As promessas de Deus são certas!

por John W. Ritenbaugh

 

Se há um dia sagrado que deve nos encher de uma sensação emocionante de antecipação, é a Festa das Trombetas. Na varanda de Salomão, Pedro conta à multidão reunida em Atos 3: 19-21:

Arrependa-se, portanto, e se converta, para que seus pecados sejam apagados, para que tempos de revigoramento venham da presença do Senhor, e que Ele envie Jesus Cristo , que já lhe foi pregado, a quem o céu deve receber até os tempos. de restauração de todas as coisas, que Deus falou pela boca de todos os Seus santos profetas desde que o mundo começou.

Que emocionantes, inspiradores e esperançosos eventos cheios de antecipação! Podemos esperar ansiosamente o retorno de Jesus Cristo , a restauração do governo de Deus e uma terra libertada da opressão de Satanás e do pecado . De outras escrituras, sabemos que também aguardamos ansiosamente nossa ressurreição e herança do Reino de Deus !

Uma das lembranças que tenho sobre esse dia é que o Sr. Herbert W. Armstrong pregou seu último sermão sobre trompetes em 1985. Curiosamente, ele morreu exatamente quatro meses depois no dia 16 de janeiro de 1986. É intrigante que o Sr. Armstrong, a quem Deus revelou tanto sobre profecia e o Reino de Deus, daria seu sermão final naquele dia. Ainda mais interessante é que grande parte do sermão foi “Você está ouvindo?”

Estamos ouvindo o que Deus diz sobre esse dia?

Trombetas é o dia sagrado central e crucial. Ele celebra o evento mais importante na história desta criação até aquele momento. Certamente, quando comparamos profecias sobre esse dia com o que está acontecendo no mundo, podemos ter certeza de que seu cumprimento não pode estar muito longe! Mas Deus mostra em Sua Palavra que, à medida que nos aproximamos de seu cumprimento, alguns em Sua igreja se tornarão cansados, outros impacientes e relaxados, outros entrelaçados neste mundo.

O Sr. Armstrong disse naquele sermão: “Esta vida, nosso chamado, é um tempo de qualificação para fazer parte da restauração do governo e da beleza de Deus para toda a criação. Está agora em um estado de decadência e Deus não a criou. em vão.” Em outras palavras, o propósito de Deus continuará, independentemente da nossa atitude. Então, por que não entrar e se envolver com entusiasmo em algo maravilhosamente bom que certamente ocorrerá?

Às vezes, deixamos os trágicos eventos deste mundo “nos derrubar”. Outras vezes, nossos próprios problemas pessoais e familiares nos deprimem e clamamos: “Quanto tempo, ó Senhor?” Mas e quanto à espera e anseio de Deus pelo cumprimento deste dia? Em comparação, esperamos apenas alguns anos. Nós, seres humanos impacientes, muitas vezes pensamos que Ele está dormindo e não se importa, mas, como Atos 3:21 diz, ele estava esperando “desde que o mundo começou”!

O Salmo 78: 65-66 nos dá uma sensação de Seu sentimento, depois de esperar pacientemente que ocorram os desenvolvimentos necessários: “Então o Senhor despertou como alguém que não dormia, e como um homem poderoso que grita por causa do vinho. E derrotou Seus inimigos. ; Ele os colocou em repreensão perpétua. ” O salmista imagina Deus esperando, aparentemente dormindo e inconsciente. Mas, de repente, ele entra em ação, soltando um grito emocional reprimido, como um poderoso guerreiro entusiasmado pela raiva e pelos efeitos do álcool. As coisas acontecem rápida e dramaticamente quando Deus decide agir!

