Artigo Quem é Deus – De onde Deus surgiu? Quantos anos Deus têm?

quem é deus

Artigo Quem é Deus



Artigo Quem é Deus – Moisés disse ao Senhor: “Por favor, mostre-me a sua glória” ( Êxodo 33:18 ). Na verdade, ele perguntou: “Quem és tu, Deus?” Deus respondeu com estas palavras: “Farei toda a minha glória passar diante de ti e proclamarei diante de ti o meu nome” O SENHOR . E eu serei gracioso a quem eu serei gracioso, e mostrarei misericórdia sobre quem eu vou mostrar misericórdia ”(v. 19). Ele prometeu se revelar, nesse “artigo quem é Deus” vamos falar sobre isso.

Mas ninguém pode ver a Deus e viver. Isso é demais para qualquer homem – o homem pecador em particular. Deus lhe disse para ficar na rocha e disse: “Enquanto a minha glória passar, eu te porei numa fenda da rocha, e te cobrirei com a mão até que eu tenha passado. Então tirarei a mão e verás as minhas costas, mas a minha face não se verá ”(vv. 22-23). Moisés fez bem em perguntar a Deus quem Ele é, em vez de dizer a Deus quem ele queria que ele fosse. Assim, Deus iria revelar-se em parte a Moisés. Ele ia passar, protegê-lo com as próprias mãos e proclamar o seu próprio nome. Isso significou muito mais do que simplesmente pronunciar o nome Yahweh – “ SENHOR ” em nossas traduções para o inglês – na audição de Moisés. Ele iria proclamar Sua natureza:

E o Senhor passou diante dele e proclamou: “O Senhor, o Senhor, um Deus misericordioso e clemente, tardio em irar-se e cheio de amor e fidelidade, mantendo firme o amor de milhares, perdoando a iniqüidade, a transgressão e o pecado; de maneira alguma inocentará o culpado, visitando a iniqüidade dos pais sobre os filhos e os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração ”(34.6-7).

 O SENHOR , o SENHOR ” – Deus revelou-se a Moisés pelo seu nome pessoal, Javé. Ele é o grande eu sou. Ele é o Deus auto-existente e imutável, através do qual todas as coisas existem, e Ele é misericordioso, gracioso, longânimo, cheio de bondade e verdade.

quemdeus Artigo Quem é Deus -  De onde Deus surgiu? Quantos anos Deus têm?

Perdão

O perdão é tão importante que é expresso usando três termos similares: “perdoar a iniquidade, a transgressão e o pecado”. Ele é rico em perdão e misericórdia. Mas o nosso Deus, de acordo com a sua auto-revelação, também é justo. Nosso texto declara que Ele simplesmente não limpará o culpado. Seria contrário à Sua natureza simplesmente ignorar o pecado. Justiça deve ser feita por causa de quem Deus é. Nosso Deus deve ser verdadeiro para quem Ele é. Mas como Ele pode ser misericordioso e justo ao mesmo tempo? Como Ele pode agir de maneira consistente com esses dois traços? Se Ele mostra somente misericórdia, a justiça é posta de lado. Se apenas a justiça é servida, não há misericórdia.

A resposta é a encarnação e a cruz. O Pai, porque é misericordioso e justo, enviou o Filho para representar todos aqueles que o Pai lhe havia dado ( João 17: 18-23 ; Efésios 5: 25-32 ). Sem deixar de ser Deus, o Filho tomou para si uma natureza humana, e tendo sido concebido do Espírito Santo e nascido da Virgem Maria, Ele viveu perfeitamente sob a lei de Deus, mantendo a lei que Adão quebrou. Ele voluntariamente foi para a cruz, tendo tomado Seus eleitos, como seu chefe federal (representante), para ser um com Ele, incluindo nosso pecado. Ele então levou a ira do Pai, pagando a dívida que não podemos pagar.

Paulo diz em 2 Coríntios 5:21 : “Por nossa causa, ele o fez pecado, que não conheceu pecado, para que nele nos tornássemos a justiça de Deus”. Ao nos fazer um com Jesus, o Pai poderia ter Sua ira. caia sobre o Filho. Justiça foi feita e nossa culpa foi removida. Na cruz de Jesus, encontramos a incrível misericórdia e a perfeita justiça de Deus em plena exibição.

Vamos voltar para Moisés. Ele sabia que nenhum homem podia ver a Deus e viver, mas Deus disse que, enquanto a Sua glória passasse, Ele colocaria Moisés numa fenda da rocha e cobriria o profeta com a mão Dele. Davi conhecia bem esta imagem, dizendo: “O SENHOR é a minha rocha, a minha fortaleza eo meu libertador, meu Deus, a minha rocha, na qual me refugio, o meu escudo e o poder da minha salvação, a minha fortaleza” ( Sl 18. : 2 ). E Paulo deixa claro que a Rocha da nossa salvação é Jesus ( 1 Co 10: 1-4 ). Nosso Deus faz por aqueles que confiam em Cristo o que Ele fez por Moisés. Ele nos esconde na fenda da Rocha. Ele nos esconde em Jesus. Nele, nossos pecados são perdoados. Nele, somos salvos da ira de Deus. Nele, conhecemos a justiça e a misericórdia.

Deixe uma resposta