisitas, embora Dances With Snakes possa ser um ótimo filme, especialmente se estrelado por Kevin Costner e Robert Duvall. Não, eu estou falando sobre a verdadeira e santa estranheza. Se realmente seguirmos e obedecermos a Jesus, veremos o mundo como estranho, estranho e possivelmente um pouco instável. Afinal, que pessoa “normal” procura combater a luxúria sexual? Qual pessoa “normal” quer doar parte significativa de sua renda? Que pessoa “normal” perdoa seus inimigos e faz bem a quem os maltrata? Qual pessoa “normal” empolga toda a esperança em um Messias moribundo e em ascensão? Seguir Jesus significa dizer “não” a muitas das coisas que o mundo ama e considera normais. Muitas vezes, significa ofender os outros por causa da obediência a Jesus.

No topo da inerente estranheza mundana do cristianismo, o evangelho é inerentemente ofensivo. O evangelho é uma afronta à nossa justiça própria. Diz-nos que somos maus, que Deus é santo e que não podemos ganhar o caminho para Deus. Em 1 Coríntios 1:18 , diz:

Pois a palavra da cruz é loucura para aqueles que estão perecendo, mas para nós que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.

Para aqueles que não conhecem a Deus, a mensagem do evangelho é loucura. Insanidade. Estupidez. Absolutamente ridículo. É uma pedra de tropeço para os judeus, insanidade para os muçulmanos e estupidez para os ateus.

Como seguir a Jesus é “esquisito” e a mensagem do evangelho é “loucura”, precisamos cuidar para que não acrescentemos obstáculos adicionais à mensagem do evangelho. Devemos nos esforçar para assegurar que a única coisa que os incrédulos tropeçam é o evangelho, e que a única ofensa é a ofensa do próprio Jesus Cristo. Se um incrédulo associa uma das minhas preferências à mensagem de Jesus, criei uma barreira adicional para o evangelho.

Tim Keller diz:

Se algum aspecto de uma nova cultura não comprometer o evangelho e torná-lo mais acessível aos outros, não há motivo para não se adaptar a esse elemento por cortesia e amor – mesmo que não seja sua preferência. Caso contrário, o evangelho pode, por sua causa, parecer “desnecessariamente alienígena”. Devemos evitar desligar os ouvintes porque somos culturalmente ofensivos, e não o evangelho…. Contextualização apropriada [do evangelho] significa causar o escândalo correto – aquele que o evangelho representa para todos os pecadores – e remover todos os desnecessários. ( Igreja do Centro , 111)

O que isso significa praticamente? Significa que devemos nos certificar de que nunca transformamos o evangelho em “Jesus + minha preferência”. O ensino em casa clássico é uma boa opção de educação? Certo. Mas não é o evangelho. É inteligente pensar em diferentes opções de vacinação? Sim. Mas a vacinação não é o evangelho. Os hinos são valiosos para cantar na igreja? Sim. Não o evangelho. A vida orgânica é uma opção de estilo de vida saudável? Sim. Não o evangelho. Os republicanos (e democratas) têm algumas idéias valiosas? Sim. Não o evangelho. Você entendeu.

Devemos sempre ter o cuidado de distinguir entre nossas preferências e o evangelho. Eu nunca quero que alguém se sinta fora de lugar em minha igreja se eles não estudarem em casa, ou comerem de uma determinada maneira, ou se apegarem a um conjunto particular de idéias políticas não-bíblicas. Quando um incrédulo entra em minha igreja, sei que tropeçarão em Jesus e na mensagem do evangelho. Eu não quero adicionar nenhum obstáculo adicional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.