Isaías 42: 13-15 também tem uma aplicação definitiva no tempo do fim:

SENHOR sairá como um homem poderoso; Ele despertará seu zelo como um homem de guerra. Ele deve gritar, sim, gritar em voz alta; Ele deve prevalecer contra seus inimigos. Eu mantive Minha paz por um longo tempo, eu fiquei quieto e me contido. Agora vou chorar como uma mulher em trabalho de parto, vou ofegar e ofegar de uma só vez. Devastarei as montanhas e colinas, e secarei toda a sua vegetação; Farei as margens dos rios e secarei as piscinas.

Os sentimentos de Deus sobre o cumprimento das trombetas não estão ocultos; Ele fala disso frequentemente em termos emocionais. Nossos sentimentos imitam os dele?

Profecia é certa

Os dias sagrados são profecias. Eles também são chamados de “sombra das coisas vindouras” ( Colossenses 2:17 ) porque profetizam um evento real e futuro. Agora eles não são a realidade, mas a sombra. Para que uma sombra seja lançada, uma realidade deve existir, e uma sombra, se seguida, leva à realidade. Se Deus profetiza alguma coisa, É CERTO!

Romanos 4:13 , 17 contém conceitos importantes para nossa  e atitude:

A promessa de que ele seria o herdeiro do mundo não era para Abraão ou para sua semente através da lei, mas através da justiça da fé. . . (como está escrito: “Eu te fiz pai de muitas nações”) na presença dAquele em quem ele acreditava, mesmo Deus, que dá vida aos mortos e chama aquelas coisas que não existem como se existissem.

As promessas a Abraão incluíam que ele seria o herdeiro do mundo. Jesus Cristo confirmou essas promessas e se tornou herdeiro delas. “E se você é de Cristo, então você é a semente de Abraão, e herdeiros de acordo com a promessa” ( Gálatas 3:29 )! Desde os tempos de Abraão, Deus tem trabalhado para estabelecer, preservar e expandir a família de Abraão e cumprir Seu propósito.

Deus é tão confiante em Sua capacidade e poder que fala de eventos futuros com tanta certeza como se eles já tivessem ocorrido! Ele chama à existência coisas que não existem – por exemplo, Isaque ( Gênesis 17:19 ). Quem pode detê-lo?

O inimigo mais cruel e implacável que temos é a morte, mas Deus diz – e já demonstrou – que Ele pode vencê-la através de uma ressurreição ( 1 Coríntios 15: 51-54 ). Nossa ressurreição ainda não ocorreu, mas acreditamos que isso acontecerá? Isso é muito importante para cada um de nós, pessoalmente, porque a ressurreição dos mortos é a esperança de um cristão ( Atos 23: 6 ; 1 Pedro 1: 3 ), e é em parte o que a Festa das Trombetas prenuncia.

II Pedro 1: 16-21 acrescenta força à confiabilidade da profecia:

Pois não seguimos fábulas inventadas astuciosamente quando lhe damos conhecimento do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, mas fomos testemunhas oculares de Sua majestade. Pois ele recebeu de Deus Pai honra e glória quando uma voz assim lhe veio da Excelente Glória: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” E ouvimos essa voz que veio do céu quando estávamos com Ele no monte santo. Também temos a palavra profética mais segura, que você deve prestar atenção como uma luz que brilha em um lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da manhã suba em seus corações; sabendo isto primeiro, que nenhuma profecia das Escrituras tem alguma interpretação particular, pois a profecia nunca veio pela vontade do homem, mas homens santos de Deus falaram quando foram movidos pelo Espírito Santo.

Todo comentário concorda que Pedro provavelmente está se referindo aqui à transfiguração registrada em Mateus 17, Marcos 9 e Lucas 9. Pedro, Tiago e João foram testemunhas oculares desse evento, e isso confirmou a eles as profecias antigas. Ele então nos exorta a avançar com fé, sabendo que a garantia das profecias na Palavra de Deus é que elas se originaram em Deus, não nos homens. Os profetas falaram ou escreveram quando Deus os motivou pelo Seu Espírito Santo. As próprias palavras de Deus vieram através delas para nós. As Escrituras não são a invenção de homens criativos e imaginativos. Eles não são contos de fadas, e podemos confiar neles até o retorno de Cristo e nossa ressurreição, porque a reputação e o poder de Deus são sua garantia.

