Apostasia e Fé

Desanimado pelos perigos e dificuldades extraordinários da guerra, um exército romano perdeu a coragem. Contra a vontade do general, eles decidiram recuar. Não disposto a ceder com facilidade, o general apelou ao amor de seus soldados pelo país, sua honra e juramentos. Ele tentou desesperadamente reviver a coragem deles. Embora confiassem e o admirassem, não estavam convencidos. O exército se retirou desesperadamente. Em uma passagem na montanha onde os soldados haviam acabado de limpar um desfiladeiro, a estrada não passava de uma trilha entre duas rochas gigantes de um lado e um rio em cascata e espumando do outro. O caminho entre eles era amplo o suficiente para que uma única fila de homens passasse.

Como último recurso, o general se deitou no caminho, dizendo: “Se você se retirar, é sobre esse corpo que você vai, me pisoteando até a morte sob seus pés”. Ninguém avançou. Os soldados decidiram que prefeririam enfrentar seu inimigo feroz do que pisar o líder que respeitavam e amavam. Já não hesitando, eles se viraram para retomar a marcha, considerando melhor sofrer e até sofrer a morte do que pisar sob os pés seu líder devotado e patriótico.

Seu medo e falta de previsão fizeram com que perdessem de vista seu objetivo original e os levaram a quase apostasia. Num sentido secular, a apostasia está abandonando o partido, os princípios ou a causa política. Documentos antigos de papiros mostram que a palavra era usada politicamente em relação aos rebeldes. No caso dos soldados romanos, por um momento todos abandonaram a causa. Normalmente chamamos esse tipo de apostasia de “deserção”, “deserção” ou “abandono”.

Biblicamente, a apostasia é a rebelião contra Deus ou o abandono da  em Deus por aqueles que foram esclarecidos pela verdade. No Antigo Testamento, sempre se refere à rebelião contra Deus. Em Israel, a apostasia era uma ofensa capital . Alguém que sacrificou a outro deus foi apedrejado até a morte ( Deuteronômio 17: 2-7 ). Se uma cidade inteira era envolvida, seus habitantes eram mortos, e a cidade e seu conteúdo eram queimados e reduzidos a escombros ( Deuteronômio 13: 13-18 ). O incitamento à apostasia também era punível com a morte (versículos 2-12). Qualquer um que desse sua prole a outro deus era apedrejado até a morte ( Levítico 20: 2-3 ).

No Novo Testamento, a apostasia capta o significado adicional de “deserção da verdade”. A palavra grega apostasia ocorre em apenas dois lugares: Atos 21:21 como “abandonar” e II Tessalonicenses 2: 3 como ” cair “. No grego clássico, apostasia é um termo técnico para revolta política, deserção ou rebelião, como no Antigo Testamento. Outras palavras e frases no Novo Testamento também expressam a idéia de apostasia: “afaste-se”, “afaste-se”, “afaste-se”, “afaste-se da fé”, “siga caminhos destrutivos”. Todos se referem a se rebelar contra Deus e a rejeitar a verdade.

A igreja de Deus é aconselhada a tomar cuidado com o perigo da apostasia. II Tessalonicenses 2: 1-3 registra que Paulo previu a apostasia a partir da verdade, e Gálatas 1: 6 contém o espanto de Paulo por ter começado tão cedo. Um perigo persistente para a igreja, cair é profetizado para aumentar nos últimos tempos. Paulo nos adverte a não sermos enganados por nenhum meio e que a apostasia deve vir antes do retorno de Cristo . Embora a apostasia ocorra constantemente, até recentemente não aconteceu tão extensivamente na igreja de Deus.

1 Timóteo 4: 1-2 adverte que a influência de Satanás pode levar à apostasia: “… nos últimos tempos, alguns se afastarão da fé, dando atenção a espíritos enganadores e doutrinas de demônios”. Falsos professores incentivam a apostasia seduzindo os cristãos da pureza da palavra para outros evangelhos. Pedro nos diz que isso estava acontecendo em seu tempo: “[Aqui] haverá falsos mestres entre vocês … e muitos seguirão seus caminhos destrutivos” ( II Pedro 2: 1-3 ).

A apostasia é incentivada por falsos irmãos . Hoje, algumas das igrejas de Deus têm suas próprias agendas, promovendo idéias falsas aos irmãos e causando confusão ( Gálatas 2: 4 ). Uma pessoa que afasta as pessoas da verdade é egoísta e cheia de orgulho. Pedro também nos adverte a não sermos levados por apóstatas tão iníquos ( II Pedro 3:17 ).

A apostasia aumenta em tempos de perseguição ( Mateus 24: 9-10 ). As perseguições dos primeiros cristãos forçaram muitos a negar a fé e a oferecer incenso a uma divindade pagã ou a blasfemar com o nome de Cristo.

A apostasia pode ser causada por tentação . A Parábola do Semeador menciona como aqueles que não têm uma base sólida na verdade acreditam apenas por um tempo, e em tempos de tentação caem ( Lucas 8:13 ). Felizes com a verdade a princípio, eles ficam descontentes quando não se encaixam em seu estilo de vida.

A mundanidade provoca apostasia. Em Tiago 4: 4 , Tiago se refere a qualquer pessoa que seja infiel à sua aliança com Deus, negligenciando seu dever para com Ele e se rendendo à indulgência de suas próprias concupiscências e paixões. Com efeito, quebramos nosso convênio matrimonial com Deus se amamos o mundo mais do que o amamos (ver 1 João 2:15 ).

A apostasia devido à mundanidade consiste em colocar nossos corações em diversão e gratificação, em conformidade com eles e em torná-los o objeto de nossa busca com o mesmo espírito com o qual o mundo os procura. Sem uma forte resistência às tentações do mundo, é tão fácil para um crente ser amigo do mundo quanto para um incrédulo.

Infidelidade ou incredulidade provoca apostasia. A falta de fé leva a um coração maligno de rebelião contra Deus. O autor de Hebreus se refere a isso como “um coração maligno de incredulidade ao se afastar do Deus vivo” ( Hebreus 3: 12-13 ). Mais tarde, ele escreve: “Mas sem fé é impossível agradá-Lo, pois quem vem a Deus deve acreditar que Ele é, e que é um galardoador daqueles que O buscam diligentemente” ( Hebreus 11: 6 ).

A falta de fé, a rebelião e a deserção da verdade são formas de apostasia. Quando uma pessoa apostata, ela pisoteia seu Salvador Jesus Cristo , que morreu para que nossos pecados pudessem ser perdoados ( Hebreus 10: 28-36 ). Fé, obediência e lealdade a Deus tornam impossível para a semente da apostasia germinar e se transformar em rebelião. Deus nos encoraja a suportar o bombardeio da heresia e a permanecermos firmes, fazendo a vontade Dele e não a nossa. Os fiéis listados em Hebreus 11 evitaram apostasia pela fé e obediência ( Hebreus 11: 33-40 ; 12: 1-2 ).

Portanto, devemos levar em consideração o conselho encontrado em Hebreus 10:36: “Porque você precisa de perseverança, para que depois de fazer a vontade de Deus, você possa receber a promessa.” E assim, como soldados cristãos, podemos seguir nosso capitão na batalha contra o inimigo.

– Martin G. Collins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.