As sete dicas de John Wesley sobre o conteúdo dos sermões

As sete dicas de John Wesley sobre o conteúdo dos sermões

Como a maioria dos pastores, eu me pergunto pelo menos uma vez por semana: “O que pregar?” Geralmente isso é feito com grande expectativa (a pregação pode ser divertida). Em outras ocasiões, a questão é colocada sob o peso de mil demandas concorrentes. Durante o seminário, usei o Lecionário Comum Revisado como base para minha pregação como pastor estudantil. Hoje em dia, tenho muito mais chances de criar sermões como parte de uma série maior de mensagens que se estendem por várias semanas. Sermões são exegéticos e tópicos; pastoral e profética. Independentemente do estilo, os pregadores ficam com as decisões semanais sobre o que dizer, quando é dito e como deve ser dito. Ao ler a história do movimento metodista, percebo que John Wesley tinha algumas coisas a dizer sobre tudo isso.

Wesley viu os pregadores metodistas que estavam em conexão  com ele como mensageiros extraordinários enviados por Deus para realizar o que estava sendo negligenciado pela igreja estabelecida. Seu exército de pregadores (principalmente) leigos “provocaria o clero regular à inveja” e espalharia uma mensagem transformadora de santidade bíblica por toda a terra. Como a pregação era uma característica primordial do movimento, Wesley ofereceu instruções práticas aos seus pregadores, tanto em relação ao estilo quanto ao conteúdo. O que segue são sete instruções para o conteúdo do sermão que foram abrigadas nos “Grandes Minutos”, uma espécie de protodisciplina do movimento.

1) DEIXE A FUNÇÃO FORMAR O CONTEÚDO.

 

Wesley admoestou os pregadores a pregarem com o propósito do Evangelho. Em 1784, o idoso John Wesley estava em uma praia perto de Bristol para expulsar três homens que ele havia ordenado para organizar a primeira Igreja Metodista do mundo na América pós-revolucionária. Suas instruções finais quando os homens zarparam: “Ofereça-lhes Cristo”. Essas palavras teriam sido muito familiares aos missionários, pois “oferecer a Cristo” era uma das quatro tarefas principais que cada pregador metodista havia sido admoestado a realizar em todo sermão. , além de “convidar, convencer e construir”.

Os sermões deveriam fazer alguma coisa. Embora os pregadores certamente escolhessem um texto e pregassem fielmente sua mensagem, eles não deveriam ser recatados sobre o fato de que o faziam com objetivos predeterminados. Essa agenda foi definida pelo movimento e tinha uma forte tendência evangelística. A função de convite não era tão simples como marcar um “apelo” ao final da mensagem. (O movimento metodista inicial parece ter sido desprovido de chamadas ao altar.) Toda a mensagem foi um veículo para o Espírito impactar pessoas que poderiam ser encontradas em vários pontos da jornada de salvação. A menos que permaneçamos claros em nossos propósitos de pregação, nossas motivações podem gradualmente se desviar. Mais tarde é a sua vida, Wesley estava preocupado que muitos dos seus pregadores estavam pregando para agradar ao invés de pregar para despertar. Wesley disse a seus pregadores para moldar o conteúdo da mensagem de acordo com o que eles queriam mandar fazer, e para assegurar que o propósito não se desviasse da tarefa de oferecer a Cristo, convidando, convencendo e construindo.

2) FAÇA TODO O CONTEÚDO DO TODO CRISTO.

 

“Pregue Cristo em todos os seus ofícios.”   Há todas as indicações de que Wesley estava fazendo referência aqui aos três ofícios de Profeta, Sacerdote e Rei descritos na antiguidade cristã e encontrados como um tema comum entre os reformadores. É uma pregação distorcida que eleva um desses cargos à custa dos outros. Como profeta supremo Jesus falou e ensinou a Palavra de Deus. Como supremo sacerdote, ele se oferecia como sacrifício para nos reconciliar com Deus.Como Rei, ele é exaltado no poder da ressurreição e estenderá seu reinado da Igreja a toda a criação.

Servindo em uma Junta de Ministério Ordenado, uma vez entrevistei um candidato que recentemente havia se formado em dívidas de US $ 100.000 com um mestrado em Divindade de uma instituição metodista. Quando solicitado a articular o significado da cruz, ele ficou em silêncio. Finalmente, ele disse: “Nós realmente não falamos muito sobre a cruz no meu seminário. Nós pulamos direto para a Páscoa. Eu queria perguntar se ele poderia solicitar uma restituição de matrícula de sua alma mater . Jesus como rei sem Jesus como sacerdote é uma visão incompleta de Cristo e, portanto, uma distorção. Wesley esperava que o Cristo proclamado por seus pregadores fosse grande o suficiente para manter todos os seus ofícios simultaneamente. Uma cristologia holística protege contra o erro.