Trombetas em Gênesis

Pedro disse em Atos 3:21 que Deus profetiza os eventos do dia das trombetas “desde que o mundo começou”. O começo da Bíblia e o começo do mundo estão em Gênesis. Onde as trombetas são mencionadas? Não é mencionado diretamente, mas Moisés faz alusão a isso fortemente.

Entre a criação do homem e o dilúvio, 1.656 anos se passaram. Outros 800 anos se passaram até Moisés e o Êxodo. Uma grande quantidade de história ocorre em cerca de 2.500 anos! Pense em quanta história ocorreu nesta nação em pouco mais de 200 anos! Moisés resumiu 2.500 anos de história – da Criação ao Êxodo – em cinquenta capítulos. Sem dúvida, ele poderia ter escrito muito mais, mas, sob a inspiração de Deus, ele escolheu registrar os eventos mais significativos referentes ao propósito de Deus.

Em Gênesis, Deus fornece uma base e um pano de fundo para o que se segue no restante da Bíblia. Os dias que Deus escolheu como festivais para Seu povo são significativos para a história de Israel antes do Êxodo?

Observe algumas datas interessantes que aparecem no início de Gênesis:

No ano seiscentos anos da vida de Noé, no segundo mês, no décimo sétimo dia do mês, naquele dia todas as fontes do grande abismo foram quebradas e as janelas do céu foram abertas. . . . Então a arca descansou no sétimo mês, no décimo sétimo dia do mês, nas montanhas de Ararat. . . . E aconteceu seiscentos e primeiro ano, no primeiro mês, no primeiro dia do mês, que as águas foram secas da terra; e Noé removeu a cobertura da arca e olhou, e de fato a superfície do solo estava seca. ( Gênesis 7:11 ; 8: 4 , 13)

Por que Moisés é tão específico sobre as datas do Dilúvio? Israel obviamente tinha um calendário em uso. Caso contrário, como eles poderiam acompanhar e calcular esses dados? O calendário deles acabou por ter dois pontos de partida distintos. Originalmente, o primeiro dia de Tishri era o primeiro dia do ano no calendário hebraico. Na época do êxodo, porém, Deus mudou o início do ano sagrado para o primeiro dia de Abibe ou Nisã, como mostra o êxodo 12: 2 . Mesmo assim, as autoridades civis continuaram a usar o Tishri 1 como o primeiro dia do ano novo. Assim, o ano civil começa seis meses após o ano sagrado, razão pela qual após Êxodo 12, Tishri é chamado “o sétimo mês”.

Pelo calendário civil, o único em uso antes de Êxodo 12, as datas indicadas em Gênesis 8: 4 nos levam a Abibe 17. O que aconteceu em Abibe 17 que pode ser importante? Abibe 14 é Páscoa e nele o Cordeiro de Deus foi morto. Três dias e três noites depois, perto do pôr do sol do dia dezessete, Ele ressuscitou! Nossa salvação, nossa libertação deste corpo de morte, nossa segurança eterna, foram absolutamente demonstradas pela ressurreição de Cristo! Da mesma forma, mas de muito menos importância, a arca que descansava naquele dia confirmou que os oito na arca estavam seguros, e a continuidade da humanidade através de Noé e sua família estava garantida.

Cerca de seis meses depois, Noé abriu a cobertura da arca e encontrou a terra seca. Que dia foi esse? Gênesis 8:13 diz que foi o primeiro dia do primeiro mês. Pelo calendário civil que nos leva a Tishri 1, a Festa das Trombetas! Naquele dia, os habitantes da arca foram libertados de seu confinamento para iniciar uma nova vida. Isso, ampliadas inúmeras vezes, ocorrerá aos filhos de Deus quando formos libertados do confinamento de nossos corpos físicos e transformados em espírito num piscar de olhos!

