A Bíblia é verdadeira?

A Bíblia é verdadeira?

Por que deveria “duvidar” da verdade da Bíblia ser surpreendente quando vivemos em um mundo de ceticismo?

As pessoas hoje são céticas em relação a tudo; quais são as intenções das pessoas, se certos fatos são precisos, os motivos por trás de uma ação, etc. De acordo com a Bíblia, não devemos simplesmente considerar as coisas como verdadeiras e acreditá-las. Pelo contrário, a Bíblia nos aconselha a “testar todas as coisas” (Atos 17:11), e isso inclui até mesmo a Bíblia.

Como sabemos que a Bíblia é verdadeira?

  • Profecia
  • Resistência da Bíblia
  • Fatos científicos
  • A unidade da Bíblia
  • Vidas mudadas

1) Profecia Cumprida

Muitas profecias na Bíblia foram cumpridas, e esse fato ajuda a desenvolver a fé e a confiança de que a Bíblia é verdadeira. Ao estudarmos a história do mundo à luz dessas profecias, ela acrescenta autenticidade.

Dois dos capítulos mais comuns da Bíblia que revelam fatos proféticos sobre a vida de Jesus são o Salmo 22 e Isaías 53.

Existem mais de cem profecias no Antigo Testamento que prevêem eventos que aconteceriam na vida de Jesus, o Messias , centenas de anos antes de acontecerem. As chances de uma pessoa ser capaz de cumprir todas essas profecias com 100% de precisão é de 10 a 18ª. Esse é um “1” com 18 zeros depois dele (1.000.000.000.000.000.000). Dois dos capítulos mais comuns da Bíblia que revelam fatos sobre a vida de Jesus são o Salmo 22 e Isaías 53. Abaixo estão algumas das profecias sobre Jesus escritas no Antigo Testamento e seu cumprimento no Novo Testamento. 

Profecias messiânicas

Evento Previsto  Profecia do Antigo Testamento Cumprimento do Novo Testamento
Nascido de uma virgem Isaías 7:14 Mateus 1:18, 22-25
Nascido da tribo de Judá Gênesis 49:10 Lucas 3:23, 33
Nascido em Belém Miquéias 5: 2 Mateus 2: 1
Vendido por 30 moedas de prata Zacarias 11:12 Mateus 26:15
Mãos e pés perfurados   Salmo 22:16  João 19: 35-37 
Silencioso no julgamento Isaías 53: 7 Mateus 27: 12-14

Considere outra maravilhosa profecia em que Deus deu a um rei da Babilônia um esboço da história desde o seu tempo até o fim do mundo. Leia este sonho notável em Daniel 2. Deus delineou para o rei Nabucodonosor os quatro grandes reinos mundiais desde o seu tempo até os nossos dias: Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia e Roma. Então o Império Romano seria dividido em dez divisões, que são as nações européias que existem hoje. O Grande Rei, que é representado pela pedra cortada da montanha sem mãos, refere-se à vinda de Jesus e Seu reino eterno. Outras profecias registradas na Bíblia foram dadas muitos anos, até mesmo centenas de anos, antes que o evento previsto ocorresse. No entanto, esses eventos aconteceram exatamente como a profecia disse que aconteceriam.

Não só podemos olhar para as profecias bíblicas do passado para testar a autenticidade da Bíblia, mas também podemos ver profecias sendo cumpridas diante de nossos olhos hoje. Tomemos por exemplo Mateus 24:14 onde Jesus diz: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo como uma testemunha para todas as nações, e então o fim virá.” Através do uso de rádio, satélite, e TV o evangelho de Jesus está sendo pregado a todas as nações ao redor do mundo.

Por que devemos acreditar que a Bíblia é verdadeira? Porque somente Deus pode predizer eventos centenas de anos antes de eles acontecerem (Isaías 46: 9,10) e cada evento previsto ocorreu exatamente como foi predito na Bíblia.

2) Resistência da Bíblia

Torá

A humanidade tentou destruir a Bíblia por séculos. Durante a Idade das Trevas, apenas o clero foi autorizado a ler a Bíblia. A pessoa comum seria presa ou até mesmo morta por ter uma Bíblia e compartilhar seus ensinamentos. Nós sabemos da história que os reformadores violaram as leis e estudaram a Palavra de Deus por si mesmos. No entanto, por causa de suas ações, muitos deles foram queimados na fogueira. Apesar dos esforços para erradicar completamente a Bíblia, ela ainda continua sendo a mais vendida do mundo todo ano. De fato, a Bíblia é o livro mais vendido da história.