3) EVITE PREGAR GRAÇA SEM LEI.

 

“Pregue a Lei, bem como o Evangelho, tanto aos crentes quanto aos incrédulos.”   Wesley viu uma das maiores ameaças ao movimento no surgimento doantinomianismo , a ideia de que a salvação pela fé de alguma forma elimina a exigência de obedecer à lei de Deus. (Veja seus sermões sobre o tema aqui e aqui.) Graça, para Wesley, não era apenas o perdão do pecado, mas o poder de viver uma nova vida. Os contornos dessa nova vida foram definidos pelo conteúdo moral da lei. Pregar a Lei de Deus aos pecadores os ajudaria a ver sua necessidade de salvação. Pregar a Lei de Deus aos crentes os exorta a buscar maiores medidas de graça para o progresso na santidade. Para Wesley, o sacrifício de Cristo cumpriu as leis cerimoniais do Antigo Testamento, mas as leis morais ainda estavam em vigor.Pregar a lei do Antigo Testamento como um precursor da perfeita lei de Cristo (como foi compilado no Sermão da Montanha, por exemplo) tornou a doutrina da graça pesada e urgente.

4) MANTENHA A SANTIDADE INTEIRA.

 

Insista na santidade interior e exterior.  Assim como as verdades parciais deviam ser evitadas nos ofícios de Cristo e no dueto de Lei e Graça, a santidade interna e externa também nunca deve ser separada. Quando Wesley proclamou que “não há santidade, mas santidade social”, ele quis dizer que a santidade de coração deve ser expressa em como vivemos e nos relacionamos com os outros. Esta santidade, no entanto, procede apenas de um coração transformado. Sua própria definição de cristão era alguém que tinha “o amor de Deus derramado em seu coração pelo Espírito Santo”. Sem essa transformação interior, as expectativas de Deus para nosso comportamento exterior nunca seriam alcançadas. A pregação metodista deveria ser dirigida ao coração e a conversão deveria ser evidenciada em vida renovada e relacionada. A santidade exterior de Wesley incluía a abstinência do mal, bem como a participação em atos de misericórdia e caridade.

5) PREGUE O ÂMBITO COMPLETO DA SALVAÇÃO.

 

“Proponha a Cristo como evidentemente crucificado diante de seus olhos; Cristo em todas as riquezas da sua graça, nos justificando pelo seu sangue, e nos santificando pelo seu Espírito. ”   A realidade da crucificação e expiação através do sangue de Cristo deveriam figurar proeminentemente na pregação Metodista. O drama da salvação, no entanto, não termina com o capítulo sobre justificação. A graça tem muitas riquezas para entregar à alma. Wesley admoestou seus pregadores a levantarem a cruz como a porta única para um tesouro de graças subseqüentes nos equipando para o resto da jornada. A graça nos leva a uma inteira santificação nesta vida, um objetivo que cada pregador metodista deve reivindicar antes de ser admitido na conferência (ainda hoje!).

6) SEJA SUA SUA OBJEÇÃO À SUA AUDIÊNCIA.

 

“Sempre se adapte ao assunto do seu público .” Wesley, aqui, poderia ter concordado com o falecido professor de Homilética Fred Craddock, que ensinou pregadores a “exegetarem a congregação”. As características espirituais e sociológicas dos ouvintes determinariam como o conteúdo do sermão seria moldado e entregue. A pregação eficaz é sempre contextual. Suposições sobre nossos ouvintes devem ser verificadas por muitas conversas espirituais pessoais.Wesley uma vez observou que um grande erro que ele fez quando jovem pregador estava assumindo que as pessoas que o ouviam já eram cristãos. Conhecer pessoas e pregar para as pessoas deve andar de mãos dadas.

7) APROVEITE AS OPORTUNIDADES QUE A CULTURA FORNECE CONECTAR AS PESSOAS A CRISTO.