Agora, compare Gênesis 17:23 ; Êxodo 12:41 e Gálatas 3: 16-18 . Aqui, novamente, temos evidências de um evento significativo do Gênesis que mais tarde se tornou uma data de festival e, portanto, é importante para o cristianismo. Êxodo 12: 2-6data da Páscoa no dia 14 de Abib. Israel deixou o Egito no dia seguinte, dia 15. O versículo 41 sugere fortemente que o Êxodo durou 430 anos desde o dia em que Abraão fez a aliança com Deus, que foi selada pela circuncisão do patriarca. Gálatas 3 reforça o vínculo entre os eventos do Êxodo (Paulo os resume no termo “a lei”, que foi dada cerca de dois meses depois de deixar o Egito), os 430 anos e a aliança de Deus com Abraão. Esses versículos confirmam que o pacto abraâmico, a introdução da circuncisão e a saída de Israel do Egito ocorreram em Abibe 15, o primeiro dia dos pães ázimos.

O papel principal de Joseph

Tendemos a associar Gênesis à Criação, ao Dilúvio e aos patriarcas, Abraão, Isaac e Jacó. Mas a maioria de nós não percebe que mais de um quarto de Gênesis é dedicado a José! Moisés dedica cerca de catorze capítulos a Abraão; cerca de três para Isaque e doze para Jacó. Mas ele dá a Joseph treze capítulos. Isso é significativo à luz dos tipos que esses homens representam. Abraão é um tipo do Pai. Jacó é um tipo de cristão vencedor. O próprio Moisés é o arquétipo de um profeta.

O que é José? Ele é o tipo de governante sábio, o maior dos quais é Jesus Cristo. Joseph mostra pura e alta moralidade, simplicidade, gentileza, fidelidade, paciência , perseverança, vontade de ferro e energia indomável.

Gênesis 41 começa com José na prisão, tendo sido falsamente acusado. Dois anos completos se passaram desde os eventos do capítulo 40, quando ele interpretou os sonhos do mordomo e padeiro de Faraó ( Gênesis 41: 1 ). Agora, o próprio Faraó teve um sonho muito perturbador (versículos 2-7), e pela manhã ele toma medidas imediatas para entendê-lo (versículo 8).

“Manhã” é a palavra hebraica que Strong, Gesenius e o Livro de Palavras Teológico do Antigo Testamento definem com mais precisão como “alvorada”, “amanhecer” ou “o surgimento da luz”. Os escritores do Antigo Testamento também o usam para significar “cedo” ou “prontamente”, mas são mais frequentemente usados ​​para indicar a parte clara do dia em oposição à escuridão. Como veremos mais adiante, é muito provável que Deus pretenda que isso signifique alvorada.

Depois de se barbear e trocar de roupa, para que ele fosse apresentável ao rei, José é levado às pressas da prisão para Faraó (versículo 14). O rei egípcio conta a José o sonho, e o jovem, com a inspiração de Deus, dá sua interpretação (versículos 15-31). Ele explica que o sonho foi repetido como uma indicação de Deus de que o resultado era certo e seria realizado em breve (versículo 32). Ele acrescenta que o faraó deve nomear “um homem perspicaz e sábio, e colocá-lo sobre a terra do Egito” para supervisionar a coleta de alimentos para a fome vindoura (versículos 33-36).

Um conselho tão bom agrada ao faraó. Como José se mostrara “discernente e sábio”, o faraó o nomeia como vice-regente em todo o Egito, dá-lhe um anel e um colar de ouro para autenticar sua autoridade e vesti-lo com linho fino (versículos 39-44). O rei egípcio também lhe dá um novo nome para combinar com sua função como ele a viu e, finalmente, Joseph é casado com Asenath, filha do sacerdote de On (versículo 45).

Do versículo 1 ao versículo 45, o contexto não contém interrupções, dando a impressão de que tudo ocorreu em um dia! Qual dia?

