6 Dicas de Como Ler a Bíblia

como ler a biblia sozinho

 

Fala galera! Douglas Gonçalves por aqui e essa semana eu queria falar sobre um tema que muita gente me pede não apenas online, mas também off-line. Várias pessoas me pedem para falar sobre:

  • Como ler a Bíblia?
  • Como é que é o meu devocional?
  • Como é que eu estudo a Bíblia?

E eu queria dar algumas dicas pra você hoje aqui. Mas antes de dar essas dicas, muita gente pergunta também qual é a versão da Bíblia que eu uso. E eu uso a Almeida século 21. Uso ela e uma nova que surgiu agora. É a NVT, Nova Versão Transformadora, que também tá muito bacana. Recebi da Mundo Cristão. Fui até no evento de lançamento dessa versão. Vale a pena você conferir, porque ela consegue misturar a fidelidade do texto com uma linguagem mais contextualizada que vai te ajudar muito a entender as Escrituras.

Mas vamos lá: eu queria dar algumas dicas pra você que quer mergulhar na Palavra de Deus.

 

 

Primeira dica: Ore antes de começar

Sim, peça para Deus te guiar nisso que você está fazendo. O que é doido da Bíblia gente, é que você pode ler na presença do autor. No meio do texto, se você tá com uma dúvida, você pode chegar para o autor e falar: Por favor me explica o que você quis dizer aqui?

Imagina que você tá lendo lá um livro do John Piper, lendo um livro do Francis Chan e aí, no meio do livro, você tá com uma dúvida e você fala: Francis, John Piper, senta aqui o que você quis dizer aqui? Imagina que grande oportunidade seria isso? E é exatamente a oportunidade que você tem na Bíblia. Você está na presença do autor. A Bíblia foi escrita por homens, mas na verdade inspirada pelo Espírito Santo.

adulto-lendo-as-escrituras-sagradas-642x400 6 Dicas de Como Ler a Bíblia

Segunda dica: Leia Bíblia sem comentários

Leia Bíblia sem comentários bíblicos. Por exemplo, essa minha aqui não tem comentários bíblicos. É apenas o texto, purinho, sem nenhum comentário bíblico embaixo, sem notas de rodapé comentando os versículos. Mas porquê? Eu não tenho nada contra os comentários bíblicos, amo os comentários bíblicos.

Eu tenho a Bíblia Shedd, comentada toda pelo Russel Shedd e acho maravilhosa. Tenho comentários bíblicos, aquelas coleções de cinco, seis livros e uso eles. Mas na sua leitura inicial do texto, você precisa ter a sua interpretação e revelação em relação ao texto. A verdade é que os comentários bíblicos começam a nos deixar preguiçosos porque a gente pega o texto e já vai ler o que aquele autor interpretou e Deus quer ensinar você a preparar a sua refeição. Deus quer falar com você. Deus quer se revelar a você. Então, nessa primeira leitura, não leia nenhum comentário bíblico. Vá você no texto e comece a ler, comece a ler e comece a tirar as suas conclusões em relação àquele texto.

Mais pra frente eu vou dar uma outra dica, porque tirar as próprias conclusões pode ser um pouco perigoso. Mas, se você seguir a outra dica, não vai ser perigoso.

Terceira dica: Leia grandes porções das Escrituras

 

Isso aqui é muito importante, talvez um dos erros que o pessoal mais tem cometido. Às vezes a gente vai fazer nosso devocional e a gente chega e lê um versículo. E realmente um versículo é suficiente pra você ficar, às vezes dez dias, pensando sobre ele, estudando sobre ele. Mas eu queria te encorajar a ler grandes porções da Palavra de Deus. Por que? Porque aquele versículo só faz sentido dentro de um contexto. O que você precisa entender é que cada livro da Bíblia foi escrito com um propósito e aquele versículo que está ali está servindo como parte para esse propósito do livro todo. Então, você precisa entender o que o livro de Mateus tem como propósito e aí ver como aquele versículo ali se encaixa no propósito do livro.

Imagina que você pegasse um livro qualquer, um livro de alguma história e aí você abrisse ele no meio e pegasse um parágrafo e lesse lá um parágrafo com a fala de um dos personagens. Aquela fala só faria sentido e só vai ser interpretada da forma correta se você souber a história. Se você souber o que tá acontecendo com os personagens, aí você entende: “Ah! Ele falou isso porque o autor queria passar a ideia total do livro!”.

Leia grandes porções. O que eu encorajo você a fazer? Primeiro, lê o livro inteiro, se possível numa sentada só. Por exemplo, o livro de Mateus você demoraria mais ou menos uma hora e meia, dependendo do seu ritmo, duas horas de leitura. Cara é o tempo de um filme! Então se você puder leia o livro numa sentada só. E só quando você faz uma leitura assim é que você consegue perceber algumas coisas, porque se eu ler o capítulo 1 hoje e o capítulo 28 daqui vinte e oito dias, quando eu chegar no final, eu não lembro do começo, dos detalhes. Mas quando você lê numa sentada só, você consegue perceber muitas coisas diferentes no texto. E aí quando você tiver uma ideia inteira do livro, começa a estudar então pequenas porções. Mas mesmo quando você for parar num versículo, lê o capítulo inteiro, lê o que está antes, lê o que está depois para entender porque que ele tá ali no meio.