 

“Por toda parte, aproveite os grandes festivais, pregando na ocasião.”  Os vestígios da fé cristã estavam presentes na cultura maior dos dias de Wesley e ele admoestou seus pregadores a usar esse fato em seu benefício. No contexto da pregação ao ar livre (uma expectativa colocada sobre todo pregador Metodista), as pessoas talvez estivessem mais propensas a desacelerar e ouvir se o pregador estava dizendo algo relevante para a estação. Os “festivais” seculares também são um jogo justo. É um pregador sábio que percebe, em janeiro, que as pessoas estão pensando em novos começos e novos começos. O conteúdo do sermão deve ser planejado de acordo. Em vez de competir com a cultura pela atenção de nossos ouvintes, podemos nos tornar mestres em jujitsu homiléticos e usar o que a cultura nos estiver jogando para o benefício do Evangelho.

Wesley sustentou que a pregação não é o principal trabalho dos pregadores, assim como o trabalho principal dos pastores: “Observe: não é da sua conta pregar tantas vezes e cuidar apenas desta ou daquela Sociedade; mas para salvar tantas almas quanto você puder; trazer o maior número possível de pecadores para o arrependimento e, com todo o seu poder, edificá-los naquela santidade sem a qual eles não podem ver o Senhor ”. Sermões, com sua forma e conteúdo necessários, eram meramente um instrumento da obra de Deus. amor evangelístico no empreendimento maior da salvação.

Lá você tem:

  1. Não separe o conteúdo do propósito.
  2. Não separe os ofícios de Cristo.
  3. Não separe a lei e a graça.
  4. Não separe a santidade interior da santidade exterior.
  5. Não separe uma parte da redenção da saga maior da salvação.
  6. Não separe o conteúdo da mensagem da vida das pessoas.
  7. Não separe a cultura do sermão da cultura maior.

Wesley também tinha algumas coisas a dizer sobre a entrega do sermão. Vou salvá-los para outro post.

Nota: O conteúdo real da instrução de Wesley aos pregadores nos “Grandes Minutos” é o seguinte:

Qual é o melhor método geral de pregação?

Convidar, convencer, oferecer a Cristo, edificar; e fazer isso em alguma medida em cada sermão. A maneira mais eficaz de pregar a Cristo é pregá-lo em todos os seus ofícios; e para declarar a sua lei, bem como o seu Evangelho, tanto para os crentes como para os incrédulos.Vamos insistir fortemente na santidade interior e exterior;e, com esse ponto de vista, expõe Cristo como evidentemente crucificado diante de seus olhos; Cristo em todas as riquezas da sua graça, nos justificando pelo seu sangue e nos santificando pelo seu Espírito. Sempre se adapte ao seu assunto para o estado do seu público.Escolha os textos mais simples que você pode. Tome cuidado para não divagar, mas mantenha o texto e decida o que você toma na mão. Seja poupado em espiritualizar ou alegorizar. Deixe todo o seu comportamento perante a congregação ser sério, pesado e solene. Cuide de qualquer coisa embaraçosa ou afetada; seja no seu gesto, frase ou pronúncia. Normalmente não reze acima de oito ou dez minutos, antes ou depois do sermão. Certifique-se de nunca decepcionar uma congregação, a menos que em caso de vida ou morte; e começar e exatamente no momento. A pregação da noite nunca deve começar depois das sete horas, a não ser no tempo da colheita. Pregadores jovens podem freqüentemente exortar sem pegar um texto. Em toda parte, aproveite os grandes festivais, pregando na ocasião e cantando nossos hinos, os quais você deve ter o cuidado de ter em prontidão. a menos que no tempo da colheita. Pregadores jovens podem freqüentemente exortar sem pegar um texto. Em toda parte, aproveite os grandes festivais, pregando na ocasião e cantando nossos hinos, os quais você deve ter o cuidado de ter em prontidão. a menos que no tempo da colheita.Pregadores jovens podem freqüentemente exortar sem pegar um texto. Em toda parte, aproveite os grandes festivais, pregando na ocasião e cantando nossos hinos, os quais você deve ter o cuidado de ter em prontidão.

Chris Ritter é o Pastor Diretor da Primeira Igreja Metodista Unida de Geneseo e lidera um ministério multisite com impacto em Geneseo, Cambridge e Rock Island, Illinois. Ele é doutor em evangelismo pela Escola de Teologia Perkins da Southern Methodist University, onde se formou com distinção. Ele também possui um Master of Divinity Degree (magna cum laude) da Candler School of Theology na Emory University em Atlanta. Chris é um ancião na Conferência dos Grandes Rios de Illinois da Igreja Metodista Unida e foi recentemente eleito para representar a sua conferência na Conferência Geral de 2016 da UMC. Ele é um participante em 1999 da Ordem do Evangelismo Metodista Mundial do FLAME. Ele e sua esposa de vinte e seis anos, Becky, são pais de quatro jovens adultos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.