A evidência do salmo 81

O Salmo 81: 1-3 oferece algumas pistas:

Cante em voz alta a Deus nossa força; faça um grito de alegria ao Deus de Jacó. Levante uma música e toque o tamboril, a harpa agradável com o alaúde. Toque a trombeta na hora da Lua Nova, na lua cheia, em nosso solene dia de festa.

Os comentários são igualmente divididos quanto ao festival ou festivais que se destinam aqui. Está falando da primavera ou das festas do outono? A Páscoa e o Tabernáculo caem na lua cheia e, obviamente, ambos são precedidos no primeiro dia do mês por uma lua nova. No entanto, duas coisas tendem a dar peso aos festivais de outono.

Primeiro, a inscrição do salmo é gittith. Gittith , embora seja o termo para um instrumento musical, significa literalmente “lagar de vinho”. Está associado à colheita de uvas no outono devido ao seu uso habitual pelos viticultores da época.

Segundo, e mais autoritário, é a palavra “trompete”. Todos os comentadores relatam devidamente que isso se refere ao chifre do carneiro. As instruções para o uso de trombetas são dadas nos números 10, mas não faz distinção sobre qual trompete (buzina de carneiro ou prata) deve soar no início de cada mês. No entanto, a tradição judaica enfatiza que os chifres de prata eram tocados no início de cada mês, exceto Tishri 1, a Festa das Trombetas. O peso da evidência neste momento inclina-se para trombetas e tabernáculos. Como veremos ao coletar evidências, a posição das Trombetas-Tabernáculos se torna cada vez mais forte.

Continuando no Salmo 81: 4-6:

Pois este é um estatuto para Israel e uma lei do Deus de Jacó. Isso Ele estabeleceu em José como testemunho, quando percorreu a terra do Egito, onde ouvi uma língua que não entendia. Tirei seu ombro do fardo; suas mãos estavam livres das cestas.

O versículo 4 explica que Deus estabeleceu uma lei em José como testemunho de um fato histórico: sua libertação da prisão e elevação ao primeiro ministro. Assim, este salmo nos dá o tempo para as experiências de José em Gênesis 41: Tishri 1, que agora é a Festa das Trombetas! Nesse dia de festa, Joseph foi removido de seu trabalho duro, como o Salmo 81: 6 relata. O salmista mostra um paralelo encorajador entre Deus e José. Ambos são salvadores, e podemos ser encorajados pelo que aconteceu com Joseph. Deus não o esqueceu!

Escuridão e Luz

Gênesis 41: 8 mostra que Faraó sonhava à noite e o versículo 14 registra que José foi libertado da prisão pela manhã. Esse contraste interessante implica que, enquanto José estava na prisão, ele estava na escuridão. Metaforicamente, os escritores bíblicos usam a escuridão para descrever ser ignorante da maneira correta, viver na descrença e estar perigosamente sujeito a perambular, cair, ferir, sofrer e até morrer. Provérbios 4:19 diz: “O caminho dos ímpios é como a escuridão; eles não sabem o que os faz tropeçar”.

Paulo acrescenta mais à nossa compreensão dessa escuridão.

E faça isso, sabendo a hora, que agora é hora de acordar sem dormir; pois agora nossa salvação está mais próxima do que quando cremos pela primeira vez. A noite está longe, o dia está próximo. Portanto, rejeitemos as obras das trevas e vestimos a armadura da luz. Andemos adequadamente, como no dia, não em folia e embriaguez, nem em licenciosidade e lascívia, nem em contenda e inveja. ( Romanos 13: 11-13 )

Espiritualmente, as trevas são provocadas pelo pecado. A escuridão gratifica a natureza pecaminosa, acalma a pessoa para dormir espiritualmente e fornece uma cobertura para o mal.