Quarta dica: Reserve tempo e concentração para ler a Bíblia

Gente, não vai dar certo se você quiser ler dez minutos, depois mais quinze, e depois no final do dia, vinte minutos. Não vai dar certo! Você precisa de tempo. Você precisa dedicar tempo para isso. O tempo que a gente gasta com o Youtube, Facebook, Twitter, Instagram e com seu Snapchat. Você tem tempo de sobra, é só questão de prioridade.

Reserva um tempo legal pra você fazer isso e um ambiente de concentração pra que você não seja interrompido no que você tá fazendo, pra que seja um raciocínio contínuo e você possa realmente mergulhar na Palavra de Deus.

Quinta dica: Compartilhe aquilo que você entendeu das Escrituras

E aqui tá a dica que vai te proteger em relação a interpretar a Bíblia sozinho. Chega para outras pessoas e fala: “olha, eu estava lendo tal texto e olha só o que eu percebi”. E fala pra ela, principalmente com cristãos mais velhos, por que? Porque eles vão poder falar pra você: “você interpretou errado, esse texto está querendo dizer isso” ou eles vão falar pra você: “nossa que legal e ainda também tem tal coisa” e ele vai completar o seu raciocínio.

A Bíblia foi feita para gente mergulhar nela individualmente. Mas também para ser estudada em grupo. É por isso que existe a igreja, por isso que existe as células, o discipulado pra gente compartilhar. Se só você viu um negócio nas Escrituras que em dois mil anos ninguém viu provavelmente está errado o que você viu.

como-aprender-a-ler-a-biblia-corretamente-267x400 6 Dicas de Como Ler a Bíblia

Sexta dica: Leia livros sobre ler a Bíblia

Muitos livros já foram lançados sobre como ler a Bíblia e dicas para ler a Bíblia e técnicas de ler a Bíblia. Gasta-se um tempo nisso, porque? Talvez uma das coisas mais importantes, um dos pilares do cristão é a leitura bíblica.

Nós deveríamos investir mais na nossa habilidade de ler a Bíblia. E eu queria compartilhar com você um dos melhores livros que eu já vi sobre como ler a Bíblia e que, na verdade, eu estou até terminando de ler ele. Foi maravilhoso pra minha vida. O título dele é “Entendes o que lês?”, que é a pergunta que Filipe faz para o eunuco ali em Atos. Ele pergunta para aquele homem que tá com livro de Isaías, entendes o que lês? e o eunuco responde: “como é que eu vou entender se não há quem me explique?”.

O que eu achei maravilhoso desse livro? É que cada capítulo desse livro ensina você a ler um tipo de literatura da Bíblia. Então, por exemplo, ele vai falar pra você como é que se lê Epístolas, que são as cartas. Então tem um jeito de ler as cartas, de interpretar as cartas. Depois, como é que você lê narrativas do Antigo Testamento, tipo Gênesis, partes de Êxodo, de Números 1º e 2º, Reis. Vai ensinar como é que você lê as narrativas do Antigo Testamento. Como é que você faz a leitura de Atos. Como é que você lê os Evangelhos, que são uma forma diferente de interpretar. Como é que você interpreta Parábolas, como é que você vê as leis, como é que você lê os profetas, como é que você lê Salmos, como é que você lê Provérbios e como é que você lê Apocalipse.

aprendendo-a-ler-a-biblia-1-712x400 6 Dicas de Como Ler a Bíblia

Então cada parte da Bíblia tem um estilo literário e ele te mostra como é que você interpreta e como é que você traz para hoje os ensinamentos desses livros. Sinceramente, foi o melhor livro que eu já li sobre como ler a Bíblia. Eu tenho certeza que esse livro vai abençoar muito a sua vida e eu fiz questão de falar lá na Editora Vida Nova e pedir pra eles uma quantidade. Então tem lá, já deixei até o link para você aqui. Eu faço questão de, se puder enviar aí na sua casa. Então se você quiser é só você clicar no link “Entendes o que lês?”.

Ah! Antes que eu esqueça. Aproveitando aqui, se você quiser baixar no celular os meus vídeos para assistir quando estiver viajando ou quando ficar sem internet, baixe no seu celular o Snaptube original. Aí você vai ficar tranquilo, mesmo se estiver off-line, ok?

Espero que tenha gostado desse vídeo e que ele tenha abençoado a sua vida. Eu quero te agradecer por estar sempre com a gente e se você pudesse fazer algumas coisas ia ajudar muito. Você poderia compartilhar e comentar esse artigo? Compartilhe nas suas redes sociais. Muita gente tem pegado o link e compartilhado no Whatsapp, nos grupos grupo da academia, grupo da faculdade, etc. E o pessoal tem sido muito abençoado através disso, porque alguém sempre vai lá e acessa o site.

Veja também nossas camisas cristãs como opção para presentear alguém que você ama.

Deus abençoe você e não se esqueça: Você é uma cópia de Jesus!

Deixe uma resposta