Abraão esteve cara a cara para falar com Jesus?

abraao esteve cara a cara com Deus?
PERGUNTA: Abraão teve um cara a cara para falar com Jesus? Quando eles se conheceram?

RESPOSTA: A Bíblia registra que Abraão, o pai dos fiéis, teve pelo menos uma face a face para falar com o Senhor (Jesus Cristo em forma humana). O encontro aconteceu quando, aos 99 anos, Abraham foi visitado por três estranhos incomuns.

O conteúdo da reunião de Abraão e o que foi falado com Jesus é encontrado em Gênesis 18. Ele declara: “E o Senhor apareceu a ele nas planícies de Mamre … E ele (Abraão) levantou os olhos e olhou, e eis três homens estavam junto a ele e, quando os viu, correu ao encontro deles desde a porta da tenda, e se inclinou para o chão “(Gênesis 18: 1-2, HBFV por toda parte).

Abraão, quando os três convidados aparecem, também os pressiona para ficar com ele por um tempo. Ele declara: “Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, não passe, ó ora, do teu servo. Que se ofereça um pouco de água, lave os teus pés e descanse debaixo da árvore. “(Gênesis 18: 3-4). Abraão estava sendo hospitaleiro com os estranhos com base no costume, mas ele também pode ter conhecido um deles pessoalmente.

 

abraham-pleads-with-sarah Abraão esteve  cara a cara para falar com Jesus?
Abraão implora a Sara por Hagar
Willem Bartsius, 1631

 

O Comentário Bíblico Wycliffe afirma que o “pai dos fiéis” foi um anfitrião exemplar e hospitaleiro e que Ele fez tudo o que pôde para servir seus convidados. Jamieson, Fausset e Brown’s Commentary dizem que uma pessoa, na época de Abraão, que foi visitada por uma pessoa comum, se levantaria e cumprimentaria seu convidado. Se o visitante, no entanto, era de algum “grau superior” (ou um amigo), o costume era que o anfitrião se curvasse e conduzisse o visitante (s) a uma tenda.

A palavra “Senhor” em Gênesis 18: 1 é derivada da palavra Jeová , cuja pronúncia é geralmente Jeová. A Bíblia nos diz em lugares como Gênesis 12: 1, 15: 1, e assim por diante que Abraão tinha visto o “Senhor” várias outras vezes. Em Gênesis 18: 3 a palavra “Senhor” é idêntica ao primeiro verso no capítulo, mas está em uma forma plural. Isso provavelmente indica que Abraão não sabia, pelo menos inicialmente, quem eram seus visitantes desde que pareciam seres humanos normais.

Foi só depois de todos terem comido que ele percebeu a verdadeira identidade daqueles a quem serviu e seu verdadeiro propósito (ver Gênesis 18: 9-15). Abraão veio a entender que um dos ‘homens’ com quem ele falava não era outro senão Jesus Cristo manifestado como homem! Após sua breve refeição, eles continuariam falando sobre a penalidade que Sodoma e Gomorra receberiam se a natureza dolorosa de seus muitos pecados fosse confirmada (versos 17 a 32).

O versículo 53 de João 8 registra parte de uma discussão entre Cristo e certos judeus que o odiavam e o queriam morto. Jesus é indagado se ele acha que ELE é maior que Abraão e os profetas do Antigo Testamento, todos os quais estão mortos.

A surpreendente resposta reveladora de Jesus é tão direta e objetiva quanto a pergunta que fizeram a ele. Cristo disse aos judeus: “… teu pai Abraão se regozijou em ver o meu dia”. Os judeus responderam com irritação a resposta: ‘Você ainda não tem cinquenta anos. . ‘ Cristo continua dizendo que antes mesmo de o ‘pai dos fiéis’ ter nascido, ele existia como o I AM do Antigo Testamento (verso 58)! É de admirar por que os judeus imediatamente pegaram pedras para matá-lo!

O relato de Gênesis 18 sobre o encontro entre Abraão e três misteriosos estranhos, um dos quais era Jesus, atesta o quanto ele era altamente considerado aos olhos de Deus. Sua justiça era digna de uma visita pessoal e uma conversa com seu Criador. A Bíblia até se refere a ele como amigo de Deus e amigo do Eterno para sempre (Isaías 41: 8, 2Crônicas 20: 7). O Novo Testamento confirma este status quando afirma: “ele foi chamado amigo de Deus” (Tiago 2:23).

Deixe uma resposta