Mas sua escuridão é tão espessa que o homem não consegue encontrar o caminho para contorná-la, através dela ou fora dela. A solução para esse dilema virá ao “amanhecer”, “pela manhã”, “quando o dia amanhecer”. Assim como nada pode impedir a chegada do amanhecer, nada pode impedir a vinda de Cristo!

Isaías 60: 1-3 esclarece ainda mais a figura:

Levante-se, brilhe; porque a sua luz chegou! E a glória do Senhor está sobre você. Pois eis que as trevas cobrem a terra e as trevas profundas o povo; mas o SENHOR se levantará sobre você, e Sua glória será vista sobre você. Os gentios virão à sua luz e reis ao brilho de sua ascensão.

A metáfora é extraída do nascer do sol e é capaz de trabalhar e produzir soluções. Deus retrata toda a terra coberta por uma espessa nuvem de escuridão que se dissolve na luz. Os termos “surgem”, “brilham”, “glória do Senhor ” e “brilho do seu surgimento” dão todas as indicações de nossa ressurreição para a glória, a fim de encontrar o retorno de Cristo. Por causa do “surgimento” de Sião, a humanidade será prosperada em todos os sentidos, moral, espiritual, intelectualmente, emocionalmente e fisicamente.

Malaquias acrescenta: “Mas para vocês que temem o Meu nome, o Sol da Justiça nascerá com a cura em Suas asas; e sairão e engordarão como bezerros alimentados em estábulos” ( Malaquias 4: 2 ; ver Mateus 24:27 ; II Pedro 1:19 ; Apocalipse 22:16 ). Quando José saiu de sua prisão para se tornar um salvador do Egito e dos povos vizinhos, sairemos de nosso confinamento e seguiremos com Jesus Cristo para trazer salvação espiritual e verdadeira prosperidade para toda a humanidade. Isso acontecerá quando a Festa das Trombetas for cumprida.

Um novo nome

Quando José foi promovido, o rei deu-lhe um novo nome ( Gênesis 41:45 ). Biblicamente, um novo nome geralmente indica uma mudança significativa no relacionamento com Deus. Exemplos claros são Jacó (“suplantador”), cujo nome Deus mudou para Israel (“Deus prevalece”) e Saul (“desejado”), que se tornou Paulo (“pequeno”).

O novo nome de Joseph é tão difícil de traduzir que os estudiosos sugeriram várias variações. As variações mais comuns de Zaphnath-Paaneah são “diz Deus, ele viverá”; “o Deus falou e ele voltou à vida”; ou “o Vivo falou”. Um grupo secundário de variações é “preservador da idade”; “revelador do segredo”; “abundância de vida”; ou “sustentador da vida”. O Dicionário Bíblico de Unger o define como “salvador do mundo”.

Independentemente de como ele seria traduzido com mais precisão para o inglês moderno, seu significado está disponível o suficiente para entender seu sentido. A circunstância forçou os egípcios pagãos a admitir diante de toda a humanidade, durante todo o tempo, que um milagre havia ocorrido em sua presença – de um Deus que eles nem conheciam – através de um prisioneiro hebreu humilde, mas muito capaz.

Também receberemos novos nomes quando Deus nos libertar de nossa prisão terrena.

Quem vencer, farei dele uma coluna no templo do meu Deus, e ele não mais sairá. E escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu do meu Deus. E eu escreverei nele Meu novo nome. ( Apocalipse 3:12 )

Não importa o que o nome de uma pessoa signifique, ele a identifica. Nossos novos nomes nos identificarão com uma pessoa (“Deus”), um lugar (“Nova Jerusalém”) e muito provavelmente uma função ou responsabilidade no governo de Deus (“Meu novo nome”). Obadias 17 , 21 nos dá uma ideia do que pode ser nossa função:

Mas no monte Sião haverá libertação e santidade ; a casa de Jacó possuirá seus bens. . . . Então os salvadores virão ao monte Sião para julgar os montes de Esaú, e o reino será do Senhor.

