Como podemos dar graças em todas as circunstâncias?

Agradeça em todas as circunstâncias; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para você. ( 1 Tessalonicenses 5:18 )

Em um artigo separado , descrevi resmungos como o sotaque do inferno e a gratidão como o sotaque do céu. Mas, como muitos de nós se preparam para celebrar o Dia de Ação de Graças, vamos dar uma olhada mais de gratidão.

Mais especificamente, como é possível obedecer 1 Tessalonicenses 5:18 e “dar graças em todas as circunstâncias”, especialmente se nossas circunstâncias são horríveis? O que alimenta a ação de graças quando a vida parece ser um desencorajamento, desapontamento, doença, desastre e morte após o outro?

Há apenas um caminho. E Jesus é o caminho ( João 14: 6 ) e mostra o caminho.

Eucharisteo: Obrigado na cara do horror

O melhor lugar para ver Jesus nos mostrando o caminho é no cenáculo, onde ele “tomou pão, e quando ele deu graças, ele quebrou e deu a eles, dizendo: ‘Este é o meu corpo, que é dado para você. . Fazei isto em memória de mim ‘”( Lucas 22:19 ).

 

A palavra grega para “obrigado” neste verso é eucharisteo . E a melhor pessoa que conheço para descompactar essa palavra é Ann Voskamp :

A raiz da palavra eucharisteo é charis , que significa “graça”. Jesus pegou o pão e o viu como graça e deu graças. Ele pegou o pão e soube que era presente e deu graças. Eucaristia , ação de graças, envolve a palavra grega para graça, charis. Mas também tem sua derivada, a palavra grega chara , que significa “alegria”. Charis. Graça. Eucharisteo Ação de graças. Chara. Alegria. (Conversa Eucharisteo)

Agora, vamos pensar por um momento sobre o que o eucharisteo de Jesus significava.

Obrigado, Pai, que meu corpo, simbolizado por este pão, esteja prestes a ser brutalmente quebrado e eu estou prestes a ser (momentaneamente) condenado por sua ira ( Isaías 53:10 ) para que você receba a suprema glória em poder perdoar pecadores indignos ( Filipenses 2:11 ) e eu vou compartilhar eternamente alegria completa ( João 15:11 ; Salmo 16:11 ) com centenas de milhões de pecadores perdoados feitos justos através do meu sacrifício ( Isaías 53:11 ).

O agradecimento de Jesus não se baseou em suas atuais circunstâncias. Ele estava prestes a suportar o pior horror possível. Ele sentiu-se grato ao Pai pela graça e glória que estava vindo por causa da cruz e isso lhe deu alegria . Eucharisteo .

Alegria Futura Alimenta Sua Resistência Agradecida

eucharisteo de Jesus foi alimentado por sua crença na graça futura . Isso é o que o autor de Hebreus quis dizer quando escreveu isso,

 

Jesus, o fundador e consumador da nossa fé. . . porque a alegria que foi colocada diante dele suportou a cruz, desprezando a vergonha e assentada à destra do trono de Deus. ( Hebreus 12: 2 )

Os olhos de Jesus estavam em sua alegria futura. Ele passou pela cruz não se concentrando na cruz, mas na alegria prometida que resultaria disso.

É aí que Deus quer seus olhos: na alegria futura que ele prometeu a você.

O que você tem que olhar para frente

E qual é a sua alegria futura? O melhor futuro possível que você poderia imaginar – se você acreditar.

  • Você terá o dom gratuito do perdão completo para todos os seus pecados que se estendem para sempre ( Romanos 6:23 ).
  • Você nunca terá que merecer sua justificação mantendo a lei ( Gálatas 2:16 ).
  • Você terá todas as suas necessidades reais fornecidas na terra ( Filipenses 4:19 ).
  • Você receberá toda a graça que precisa em todos os momentos para que você seja abundante em toda boa obra que Deus tem para você ( 2 Coríntios 9: 8 ).
  • Deus completará o bom trabalho que ele começou em você ( Filipenses 1: 6 ).
  • Você será ressuscitado dos mortos e nunca mais morrerá novamente ( 1 Coríntios 15: 52–53 ).
  • Isso significa que em breve você verá Jesus, estará com ele ( 2 Coríntios 5: 8 ) e será como ele ( 1 João 3: 2 ).
  • Naquele dia conhecerás pela primeira vez a alegria plena e não-poluída ( Salmo 16:11 ).
  • Você estará completamente livre de toda a corrupção ( Romanos 8:21 ).
  • Você terá Deus para sempre ( 1 Pedro 3:18 ) como sua excessiva alegria ( Sl 43: 4 ).

E isso é apenas uma pequena amostra! A alegria diante de vocês é a mesma alegria que Jesus colocou diante dele, porque você é um herdeiro do reino com ele ( Romanos 8:17 ).

Olhe para o conjunto de alegria antes de você

Então agora você tem problemas. Tudo bem. Jesus disse que você faria ( João 16:33 ). E Jesus realmente entende ( Hebreus 4:15 ).

 

De fato, o problema que você suporta tem um propósito: nele você está mostrando a realidade de Jesus para o mundo de uma maneira única. O reino de Deus é mais claramente mostrado na terra quando os cristãos sofrem com gratidão os problemas presentes porque eles vêem um peso futuro de glória que faz tudo o que este mundo lança sobre eles como “aflições momentâneas de luz” em comparação ( 2 Coríntios 4:17 ).

Então, como você pode agradecer em todas as circunstâncias? Há apenas um caminho: o caminho de Jesus. Olhe para a alegria diante de você. Olhe para a alegria! Se a alegria futura que Jesus promete é real e você acredita nele, não há circunstância que possa roubar sua ação de graças.

Que todas as suas celebrações do Dia de Ação de Graças sejam encharcadas em eucharisteo .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.