Isaías 40: 8 diz: “A erva seca, a flor murcha, mas a Palavra de nosso Deus permanece para sempre”. Deus prometeu em Sua Palavra que a Bíblia duraria para sempre. O homem não pode destruí-lo. O homem não consegue nem silenciá-lo. A Bíblia tem e irá suportar o fim dos tempos.

3) ciência

Existem muitas evidências científicas que endossam a autenticidade e confiabilidade da Bíblia como a Palavra de Deus, várias das quais estão listadas abaixo:

Em Jeremias 31:37 aprendemos que os céus (espaço exterior) não podem ser medidos. Em um ponto da história, os astrônomos pensavam que o universo era mensurável. Mas o Telescópio Hubble mostrou que a humanidade estava vivendo apenas em um “ponto azul pálido” no grande universo. Na verdade, o universo é grande demais para os cientistas medirem com as ferramentas atualmente disponíveis.

Jó 26: 7 diz: “Ele estende o norte sobre o espaço vazio; Ele pendura a terra em nada. ”Jó foi escrito há milhares de anos. Muito antes de alguém saber com certeza que a Terra gira em torno do sol.

4) A unidade da Bíblia

quem escreveu a Bíblia

A Bíblia consiste em 66 livros. Existem 39 livros no Antigo Testamento e 27 livros no Novo Testamento. Quarenta autores diferentes escreveram a Bíblia ao longo de 1.500 anos e em 3 continentes diferentes (Ásia, África e Europa). A Bíblia consiste em muitos tipos diferentes de escritos. No Antigo Testamento encontramos (1) a Lei de Moisés, os primeiros cinco livros da Bíblia, também conhecidos como o Pentateuco, (2) os Profetas Maiores e Menores, (3) Salmos e Poesia, e (4) História. No Novo Testamento encontramos (5) os quatro evangelhos que contam a história de Jesus, (6) o livro de Atos, que conta o relato histórico dos discípulos depois que Jesus foi para o céu, (6) cartas que Paulo e outros escreveram. às várias igrejas e, por último, (7) Revelação, um livro profético que discute eventos no fim dos tempos.

Ao considerar os aspectos variados da Bíblia, é incrível notar que a Bíblia é verdadeiramente consistente em conteúdo. Se alguém perguntasse a 40 pessoas diferentes de diferentes culturas para escrever a mesma história sem falar uma com a outra, elas poderiam fornecer uma história unificada? Todos eles diriam a mesma coisa? Seus fatos seriam diferentes? Haveria um “tom” diferente para cada um? É quase impossível que um grupo de pessoas escreva em harmonia um com o outro sem antes consultar. Da mesma forma, a precisão e a verdade da Bíblia podem ser destacadas pela harmonia de seus autores, que escreveram sobre tópicos controversos, mas concordaram em cada ponto da doutrina.

5) vidas mudadas

A Bíblia tem um poder de convencimento que, se as pessoas aceitarem o trabalho de Deus, melhorará suas vidas. Há muitos relatos de pessoas que antes eram ladrões ou assassinos e agora são mudadas por estudar a Bíblia. A Bíblia diz em 1 Pedro 1:23: “Tendo nascido de novo, não de semente corruptível, mas incorruptível, através da Palavra de Deus, que vive e permanece para sempre.” Somente através da Bíblia, alguém pode ser verdadeiramente mudado. Temos tendências naturais para o mal, mas através do poder da palavra de Deus Ele nos ajudará a ser “nascidos de novo”, para sermos renovados em mente (Romanos 12: 1, 2), para ser uma “nova criatura” (2 Coríntios 5). : 17), e para superar os pecados em nossa vida. Quando se considera o testemunho de uma vida transformada, torna-se mais difícil argumentar com a verdade da Bíblia e seu poder na vida das pessoas.

Conclusão

A Bíblia é verdadeira? Deus convida cada um de nós a “provar e ver que o Senhor é bom” (Salmo 34: 8). Nunca podemos saber o gosto do que alguém mais provou. Só podemos saber o que provamos. Deus nos pede para provar por nós mesmos. A maneira como provamos é ler a Bíblia e estudar o caráter de Deus. Coloque Deus à prova. Ele nos pede para ver por nós mesmos, e não para continuar o que as outras pessoas dizem, mas, em vez disso, descobrir por nós mesmos o que é verdade. Encorajo-vos a fazer exatamente isso – explorar e pesquisar a confiabilidade da Bíblia por si mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.