O livro de Isaías é especialmente cheio de prévias gloriosas e ricas do que está por vir no horizonte quando Deus põe Sua mão para salvar a humanidade. Precisamos revisar essas idéias regularmente para alimentar e aprimorar nossa visão do que Deus está nos preparando para fazer no mundo amanhã. Se não nos lembrarmos de nosso futuro papel no Reino de Deus, podemos ser vítimas do princípio mostrado em Provérbios 29:18: “Onde não há revelação, o povo rejeita a restrição [ corra livremente , Bíblia Viva]”. Sem visão, uma pessoa vagueia, sai do caminho ou se perde completamente! Essas profecias nos ajudam a seguir na direção certa.

Deus escreve através de Isaías:

Por amor de Sião, não reterei a minha paz; e por amor de Jerusalém, não descansarei até que a sua justiça saia como brilho, e a sua salvação como uma lâmpada que arde. Os gentios verão a sua justiça, e todos os reis a sua glória. Você será chamado por um novo nome, que a boca do L ORD nomeará . Você também será uma coroa de glória na mão do Senhor , e um diadema real na mão do seu Deus. Você não será mais chamado de Abandonado, nem sua terra mais será denominada Desolada; mas você será chamado Hefzibá [“Meu prazer nela”], e sua terra Beulah [“casado”]; para o L ORDdeleita-se em você, e sua terra será casada. Pois como um jovem se casa com uma virgem, assim seus filhos se casarão com você; e como o noivo se alegra com a noiva, assim o seu Deus se alegra com você. ( Isaías 62: 1-5 )

Pense nesses versículos em relação às experiências de Joseph. Ele era um estrangeiro e peregrino em uma terra que não era dele. Ele foi perseguido e desprezado por sua fidelidade a Deus. No entanto, ele foi levantado das profundezas de suas provações para se tornar uma força poderosa para libertar não apenas sua própria família, mas também a nação que o desprezava e perseguia. Que paralelos existem para nós nesta geração do fim dos tempos!

Podemos aprender muito com o exemplo de Joseph:

1. Ele trabalhou como escravo, mas foi fiel, apesar das dificuldades.
2. Ele era fisicamente atraente, mas nunca se tornou uma armadilha para ele.
3. Ele resistiu à tentação e fugiu das concupiscências juvenis.
4. Ele não reclamou diante de falsas acusações, aparência de culpa e punição injusta.
5. Ele manifestou sabedoria e perdão ao lidar com seus irmãos culpados.
6. Ele reconheceu continuamente sua dependência de Deus.

Deus está no controle

Hoje em dia parece muito fora de controle, e podemos sentir como se estivéssemos completamente esquecidos e totalmente inconseqüentes no poderoso fluxo de eventos. Hebreus 11: 3 tem instruções encorajadoras e de fortalecimento da fé para nós neste momento crítico da história da humanidade. “Pela fé entendemos que os mundos foram moldados pela palavra de Deus, de modo que as coisas que são vistas não foram feitas de coisas que são visíveis.”

Geralmente, entendemos que esse versículo significa que a criação material, que podemos ver claramente, foi produzida a partir do espírito invisível. Certamente é um significado possível, mas provavelmente não é o principal. Em seu livro, Great Cloud of Witnesses (pp. 12-14), EW Bullinger fornece uma alternativa que parece mais precisa e adequada ao contexto de Hebreus 11.

A palavra “mundos” é traduzida do grego Aion , que significa “idade”, no sentido de um período de tempo ou de uma dispensação. Deriva de uma raiz que significa “continuado” e é usada como “mundo” somente quando “mundo” dá uma melhor noção de um período de tempo, não a criação física. Poderia ser usado se alguém dissesse “o mundo que então era” ou “o mundo vindouro”.

“Emoldurado” também aparece em Hebreus 10: 5 , onde é traduzido de forma mais clara e precisa “preparado”. Significa “completar completamente”, “governar” (até “dominar demais”) ou “ordenar” (por Deus neste caso). “Palavra” não é logos, mas rhema , significando “palavras reveladas”. Finalmente, “feito” é ginomai , que significa “gerar”, “fazer acontecer”, “acontecer ou” acontecer. “Não é a palavra normalmente usada para indicar que Deus está criando.

Usando essas definições, podemos traduzir o versículo como: “Pela fé, percebemos pelas palavras reveladas de Deus que as eras foram preparadas, de modo que as coisas que vemos não acontecem das coisas que aparecem”. Aqueles de nós que andamos pela fé sabem que uma grande Mão Invisível guia, de fato anula os eventos nesta terra. Esse versículo significa que os eventos históricos que lemos na Palavra de Deus não foram ocorrências fortuitas, mas Deus estava trabalhando nos bastidores para levar Seu propósito à conclusão que ele havia predestinado. Em resumo, diz: “Deus controla a marcha da história”. Os grandes homens e mulheres listados em Hebreus 11 viveram suas vidas firmemente conhecendo essa verdade. É por isso que eles podem viver com fé.

Deus não esqueceu José, embora às vezes sua fé em Deus deva ter sido esticada quase até o ponto de ruptura. Ele era, afinal, tão humano quanto nós e abrangido pela mesma natureza. Isso deve nos encorajar a que Deus também não nos esqueça. Podemos parecer apenas um pontinho na vastidão deste universo, mas somos a menina dos seus olhos! E sabemos e temos certeza de que Ele pode levar Seu propósito nesta era à sua conclusão correta.

Podemos ser grandemente encorajados por Hebreus 6: 9-20:

Mas, amado, estamos confiantes de coisas melhores a seu respeito, sim, coisas que acompanham a salvação, embora falemos dessa maneira. Pois Deus não é injusto esquecer sua obra e trabalho de amor que você demonstrou em nome de Deus, na medida em que ministrou aos santos e ministra. E desejamos que cada um de vocês demonstre a mesma diligência com toda a certeza da esperança até o fim, para que não fiquem lentos, mas imitem aqueles que pela fé e paciência herdam as promessas.

Pois quando Deus fez uma promessa a Abraão, porque não podia jurar mais ninguém, jurou por si mesmo, dizendo: “Certamente te abençoarei, e te multiplicarei.” E assim, depois de ter pacientemente suportado, ele obteve a promessa. Pois os homens realmente juram pelo maior, e um juramento de confirmação é para eles o fim de toda disputa. Assim, Deus, decidindo mostrar mais abundantemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade de Seus conselhos, confirmou por juramento que, por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível a Deus mentir, podemos ter forte consolo, que fugiu refúgio para se apossar da esperança que nos é apresentada. Essa esperança temos como âncora da alma, segura e firme, e que entra na Presença por trás do véu, onde o precursor entrou para nós, até Jesus,Melquisedeque .

Carne na estação devida

Ao nos aproximarmos da Festa das Trombetas, pense em José e em como Deus o treinou milagrosamente, o preservou e praticamente o ressuscitou para ser um salvador do seu mundo. Não tenho perseguido vários outros paralelos entre José e Trombetas – por exemplo, ele estar limpo, aparecendo diante do rei, recebendo uma muda de roupa e se casando com a filha de um padre. Eles fariam bons tópicos de estudo nesta temporada.

Deus permitiu que José fosse aparentemente esquecido, mas a fé do homem se manteve firme. Com o tempo, Deus ajudou José a “esquecer” (Manassés) suas dificuldades, e melhor ainda, até permitiu que ele fosse “frutífero” (Efraim). Aqui está mais um paralelo para nós! A partir disso, podemos obter encorajamento e visão para o que devemos continuar enfrentando até que Deus nos ressuscite para servir sob e com nosso Senhor Cristo.

Mantenha-se firme! A nuvem ainda está se movendo – siga-a para a salvação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.